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Campus:
CAMPUS AVANÇADO DE JAGUARUANA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
LUDORUON - APRENDER JOGANDO A DISTÂNCIA
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
12/04/2021
Previsão de Fim:
31/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
15
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Samuel Levi Silva de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Samuel Levi Silva de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 12/04/2021 31/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Ao longo dos últimos anos, a indústria de jogos tem apresentado crescimento tanto em termos de demanda, quanto de oferta. Nos dias de hoje, é possível encontrar jogos inseridos nos mais variados contextos: como forma de entretenimento entre amigos, como metodologia de aprendizagem em cursos de programação para crianças ou até mesmo como forma de avaliação em disciplinas. Nas instituições de ensino de nível técnico e superior, é cada vez mais comum encontrar alunos de cursos de T.I. justificando seu interesse pela área com frases como “Quando me formar, quero trabalhar com jogos.” Os cursos técnicos e superiores da área, aqui na região, oferecem diversos suportes para alunos com esse perfil. Habilidades como programação e design são estimuladas desde os primeiros semestres dos cursos. No entanto, durante o processo de desenvolvimento de um jogo, é necessário lidar constantemente com atividades que vão além do que é visto em sala de aula. Como exemplo, podemos citar as atividades de raciocínio lógico que servirão para determinar as regras, restrições e objetivos dos jogadores. Ao conjunto dessas atividades, damos o nome de mecânicas de jogo. Para se compreender as diversas mecânicas presentes nos jogos, desde os cotidianos até os de grande produção, o indivíduo deve conhecê-las e ter noção de como cada uma das mecânicas impactam na jogabilidade de tais produtos. Dessa forma torna-se importante o descobrimento das mecânicas e o conhecimento de seus funcionamentos para assim criar jogos mais polidos e agradáveis para seus jogadores. Diante desse contexto, esse projeto de extensão possibilita aos alunos e a comunidade em geral, adquirir conhecimentos de mecânicas de jogos, indispensáveis a quem tem interesse pela área de desenvolvimento de jogos. Agora com a problemática da pandemia de COVID-19, os encontros serão de maneira remota via Google Meet, com os encontros sendo gravados para que os participantes possam ter acesso ao conteúdo no futuro.
Justificativa
A motivação para este projeto está em possibilitar aos alunos e comunidade em geral adquirir conhecimentos indispensáveis a criação de um jogo, e que não estão presentes nas ementas dos cursos acessíveis à eles. Além disso, busca-se também proporcionar a interação interpessoal e o desenvolvimento das habilidades de comunicação, empatia e o pensamento lógico por meio da proposição de diversos jogos lúdicos e a formação de equipes para trabalhos.
Público Alvo
Membros da comunidade local que tenham interesse na área de desenvolvimento de jogos.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo principal apresentar e capacitar alunos e comunidade em mecânicas e gêneros de jogos de tabuleiro e cartas.
Objetivo Específico
- Distinguir os tipos e mecânicas dos jogos; - Promover a inclusão e socialização dos estudantes; - Proporcionar conhecimento formal sobre mecânicas de jogos para a criação de novos jogos; - Testar jogos desenvolvidos pelos próprios participantes.
Metodologia
Ao longo dos meses de projeto, haverá encontros semanais de maneira remota via Google Meet. Os encontros têm por objetivo apresentar novos jogos e mecânicas e fazer uso deles. A cada semana haverá um encontro com duração de no máximo 2h para estudar, jogar e testar um ou mais jogos. Os participante devem a cada encontro: - Aprender como jogar o jogo do dia (entender as regras e objetivos); - Fazer uso do jogo entre eles; - Discutir as mecânicas, gêneros e tipos do jogo; - Discutir quais pontos positivos e negativos do jogo; - Propor novas regras e mecânicas para aperfeiçoamento do jogo.