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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Estendendo aula para além da sala: Biologia no Instagram
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Espaços de ciência
Data de Início:
16/08/2021
Previsão de Fim:
05/03/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
900
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Sistema acadêmico
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Marcelo Oliveira Teles de Menezes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Marcelo Oliveira Teles de Menezes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/08/2021 05/03/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
No século XXI as “redes sociais” constituem um importante meio de comunicação para a juventude. Os/as jovens as utilizam não apenas para interação social, mas também como fonte de notícias, informações e conteúdo. Com o início da pandemia de COVID-19 e a consequente necessidade de distanciamento social em 2020 e 2021 o uso das redes sociais passou a ser um imperativo, inclusive com a adoção do “ensino remoto” em várias instituições educacionais, como é o caso do IFCE. O projeto “Estendendo aula para além da sala: Biologia no Instagram” propõe uma abordagem lúdica para conteúdos de biologia na rede social Instagram, incluindo os temas de ciências, saúde, biodiversidade, meio ambiente, dentre outros de relevância emergente em tempos atuais. O projeto visa despertar o interesse da juventude pela biologia e aprimorar sua formação.
Justificativa
Há vários aspectos positivos em acessar a juventude via redes sociais. Primeiro, elas constituem um nicho de interação informal e espontâneo (em que os/as jovens se sentem à vontade e receptivos ao aprendizado); segundo, permitem o compartilhamento de diferentes tipos de mídia (foto, vídeo e áudio com alta qualidade), versando sobre os mais diversos temas. Dessa forma, é possível apresentar a biologia de uma forma lúdica, conectada com o dia-a-dia, leve e interativa, contribuindo para despertar o interesse da juventude por diferentes temas importantes para sua formação. Decidiu-se utilizar a rede social Instagram (© 2021 Instagram do Facebook) para a implementação do projeto, por conta de sua popularidade e de seu formato de compartilhamento. Segundo o relatório “Digital 2020: October Global Statshot Report” (© 2008–2021 We Are Social Ltd.), é a 4ª rede social mais utilizada no Brasil. O Instagram se baseia no compartilhamento de imagens ou vídeos conjugados com legendas, o que permite uma experiência audiovisual rica sem abrir mão do conteúdo textual. Reúne também a funcionalidade de bate-papo, permitindo contato direto com o público.
Público Alvo
Na medida em que o meio de divulgação do conteúdo se dá via internet, o conteúdo está disponível para toda a população mundial falante da língua portuguesa e usuária da rede “instagram”.
Objetivo Geral
Despertar na juventude o respeito pela natureza, o respeito pela vida e o interesse intelectual pela biodiversidade, pela biotecnologia e pelo meio ambiente.
Objetivo Específico
- Divulgar informações úteis sobre saúde e meio ambiente - Desenvolver ações de Educação Ambiental - Divulgar conteúdos de biologia (Ensino Médio) - Divulgar atualidades e inovações tecnológicas, com ênfase na biotecnologia
Metodologia
O perfil do instagram (@prof.marcelo.teles) foi criado em 14/02/2019, e será utilizado para desenvolvimento das ações educativas deste projeto. O perfil agrega atualmente 313 postagens e 928 seguidores, incluindo tanto público interno quanto externo do IFCE. O perfil será utilizado para dois tipos de postagem: 1) Postagens relativas aos conteúdos do Ensino Médio. Serão feitas postagens sobre temas abordados em sala de aula junto às turmas do ensino técnico integrado do Campus de Fortaleza. Essas postagens, relevantes para estudantes de qualquer instituição de ensino médio (públicas e particulares), visam estimular o interesse de estudantes “secundaristas” pelos conteúdos previstos em seu currículo, de forma lúdica, em caráter complementar ao ensino formal. A seleção dos temas se dará conforme às ementas das disciplinas de Biologia do IFCE (que são equivalentes às de qualquer outro estabelecimento de ensino médio). 2) Postagens de interesse geral (sem público-alvo específico). Essas postagens visam explicar, elucidar e aprofundar aspectos biológicos relacionados a temas emergentes do momento. Não haverá uma programação pré-concebida de conteúdos. Os temas serão selecionados a partir de notícias recentes na véspera da postagem, a depender de sua repercussão e de sua importância para a formação dos/as jovens. Em todo caso, as postagens contemplarão diferentes aspectos da biologia, incluindo: saúde, biodiversidade, bioética, nutrição, célula, bioquímica, biotecnologia, etnobiologia, zoologia, botânica, genética, evolução, ecologia e meio ambiente. Uma vez que não se trata de um curso e não há metas específicas de aprendizagem, as postagens serão feitas de forma espontânea, seguindo os critérios citados anteriormente, com periodicidade quinzenal. A parte textual do conteúdo é elaborada a partir de livros didáticos de nível médio e superior bem como artigos científicos, a depender do tema. Os vídeos e as imagens serão autorais ou obtidos a partir de bancos de mídia de domínio público ou licença de uso “Creative Commons” (CC). O nível de interesse do público pelas postagens será acompanhado continuamente, em tempo real, por meio das métricas de interatividade do próprio instagram. Os “insights” do instagram geram dados automáticos sobre a quantidade de visualizações, quantidade de contas alcançadas, interações com o conteúdo (comentários, curtidas, compartilhamentos). Além disso, conta-se ainda com o feedback espontâneo e subjetivo do público-alvo feito via comentários (nas próprias postagens) ou via mensagens. As métricas de engajamento (“insights”) e a própria interação direta dos usuários do instagram com as postagens constituem um feedback em tempo real, o que dispensa o uso de instrumentos específicos de avaliação como formulários, questionários ou similares.