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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Programa
Título:
Programa de Letramento e Inclusão Social
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
01/08/2021
Previsão de Fim:
30/08/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
500
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
5000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Empresas Juniores
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Seminário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Iranita Maria de Almeida Sa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Iranita Maria de Almeida Sa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2021 30/08/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Clube de Leitura Projeto
Incubadora de Escritores Projeto
Canto Coral Projeto
A pesquisa como forma de (r)existir Projeto
Apresentação
Num período de meio século, dos anos 1960 aos anos 2010, a literatura apresenta os resultados dos trabalhos de pesquisadores e estudiosos sobre os fatores/ circunstâncias dos insucessos escolares , envolvendo alunos (classe social, desinteresse, falta de empenho, vítimas de inúmeras privações, etc.), escolas ( estrutura, gestão, rotinas, falta de materiais didáticos e de equipamentos, etc.), professores ( métodos, técnicas, desestímulo, falta de suficiente preparo, etc.) e famílias( falta de apoio ao aluno, genitores com baixa escolaridade, situação de marginalidade e exclusão, baixa renda, etc.). Além desses envolvidos, pode-se considerar questões institucionais, governamentais e de políticas públicas. No Brasil, mesmo sem o advento de uma política pública nacional ou local, o letramento familiar tem sido amplamente discutido no âmbito da academia e de algumas escolas de educação básica, suscitando interesse por parte de muitos pesquisadores e professores, preocupados com alternativas para a melhoria do desempenho escolar dos alunos. Inúmeras iniciativas nessa direção têm sido efetivadas, registradas e apresentadas em relatos, livros, eventos e outras fontes.
Justificativa
No Brasil , em especial no Ceará, o segmento familiar permanece praticamente sem acesso ao ensino, à escola e possivelmente ao conhecimento científico. Portanto, parcela significativa da população adulta de pais, em condições de vulnerabilidade socioeconômica e responsáveis pela manutenção e sustento da família, encontra-se sem alternativa e predestinada a permanecer em situação desfavorável e sem acesso ao saber, à escola e talvez sem condições de diálogo cultural com os filhos que estudam, sem poder auxiliá-los a alcançarem o almejado sucesso escolar. No aspecto mais amplo, o social, esses pais que não dispõem dos aportes culturais e do preparo intelectual, necessários para o discernimento acerca das questões da vida e do viver, sentem-se limitados ou não conseguem realizar suas próprias leituras, não apenas dos textos mas, e principalmente, dos fatos e acontecimentos que os cercam e das respectivas análises críticas.
Público Alvo
Pais dos alunos do Ensino Médio do IFCE
Objetivo Geral
Implantar o programa de letramento familiar e inclusão social, articulando o ensino às práticas sociais, pela criação de comunidades leitoras e escritoras, de pais dos alunos do ensino médio do Instituto Federal do Ceará, que almejam adquirir, ampliar ou (re) construir seus repertórios linguísticos e literários, desenvolvendo sua criticidade a partir dos aportes intelectuais adquiridos.
Objetivo Específico
Traçar o perfil das comunidades de pais de alunos do ensino médio do IFCE, seus hábitos de leitura e escrita e apreender as suas expectativas e necessidades de conhecimentos. 3.2.2- Consolidar a parceria e o diálogo entre escola, família e sociedade, estabelecendo diálogos construtivos entre docentes, alunos e familiares. 3.2.3- Propiciar e ampliar o diálogo entre os membros das famílias, pelo incentivo da leitura, da expressão oral e escrita e promoção do debate, resultante da reflexão e argumentação da crítica social e das interpretações dos materiais e textos lidos e de suas experiências de vida. 3.2.4- Promover as Práticas de Letramento, com referenciais e materiais específicos, e os Eventos de Letramento com formatos diversificados: seminários; oficinas de leitura e produção textual; oficina artístico-literária de apresentação oral com materiais variados como cartazes e fotos; resgate de memórias individuais e coletivas; análise de filmes e relação com textos literários e outras estratégias de aprendizagem, utilizando metodologias ativas e outras técnicas pedagógicas. 3.2.5 – Propiciar a consolidação do aprendizado dos alunos na medida em que, como mediadores, prestarão assistência e orientarão as atividades dos pais, tornando-se também, parceiros institucionais. 3.2.6- Registrar as histórias de vida, das experiências e dos aprendizados, construindo textos de diferentes gêneros que legitimem o letramento desses grupos sociais. 3.2.7- Realizar, a partir dos textos literários, construções de sentidos individuais e coletivas, respeitando e valorizando as idiossincrasias e a bagagem cultural de cada aluno e de seus familiares. 3.2.8- Promover momentos de fruição das leituras e propiciar práticas discursivas dentro e fora do ambiente familiar. 3.2.9- Elencar e selecionar indicadores para subsidiar políticas de capacitação e medidas para minorar o isolamento social e intelectual, propiciando os aportes intelectuais para a atualização e o crescimento individual.
