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Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Desvendando o Enem: dicas práticas para elevar sua nota
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
30/06/2021
Previsão de Fim:
30/06/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Francisco Ismael de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Ismael de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 30/06/2021 30/06/2021
Francisco Sinval Farias de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/06/2021 30/06/2021
Maria Brasilina Saldanha da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 30/06/2021 30/06/2021
Maria Efigenia Alves Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/06/2021 30/06/2021
Robert Lassance Carvalho Braga IFB Integrante Sem vínculo Não 2 30/06/2021 30/06/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto Federal de Brasília Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) constitui etapa posterior ao término do Ensino Médio, sendo essa, uma das principais escolhas no trajeto de vida do indivíduo. Como resultado, amplia as possibilidades de entrada dos alunos em cursos superiores em instituições de ensino a nível nacional. Socialmente, representa uma forma de ascensão pelo o viés da inclusão. Para maiores resultados, culturalmente foi estabelecido um esforço no sentido de ações que agregam e conduzam aos melhores resultados possíveis dos alunos no exame: o que reflete diretamente nos seus ideias de escolha de cursos. Nessa condição, as unidades escolares trabalham comumente nas suas turmas terminais diversas ações nesse sentido. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Jaguaribe, pensando nessas questões analisou estratégias e, dentre elas, considera a promoção de palestras direcionadas a temática.
Justificativa
A imaturidade discente é um reflexo da pouca abordagem/inserção deles nos processos seletivos de uma forma geral, sendo o ENEM o mais apontado por eles. De fato, o aluno possui dificuldade de entender as etapas e critérios exigidos pelo o ENEM que são vários, a saber: inscrição, isenção, questões de ordem psicológica, preenchimento da prova, critérios avaliativos, redação, domínio do tempo... Portanto, toda e qualquer ação que atrele informações válidas para o aluno são válidas e bem vindas. Dessa forma, a palestra, sendo apenas uma das ações possíveis, contempla estratégias que viabilizam com que o aluno alcance uma nota maior no processo. Como se sabe, os melhores resultados possuem também as melhores opções de escolhas de cursos.
Público Alvo
Alunos que participarão do ENEM.
Objetivo Geral
Expor dicas práticas para que os alunos elevem suas notas no ENEM.
Objetivo Específico
Chamar a atenção dos alunos mais distantes para o ENEM; Ampliar a divulgação do campus Jaguaribe de uma forma geral; Fortalecer o tripé da instituição: ensino, pesquisa e extensão; Atender demanda da comunidade; Possibilitar melhores resultados dos alunos no ENEM; Gerar mais entrada de alunos nos cursos superiores; Amparar o aluno nessa frase crucial.
Metodologia
Em reuniões voltadas para a temática do ENEM, uma das ações colocadas pelo professor Francisco Sinval Farias de Sousa foi promover uma palestra com um especialista no assunto. Desse modo, por intermédio desse, o convite foi conduzido a servidora Luzia de Queiroz Hippolyto do Instituto Federal de Brasília (IFB) por possuir notado conhecimento no tema. Estrategicamente, antes de uma das ações previstas que é a aplicação de aulões, idealizou-se a palestra como a primeira das ações. Por parte da execução são previstas duas horas para a atividade, sendo essas integralmente via Google Meet. O endereço previsto é https://meet.google.com/ucz-gzgj-cqt e conta com limite de cem pessoas participando. Cogita-se a transmissão pelo o Youtube o que ampliará a capacidade. Essa situação ocorre em virtude da situação pandêmica atual que inviabiliza qualquer ação presencial. É prevista a gravação da palestra que, dependendo dos envolvidos, será disponibiliza para os alunos que, por algum motivo, não puderam comparecer. Para fortalecer a presença de participantes serão criados e postados materiais de divulgação. A avaliação da ação será através de formulário aplicado aos participantes no momento da palestra. O mesmo possui duas funções: garantir certificado para os presentes é avaliar a ação.