Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Palestra: Le avventure di Pinocchio: a literatura infantil no processo de identidade cultural italiana.
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Literatura
Data de Início:
09/07/2021
Previsão de Fim:
09/07/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Valonia de Araujo Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Fabiola Silveira Jorge Holanda IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/07/2021 09/07/2021
Simone Lopes de Almeida Nunes Universidade Federal do Ceará- Casa de Cultura Italiana Integrante Sem vínculo Não 2 09/07/2021 09/07/2021
Valonia de Araujo Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 09/07/2021 09/07/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Palestra versará sobre a importância da obra de Carlo Collodi, lançada inicialmente em folhetins no Giornale per i bambini, e publicada em 1883. O sucesso de Pinocchio é constante, desde a sua primeira aparição. A história obteve um reconhecimento que foi além dos confins italianos, o que tornou Pinocchio uma obra universal, inspirando traduções e adaptações. Contudo, muitos elementos apresentados por Collodi são significativos de um período histórico, econômico e social de muitas dificuldades que marcaram a pós-unificação italiana, o que faz de Pinocchio um símbolo de identidade nacional (ASOR ROSA, 1985). Nessa perspectiva, o que se pretende ressaltar é a forma como Collodi une a fantasia infantil com a realidade histórica vivida em um momento de extrema dificuldade para uma população que se percebia unificada politicamente, mas repleta de problemas sociais.
Justificativa
Pinocchio é um personagem que se universalizou. O boneco de madeira faz parte do imaginário infantil, pois é quase uma leitura obrigatória, além de ser constantemente vinculado à simbologia da mentira. Conhecer Pinocchio para além dessas referências contribuirá para o enriquecimento cultural do estudante. Afinal, em tempos de pandemia, a literatura e os estudos referentes a essa arte podem nos auxiliar no enfrentamento do momento histórico que vivemos.
Público Alvo
Todos jovens e adultos da comunidade externa que tenham interesse em adquirir conhecimentos acerca desse grande clássico da literatura infantil universal, Pinocchio de Carlo Collodi.
Objetivo Geral
Apresentar a obra Le avventure di Pinocchio, de Carlo Collodi, e refletir sobre como esse importante texto da literatura infantil universal é considerado um símbolo da identidade cultura italiana.
Objetivo Específico
A Palestra intitulada “Le avventure di Pinocchio: a literatura infantil no processo de identidade cultural italiana” tem como objetivo específico proporcionar o enriquecimento cultural dos participantes, bem como despertar o interesse dos mesmos por outros clássicos da literatura universal.
Metodologia
A Palestra intitulada “Le avventure di Pinocchio: a literatura infantil no processo de identidade cultural italiana” será proferida pela professora da Casa de Cultura Italiana,UFC, Simone Lopes de Almeida Nunes. O Evento será realizado de forma remota por meio da Plataforma Google Meet, de forma síncrona, das 14h às 16h do dia 09 de Julho de 2021. Os interessados em participar do referido evento deverão realizar previamente a inscrição. Os formulários de inscrição e link de presença serão feitos através do google forms.