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Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Libras: cultura e identidade
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
14/06/2021
Previsão de Fim:
01/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
2
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Kacio de Lima Evangelista
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Kacio de Lima Evangelista IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/06/2021 01/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Libras: cultura e identidade dedica-se a compartilhar os conhecimentos acadêmicos sobre a cultura surda e a Libras com a própria comunidade linguística de forma a lhes proporcionar a chance de aprofundar-se na própria cultura e língua.
Justificativa
Em razão da baixa escolaridade da maioria dos surdos e da impossibilidade de se abrir turmas de cursos de extensão em Libras como L1, devido ao número mínimo de participantes exigidos que nem sempre são alcançados. O projeto Libras: cultura e identidade surge diante da necessidade da comunidade surda em aprender mais sobre si mesma fora do contexto educacional formal.
Público Alvo
Pessoas surdas sinalizantes ou ainda em estágio de aquisição da Libras, com idade acima de 15 anos.
Objetivo Geral
Compartilhar conhecimento cultural e linguístico da Libras com surdos que tem a língua de sinais como primeira língua ou ainda estão em estágio de aquisição.
Objetivo Específico
Organizar rodas de conversas sobre as diversas temáticas que envolvem a surdez, a Libras e a cultura da comunidade surda; Ofertar minicursos e oficinas que abordem a Libras como primeira língua; Registrar as histórias surdas locais por meio de vídeo; Registrar as histórias surdas locais por meio da Libras escrita; Compartilhar os conhecimentos construídos ao longo do projeto.
Metodologia
O projeto se organizará em 5 etapas: 1 - encontros em rodas de conversas informais sobre as temáticas que envolvem a surdez, a Libras e a cultura da comunidade surda brasileira, localizada no Ceará. Os encontros ocorrerão uma vez por semana através de videoconferência (enquanto perdurar o isolamento social da pandemia da covid-19) e objetivarão tanto compartilhar os conhecimentos acadêmicos sobre a Libras e surdez quanto receber demandas da comunidade surda sobre ações que o projeto poderia organizar, como: oficinas, minicursos, debates e rodas de conversa. 2 - oferta e execução de oficinas e/ou minicursos em Libras voltados ao público surdo. Os minicursos e oficinas ofertados seguirão a demanda da comunidade surda participante do projeto e terão como princípios de execução serem flexíveis quanto à carga horária de duração, forma de inscrição, participação e dia em que ocorrerão. Os minicursos não poderão exceder 20 horas de duração, ocorrendo em duas semanas ou um mês; e as oficinas deverão manter-se entre 4 a 8 horas de duração, ocorrendo em um ou dois dias. Caso verifique-se que os temas das oficinais e minicursos serão melhor trabalhados por meio de rodas de conversas e debate, esses eventos deverão manter-se com no máximo 4 horas de duração. A importância de se priorizar dinâmicas de curta duração é conseguir alcançar a participação efetiva do público surdo e evitar a desistência no meio dos processos de cada evento. 3 - registro das histórias surdas locais em Libras através da escrita ou registro videográfico. Após o ciclo de oferta de oficinais, minicursos, debates e rodas de conversa, os participantes serão convidados a registrarem suas histórias de vida e de como aprenderam a Libras (aprendizado anterior ao projeto e posterior ao projeto). Esses registros deverão ser publicados e de livre acesso e possibilitarão verificar o nível de desenvolvimento de cada participante do projeto e ainda produzir possível material para pesquisa além de possibilitar conexão aprofundada da comunidade surda local com sua história. 4 - compartilhamento dos conhecimentos construídos no projeto. Após a finalização da etapa 3, que é o registro das histórias pessoais de cada participante, será organizado evento de divulgação que informará as maneiras de acesso a esses registros e compartilhar o trabalho que o projeto desenvolveu ao longo de sua execução. 5 - avaliação do projeto A avaliação do projeto ocorrerá de forma contínua de forma a ajustar-se às demandas dos participantes. Além desse tipo de avaliação haverá a avaliação de resultado que permitirá a elaboração do relatório do projeto e da possibilidade de sua prolongação.