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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Povos Indígenas: territorialidade, ancestralidade, trajetória e resistência.
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Organizações da Sociedade e Movimentos Sociais e Populares
Data de Início:
24/05/2021
Previsão de Fim:
30/09/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
150
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Anna Erika Ferreira Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alexandre Oliveira Gomes Universidade Federal de Pernambuco Integrante Sem vínculo Não 4 24/05/2021 30/08/2021
Ana Claudia Uchoa Araujo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 24/05/2021 30/08/2021
Anna Erika Ferreira Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 24/05/2021 30/09/2021
Carolinne Melo dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/05/2021 30/08/2021
Clara de Assis Freitas da Silva CDPDH/MOVIMENTO INDÍGENA Integrante Sem vínculo Sim 10 24/05/2021 30/09/2021
Cristiane Sousa da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/05/2021 30/08/2021
Francisco Tearle Oliveira Pinheiro CDPDH Integrante Sem vínculo Não 10 24/05/2021 30/09/2021
João Paulo Peixoto Costa Instituto Cobra Azul Integrante Sem vínculo Não 2 24/05/2021 30/08/2021
José Élio Correia de Freitas (Coordenador pelo CDPDH) Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (CDPDH) Integrante Sem vínculo Não 2 24/05/2021 30/08/2021
KELANY OLIVEIRA DE MORAIS Centro de Defesa e Promoção de Direitos Humanos (CDPDH) Integrante Sem vínculo Não 10 24/05/2021 30/08/2021
Lucas Guerra Carvalho de Almeida Centro de Defesa e Promoção de Direitos Humanos (CDPDH) Integrante Sem vínculo Não 10 24/05/2021 30/08/2021
Raimundo Aterlane Pereira Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/05/2021 30/08/2021
Raoni Vieira Ferreira CDPDH/Movimento Indígena Integrante Sem vínculo Sim 10 24/05/2021 30/09/2021
Ricardo Weibe nascimento Costa FEPOINCE Integrante Sem vínculo Não 10 24/05/2021 30/09/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Centro de Defesa e Promoção de Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH) Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O curso de extensão Povos Indígenas: territorialidade, ancestralidade, trajetória e resistência é uma iniciativa do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza, do Núcleo de Estados Afro-Brasileiros e Indígenas do IFCE, o Coletivo Historiando e a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará. A iniciativa visa promover o diálogo de forma aprofundada sobre temáticas inerentes a luta dos povos indígenas, trazendo as perspectivas de estudiosos sobre as questões em conjunto com os saberes e experiências dos povos indígenas do Ceará. O presente curso é uma iniciativa única e pioneira que oferecerá uma discussão aprofundada sobre território, ancestralidade, trajetória e resistência dos povos indígenas do Ceará. Tal momento foi pensado em amplo diálogo com o movimento indígena do Ceará, que propôs as temáticas e as discussões. Outro importante objetivo é promover a pesquisa e a escrita acadêmica por parte dos estudantes universitários, professores e lideranças indígenas. Ao final, serão publicados os textos produzidos pelos alunos ao longo do curso, favorecendo uma maior produção acadêmica por parte dos povos originários do Ceará. Os alunos que comparecerem a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas receberão ao final um certificado emitido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. O curso contará com carga horária de 80 horas, contendo cada módulo com um total de 10 aulas regulares e uma aula inaugural que ocorrerão duas vezes por semana durante os meses de maio, abril e junho de 2021. A aula inaugural do curso será no dia 26 de abril de 2021, tendo como objeto o tema curso Povos Indígenas: Territorialidade, Ancestralidade e Resistência.
Justificativa
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) tem hoje uma abrangência em grande parte do estado do Ceará, atuando em áreas e regiões em situações de vulnerabilidade social, muitas vezes sem grande incidência de políticas públicas efetivas. Requerendo assim da instituição uma atuação a partir dos seus valores que se pautam na ética, na responsabilidade social, no respeito, na transparência e excelência em suas ações, fazendo-se cumprir os preceitos básicos de cidadania e humanismo, com liberdade de expressão, com os sentimentos de solidariedade, com a cultura da inovação, com ideias fixas na sustentabilidade ambiental. Para tanto, se requer parceria com instituições que possam colaborar para a efetivação desses valores, em consonância com um projeto socialmente comprometido. Desde o ano de 2017, o IFCE através do NEABI tem desenvolvido uma série de atividades em parceria com o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza. O CDPDH surgiu em 1982 por decisão pastoral da Arquidiocese de Fortaleza, sob o incentivo do Cardeal Dom Aloísio Lorcsheider, com o objetivo atuar na defesa e na promoção dos direitos humanos de públicos e populações em situação de vulnerabilidade. A instituição tem uma histórica atuação junto aos povos indígenas do Ceará, através da assessoria jurídica e comunitária e da atuação no fortalecimento das organizações indígenas comunitárias. A partir dessa experiência, se possibilitou um diálogo permanente com o movimento indígena que sempre participa ativamente da organização das atividades. A pactuação do presente termo de convênio possibilitará uma série de ações que fortalecerão a luta dos povos indígenas do Ceará. São 15 povos presentes em 19 municípios e população aproximada de 40 mil habitantes, que possuem apenas uma terra regularizada no Ceará. Os povos indígenas também são garantidores da proteção à biodiversidade e promotores de suas culturas e de seus modos de vida. Todas as atividades organizadas contarão com o protagonismo das organizações dos povos indígenas do Ceará, que participarão do planejamento, da execução e da avaliação de todas as atividades realizadas na vigência do presente projeto.
