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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
ELA PODE: formação que empodera as mulheres para a aquisição de competências produtivas, de autonomia e de liderança.
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
01/06/2021
Previsão de Fim:
31/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
150
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
600
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maira Nobre de Castro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aliny Alves Mota IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 5 28/06/2021 30/11/2021
Maira Nobre de Castro IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 5 01/06/2021 31/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto Rede Mulher Empreendedora Sim Outro (Formulário de Parceria do Instituto Rede Mulher Empreendedora)
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Mundo dos negócios Programa
Apresentação
Historicamente, a posição imposta à mulher na sociedade, apesar de todos os avanços ao longo dos anos, ainda tem sido secundária em muitos espaços sociais. Desse modo, muitas vezes a mulher é vítima das mais variadas formas de violências, de injustiças e subordinação, chegando inclusive ao ponto de lhe serem negados direitos que lhe possibilita exercer a cidadania de forma digna e igualitária. Estar subordinada à vontade dos pais, da família, dos patrões sempre significou algo comum na sociedade cuja dominação masculina tem enraizado, internalizado, inculcado a falsa concepção de que a mulher deve desempenhar um papel meramente secundário. Nessa perspectiva, a oferta da capacitação profissional viabilizada pelo Programa Ela Pode cumpre com o compromisso dos IFs de promover a cidadania e a inclusão social, conforme nos ensina (PACHECO, 2010, p.10): A Capacitação do Programa Ela Pode nos campi do IFCE será realizada com a parceria entre o Instituto Rede Mulher Empreendedora, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. O projeto visa capacitar, nos campi, no mínimo 150 mulheres, ajudando-as a criar a própria oportunidade econômica, tornando-as confiantes e preparadas para o autodesenvolvimento pessoal e profissional.
Justificativa
Analisar a questão do gênero na perspectiva da construção do processo de autonomia financeira é fundamental para a discussão sobre o papel da mulher na sociedade. Contudo, essa questão é subvalorizada no debate sobre economia e justiça econômica, provavelmente devido à própria minimização da questão do gênero no pensamento hegemônico. À medida que as mulheres criam seus empreendimentos e suas formas de construção da autonomia, surge também a dificuldade com relação à falta de tempo para si mesma, já que um novo empreendimento demanda uma dedicação intensa, evidenciando a dificuldade em conciliar trabalho e família (CRAMER et al, 2001). Dessa forma, mulheres enfrentam a falta de suporte por causa do conflito existente entre o trabalho e os papéis familiares, principalmente quando os filhos estão em processo de formação social e educacional. Isso traz consequências negativas nas relações familiares e desestímulo quanto à abertura de negócios pela mulher. A proporção de trabalhadores em ocupações com tempo parcial (até 30 horas semanais) é maior entre as mulheres (28,2%) do que entre os homens (14,1%). Isso pode estar relacionado à predominância feminina nos cuidados de pessoas e afazeres domésticos, aos quais as mulheres trabalhadoras dedicavam 73% mais horas do que os homens. Em 2016, desagregando-se a população ocupada do país por sexo, as mulheres dedicavam 18,1 horas semanais aos cuidados de pessoas ou afazeres domésticos – cerca de 73% a mais de horas do que os homens (10,5 horas semanais). Desse modo, políticas públicas precisam elaborar mecanismos voltados a um maior equilíbrio entre trabalho e família. Além disso, é preciso que haja maior engajamento governamental no sentido de proporcionar capacitação e formação gerencial, principalmente no que tange ao desenvolvimento e gerenciamento dos negócios. O presente evento, a capacitação ELA PODE, trata-se de uma das tentativas de superação das diferentes desigualdades enfrentadas pelas mulheres. Esta formação visa empoderar as mulheres para a aquisição de competências produtivas, de autonomia e de liderança; promove a ampliação do espaço e a visibilidade das mulheres com vistas a possibilitar o rompimento de várias barreiras sociais; propõe a construção de competências voltadas para o encorajamento do crescimento pessoal e profissional, ajudando-as a conquistar independência financeira e de decisão sobre seus negócios e vida. O programa aborda temas importantes para os desafios mais comuns na área do Atividades produtivas e qualificação profissional, tais como: soft skills e oficinas - Estratégias de Comunicação; Vendas; E-commerce; Finanças; Inovação e Modelo de Negócio. Compreendemos que o aprimoramento da aprendizagem relacionada às práticas econômico-produtivas podem contribuir significativamente com a formação qualitativa e com o desenvolvimento do público envolvido nas ações previstas nesse projeto. Assim como ocorre no âmbito dos Institutos Federais, este projeto se propõe a ultrapassar a compreensão do processo educativo como mera instrumentalização para o mercado de trabalho. Desse modo, agrega a essa perspectiva uma formação contextualizada, repleta de conhecimentos, princípios e valores que potencializam a ação humana na busca de caminhos de vida mais dignos, articulando ao processo educativo conteúdos, práticas ligadas à técnica, ciência, tecnologia e cultura, de modo a possibilitar perspectivas de emancipação humana. Nesse sentido, é imprescindível fomentar ações que possibilitem o domínio das técnicas dos processos produtivos e do empreendedorismo, passando pela aquisição de conhecimentos, habilidades e experiências que desenvolvam a capacidade criativa, crítica e inovadora.
Público Alvo
Mulheres em vulnerabilidade emocional, social e/ou econômica, ou que estejam buscando emprego ou apoio para empreender (ou fazer crescer/reposicionar seu negócio).
Objetivo Geral
Formar mulheres (público interno e externo) para: o empreender na vida e nas práticas produtivas; o possibilitar seu acesso ao mercado de trabalho; o melhorar sua vida econômica e social.
Objetivo Específico
bjetivos específicos Estimular o desenvolvimento de competências socioemocionais (soft skills), tais como: motivação, autoestima, autoconfiança, assertividade, foco e tomada de decisão. Apresentar a Rede Mulher Empreendedora (RME) e o Instituto Rede Mulher Empreendedora enquanto plataforma que busca empoderar as mulheres e oferece benefícios (por exemplo: site com conteúdo relevante e de qualidade, dicas e notícias; eventos de networking, cursos, materiais, inspiração) e parcerias com empresas que acreditam na causa do empreendedorismo feminino para levar oportunidades e facilidades às mulheres. Divulgar o curso on-line do Instituto RME, a ser oferecido gratuitamente para as participantes do Ela Pode, com conteúdo focado na prática, 100% aplicável ao negócio da empreendedora, independente da fase em que o negócio esteja. Capacitar mulheres no Ceará, nos campi do IFCE.
Metodologia
Processo metodológico será desenvolvido no google meet em etapas que irão perpassar por: a) Realização de Capacitações vinculadas à temática de liderança, educação financeira, imagem pessoal, networking, negociação e vendas, uso de ferramentas digitais, violência contra a mulher, questões de classe, gênero e etnico-raciais EXECUÇÃO Programação: ELA PODE 01 e 02 O PATRIARCADO E O SISTEMA DE APRISIONAMENTO DAS MULHERES ( 15 MIN) QUESTÕES ETNICO-RACIAIS E DE GÊNERO ( 15 MIN) LIDERANÇA ( 15 MIN) NEGOCIAÇÃO ( 15 MIN) INTERVALO ( 15 MIN) VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA AS MULHERES ( 15 MIN) VENDAS E FINANÇAS ( 15 MIN) MARCA PESSOAL ( 15 MIN) OU OFICINA DE APROFUNDAMENTO PARA QUEM JÁ PARTICIPOU DO ELA PODE VENDAS FINANÇAS E-COMMERCE ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO INOVAÇÃO