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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Programa
Título:
Programa Intercampi Pré-Enem Popular IFCE - Campus Canindé
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
13/05/2021
Previsão de Fim:
13/05/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Testes Subjetivos
Testes Objetivos
Seminário
Reunião
Relatório
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Lourdes Rafaella Santos Florencio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Jessica do Nascimento Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 13/05/2021 13/05/2022
Anna Erika Ferreira Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 13/05/2021 13/05/2022
Antonio Cavalcante de Almeida IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 13/05/2021 13/05/2022
Bergson Weber Ramos Graciano IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 13/05/2021 13/05/2022
Brendalinda Moura da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 13/05/2021 13/05/2022
Glaydson dos Santos Santana IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 13/05/2021 13/05/2022
José de Araújo Matos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 14/05/2021 13/05/2022
Lourdes Rafaella Santos Florencio IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 13/05/2021 13/05/2022
Luiz Henrique Angelo de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 13/05/2021 13/05/2022
Maria Artemis Ribeiro Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 13/05/2021 13/05/2022
Pamela Layla Freitas Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 13/05/2021 13/05/2022
Rafael Pessoa dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 13/05/2021 13/05/2022
Samuel Souza Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 13/05/2021 13/05/2022
Sarah Evelyn Alves Pinheiro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 13/05/2021 13/05/2022
Vanda Lucia de Souza Borges IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 13/05/2021 13/05/2022
Vitoria Hellen Juca dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 13/05/2021 13/05/2022
Warton Nobre Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 13/05/2021 13/05/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
II Encontro de licenciandos e bolsistas do PEP-IFCE Projeto
Encontro de licenciandos e bolsistas do PEP-IFCE Projeto
Apresentação
O Pré-Enem Popular é um programa de Extensão colaborativo dos Núcleos de Estudo Afro-brasileiros e Indígenas(NEABI) dos campi Canindé, Fortaleza e Tianguá, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Tem o intuito de colaborar com a preparação de estudantes e egressos da educação básica, preferencialmente oriundos de instituições públicas para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros vestibulares.
Justificativa
Para muitos jovens, o ingresso no ensino superior público é a realização de um sonho pessoal. Esse sonho ganha contornos muito maiores quando olhamos para um país tão desigual como o Brasil, em que o acesso às universidades e institutos federais cumpre um importante papel de reparação histórica do direito à educação, especialmente negado à populações negras e indígenas, ao povo pobre que vive dentro e fora dos espaços urbanos. Sabemos que vestibulares e exames como o Enem ainda são barreiras para o acesso ao ensino superior. Por isso, o Pré-Enem Popular do IFCE (PEP), coordenado por uma equipe docente intercampi, preparou junto a estudantes das diversas licenciaturas do IFCE, um curso intensivo gratuito e aberto ao público. Conforme Bourdieu (1979) a escola conservadora apresenta métodos e mecanismos de reprodução de uma condição social historicamente construída e mantida ideologicamente por meio de relações entre dominantes e dominados na sociedade de classes. Essa estrutura, que que apresenta métodos preestabelecidos e que seguem um padrão homogêneo levam à “impressão de aprendizado” no aluno (KATO, 2011). Para Bourdieu (1979), é preciso estabelecer e compreender a importância das múltiplas estratégias de investimento para constituir redes de ligações sociais, tal como ocorrem na oferta de cursinhos públicos e populares, cuja estratégias para o desenvolvimento de suas ações garantem a manutenção e o capital social de um grupo. Nesse contexto, mesmo diante das dificuldades, seja estrutural e/ou financeira, os Cursinhos apresentam um papel essencial que é condizente à proporcionalizar a cidadania para uma juventude que rompe, com a garantia de um espaço como este, o imaginário da Universidade como um sonho meramente distante. Assim, conforme Whitaker (2010), o problema dos cursinhos pré-vestibulares comunitários (ou populares), de um ponto de vista muito particular, lançando desafios a um debate sobre as estratégias necessárias ao aperfeiçoamento dessa ação afirmativa, para que possa funcionar adequadamente na quase impossível função à qual se propõe, qual seja: neutralizar as barreiras que o sistema capitalista proclama ter destruído, com a estratificação formada por classes "abertas", mas que, ao mesmo tempo reconstruiu a partir da formação de instâncias acessíveis apenas aos que já ocupam as melhores posições na pirâmide social.
Público Alvo
Estudantes e egressos da educação básica, preferencialmente oriundos de instituições públicas do estado do Ceará
Objetivo Geral
Contribuir para a ampliação do acesso ao ensino superior público pelas camadas sociais menos favorecidas, tomando como referência a natureza da rede federal de educação, a saber, sua atuação no processo de interiorização do ensino no Brasil.
Objetivo Específico
1. Ofertar curso preparatório intensivo às comunidades interna e externa beneficiadas; 2. Promover formação e preparação profissional com foco na docência para os estudantes dos cursos de licenciatura e bolsistas deste programa; 3. Contribuir com o estreitamento da relação entre a instituição e a sociedade civil
Metodologia
O Pré-ENEM Popular do IFCE será organizado em dois grandes eixos: formação e preparação profissional com foco na docência e curso intensivo de preparação para o ENEM e vestibulares. EIXO 1 - A formação dos licenciandos e bolsistas que atuarão como educadores deste programa, ocorrerá de forma contínua pelo período em que este durar. Através de seminários, minicursos, oficinas de produção de material didático e atividades afins, articulando o desenvolvimento do domínio pedagógico às capacidades técnicas próprias às suas respectivas áreas de formação inicial. EIXO 2 – O curso intensivo ocorrerá em ciclos com duração de 9 semanas, organizadas em grupos de disciplinas que compõem as grandes áreas avaliadas no Enem e em vestibulares, além da redação. Os encontros serão todos online, ministrados via GOOGLE MEET. O cronograma das aulas, os materiais de suporte e informativos serão postados, com acesso restrito, na sala do GOOGLE CLASSROOM que será criada exclusivamente para esse fim.