Metodologia
4. Marcos referenciais e Procedimentos Metodológicos O horizonte pedagógico para a operacionalização do Programa dará ênfase ao exercício do pensar, refletir, analisar e decidir por opções sempre mais ajustadas aos momentos e situações de desenvolvimento alcançadas. Nesse sentido, perquirir o esteio das contribuições de Jean Jacques Rousseau (1712-1778), John Dewey (1850-1952) e Donald Schön (1930-1997) quanto à necessidade de reflexão e o trabalho do professor reflexivo, traduz-se como linha de ação. Para além do exercício do pensar, busca-se na reflexividade a “consciência dos próprios atos”, ou seja, ter a experiência como ponto de partida como em Dewey “o estágio inicial do ato de pensar é a experiência” (LIBÂNEO, 2012 apud GARRIDO, 2012). Em relação à linguagem, ou às linguagens, o embasamento teórico baseia-se na concepção sociointeracionista do discurso, concebendo a linguagem como prática interacional, observando-se os pressupostos teóricos de estudiosos como: Bakhtin (2003); Kleiman (1995, 2010); Kleiman, Ceniceros e Tinoco (2013); Marcuschi (2008, 2011); Oliveira (2010); Oliveira e Santos (2012); Oliveira, Santos e Tinoco (2014); Rojo (2010); Street (2010), Picolli (2013). A competência que se busca, na formação de leitores e escritores, encontra eco nos textos de muitos estudiosos como importante e necessária, sendo possível nas práticas sociais, como sinaliza Perrenou (1999) “Toda competência está, fundamentalmente, ligada a uma prática social de certa complexidade. Não a um gesto dado, mas sim a um conjunto de gestos, posturas e palavras inscritos na prática que lhes confere sentido e continuidade”. (PERRENOUD, 1999, p. 35). Nessa direção, estão as Práticas de Letramento com a utilização dos gêneros textuais, incluindo aqueles multimodais e os letramentos nos espaços virtuais, envolvendo os textos digitais e suas linguagens específicas, ancorados nos trabalhos de Jean-Paul Bronckart (1999), Dolz (2004), Dionísio (2013) e Marcuschi (2008); sobre a funcionalidade dos gêneros, Ramos (2013) e Mendonça (2002); Coscarelli( 2009) e Koch(2003) que chama a atenção para variedade dos gêneros textuais e enfatiza, “(...)sendo as esferas de utilização da língua extremamente heterogêneas, também os gêneros apresentam grande heterogeneidade, incluindo desde o diálogo cotidiano à tese científica”( KOCH,2003 p.54). Em termos de procedimentos metodológicos, serão utilizadas as Sequências Didáticas cuja estrutura envolve: uma apresentação da situação, primeira produção, módulos e a produção final que, segundo Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004, p.97) trata-se de “[...] um conjunto de atividades escolares organizadas de maneira sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito [...]”. Compondo o quadro metodológico, tem-se a realização das Práticas de Letramento e os Eventos de Letramento. Kleiman (2005-2010) define as Práticas de letramento como o “o conjunto de atividades que se origina de um interesse real na vida dos alunos e cuja realização envolve o uso da escrita, isto é, a leitura de textos que, de fato, circulam na sociedade e a produção de textos que serão realmente lidos, em um trabalho coletivo de alunos e professor, cada um segundo sua capacidade” (KLEIMAN, 2000 apud KLEIMAN, 2007, p.16) e os Eventos de Letramento, que serão momentos de encontro coletivo para sensibilização, orientação e apresentação de trabalhos, convívio e integração produtiva, enquanto organizadores do trabalho docente, discente e familiar. No âmbito do Letramento Literário, o ponto fulcral será a percepção de que, como orienta Portella (1970, p.62), ”(...) a literatura é uma forma de apreensão totalizadora do real, de tudo aquilo que é” que colima com o conceito de literatura em Tavares ( 1981,p.34) , ao analisar sob várias óticas e autores, concluindo que a Arte Literária é a ficção ou criação de uma supra-realidade pela intuição do artista, mediante a palavra expressivamente estilizada”. Metodologicamente, em princípio, serão seguidas as orientações propostas por Cosson (2012), explicitadas em seu livro Letramento Literário: Teoria e Prática, denominadas de “Sequência Básica” e “Sequência Expandida”. Composta de atividades que vão além da leitura, a Sequência Básica compõe-se de etapas como: motivação (dos alunos/participantes); introdução (apresentação do autor/obra); leitura (conhecimento do texto); primeira interpretação e contextualização e a “ Sequência Expandida” envolve interpretação e expansão. Para