Público Alvo
Povos Indígenas das 15 etnias do Estado do Ceará (200 pessoas)
Objetivo Geral
Fortalecer a luta dos povos indígenas do Ceará, através de um curso de extensão universitária que traga discussão aprofundada sobre temáticas relacionadas a territorialidade, ancestralidade, trajetória e resistência dos povos originários.
Objetivo Específico
I – Promover o diálogo entre a pesquisa científica e as vivências e saberes dos povos indígenas do Ceará; II- Apoiar e incentivar a pesquisa científica de lideranças, professores, jovens e universitários indígenas, através da produção e publicação de artigos científicos; III-Promover a luta e trajetória dos povos indígenas do Ceará e incidir em políticas públicas através da publicação dos resultados e impressões finais do curso de extensão.
Metodologia
O projeto se fundamenta na construção dialogada com representantes da Federação dos Povos Indígenas do Ceará, pesquisadores historiadores, docentes do IFCE e da UFPE e dos profissionais do Centro de Defesa e Promoção de Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH), onde visa-se promover atividades ligadas à constituição de um curso de 100h/a, o qual será subdividido em 4 módulos temáticos e cada um deles terá dez aulas de 2h/a ministradas por uma dupla de ministrantes, reunindo professores, pesquisadores, ativistas e indígenas. Outra ação vinculada a esta proposição, versa por constituir um grupo de monitores indígenas para acompanhar os cursista na elaboração do produto final do supracitado curso. Estes monitores participarão de reuniões de formação e diálogos junto à equipe pedagógica do projeto, além de momentos para efetivação desse acompanhamento. O curso, como indicado será dividido em módulos: Módulo I: HISTÓRIA INDÍGENA: MEMÓRIA E ANCESTRALIDADE Módulo II: TERRITORIALIDADE E MOBILIZAÇÕES ÉTNICAS Módulo III: POLÍTICAS SOCIAIS E POVOS INDÍGENAS Módulo IV: TRAJETÓRIAS E RESISTÊNCIA A presente proposta se refere ao Módulo 1: AULA INAUGURAL Povos Indígenas: territorialidade, ancestralidade, trajetória e resistência Ministrantes: Weibe Tapeba, Dinaman Tuxá/APIB, Eliza Pankararu/APOINME Mediação: Ceiça Pitaguary MÓDULO I HISTÓRIA INDÍGENA: MEMÓRIA E ANCESTRALIDADE Aula de Abertura: Arqueologia pré-colonial e a história indígena antes da invasão Ministrantes: Daniel Luna/ICA, Ronaldo Kapinawá/PE e Grupo Arqueologia na Serra das Matas – Toinho Gavião e Sibá Potyguara Aula 2: Invasão do Siará-Grande: instituições coloniais e relações de poder Ministrante: Prof. Francisco Pinheiro, Édson Silva/UFPE e Leideane Tapeba Aula 3: Formação social, catequese e resistência dos índios no Siará: ontem e hoje Ministrante: Isabelle Brás/UFC e Pajé Barbosa Pitaguary Aula 4: Uma história de lutas e resistências: trajetórias indígenas no Ceará - séculos XVII/XIX Ministrantes: João Paulo Peixoto/IFPI e Reginaldo Kanindé/CDPDH Aula 5: Guerra dos Bárbaros, Fugas, Migrações e Silenciamento Étnico – XVII/XVIII Ministrante: Pedro Puntoni/USP e Lígio Maia/UFRN e d. Tereza Kariri Aula 6: (Re)existências indígenas: etnogênese, organizações e lutas indígenas no Ceará contemporâneo Ministrante: João Pacheco de Oliveira/Museu Nacional-UFRJ e Weibe Tapeba Aula 7: Patrimônio Cultural Indígena: desafios para uma práxis decolonial nos processos de patrimonialização Ministrante: João Paulo Vieira e Suzenalson Kanindé Aula 8: Museus Indígenas, Mobilizações Étnicas e Cosmopolíticas da Memória Ministrante: Antonia Kanindé, Heraldo Alves Preá, cacique João Venança, Rosa Pitaguary Alexandre Gomes (mediador Aula 9: Patrimônio cultural decolonial, repatriamento de bens culturais e afirmação étnica Ministrante: João Paulo Vieira e Climério Anacé Aula 10: Mídias Nativas e Net-ativismo indígena: novas práticas de participação indígena nas redes sociais Ministrantes: Eliete Pereira, Benício Pitaguary e Raquel Jenipapo-Kanindé/Escola de Cinema Indígena Jenipapo-Kanindé Será realizado uma Avaliação de cada módulo do curso progressivamente, onde os resultados qualitativos e quantitativos, advindos de rodas de conversa online viabilização tanto a programação das aulas que irão compor dos módulos seguintes como a definição de ações que norteiem a elaboração do produto final do projeto. Nesse contexto, o cadastro do projeto será efetivado em mais 3 atividades referentes aos Módulos indicados.