a formação de leitores literários, serão consideradas as propostas de Zilberman(1989) Bordini & Aguiar (1993) e Cândido (1995) para compreender as funções sociais da literatura social e seus postulados. Essa é uma proposta para o trabalho com o método recepcional como possibilidade, na formação de leitores na perspectiva do letramento literário. Execução A proposta do Programa de Letramento Familiar e inclusão social, a ser implantada pelo Instituto Federal do Ceará, situa-se no âmbito dos programas de extensão, envolvendo a educação, o ensino e a pesquisa, num rico e profícuo diálogo, com a opção metodológica pela prática de projetos, em todos os campi do IFCE, localizados em municípios cearenses e que ofereçam o ensino médio. O trabalho pedagógico nessa modalidade, e com o desafio de propiciar o letramento, busca beneficiar os envolvidos dessa grande rede, formada pelos diferentes parceiros e atores sociais e institucionais: docentes; discentes; pais; campi do Instituto Federal do Ceará, escolas municipais, estaduais e/ou secretarias municipais e estaduais, entre outros, numa proposta de construção conjunta. As parcerias institucionais, caso não existam formalmente, serão firmadas através de convênios ou similares e as parcerias individuais, após a consulta pela aplicação de questionários, terá seu compromisso de aceite firmado em documento específico, especialmente elaborados para garantir a sustentabilidade do programa e execução dos projetos. Programa, que contempla dois projetos, pretende envolver e beneficiar, em primeiro lugar, os mais de 20 mil alunos do ensino médio do IFCE, no estado do Ceará, na medida em que terão a responsabilidade de mediar a realização das Práticas e os Eventos de Letramento e outras atividades desse jaez, consolidando os seus ensinamentos escolares, a partir das adesões à proposta. Com os alunos, serão também contemplados seus familiares, participantes diretos e beneficiários dos processos de letramento. Vislumbra-se o estreitamento das relações da escola – família –sociedade. Os docentes da língua materna, como agentes do letramento escolar, peças-chave dessa grande colcha de retalhos a ser costurada, peça a peça, comporão a grande equipe de artífices e construtores do trabalho institucional e social, com o desafio de redimensionar seus planejamentos, práticas e atuação. Esse trabalho envolve etapas relacionadas aos materiais, orientações metodológicas, acompanhamento, análises e reflexões. Além desses, para a realização do trabalho e seus objetivos, pode-se contar com atuais e novos parceiros institucionais, que possam somar esforços para a implantação e sucesso do programa. 6. RESULTADOS ESPERADOS Os resultados esperados apontam para várias direções que convergem para o êxito e consequências positivas para a vida e existência de pessoas e instituições. Os benefícios podem ser elencados para cada segmento, conforme se especifica. Primeiramente, o fortalecimento dos laços e parceria escola-família que refletirá na orientação e ajuda aos alunos, ampliação de atuação do IFCE e a criação de comunidades leitoras e escritoras. Em relação aos discentes, ao serem orientados para novos desafios, diferentes do trabalho exclusivo em sala de aula, terão motivos a mais, atenção e interesse em sala e oportunidade, como mediadores, de praticarem e melhor fixarem os conhecimentos adquiridos, como partícipes desse momento ímpar de construção coletiva. Para os docentes, oportunidade de repensar o seu trabalho numa perspectiva mais ampla de ação e atuação, que ultrapassa a sala de aula e a própria escola, exigindo novas atualizações e propostas. Tudo isso, orquestrado pelo IFCE que, ao cumprir sua missão, inova, enriquece e amplia sua proposta no âmbito educacional, com a criação de comunidades leitoras e escritoras e efetiva a construção de indivíduos conscientes, críticos e preparados. Monitoramento Coordenação local do campus faz controle das ações, frequências às atividades e participações, através de registros, debates, leituras compartilhadas, seminários, construções coletivas ( orais e escritas), entrega de trabalhos e de reuniões sistemáticas com participantes, via meet. Avaliação das ações será de cunho qualitativo e realizada em cada atividade para compor um dossiê de cada período de trabalho. Além dessas avaliações serão realizadas por docentes, discentes e pais autoavaliações. O Programa também será alvo de avaliação específica em relação ao atendimento dos objetivos e alcance da proposta.