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Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Possibilidades de oferta para o ProEJA
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
09/06/2021
Previsão de Fim:
09/06/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Seminário
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Apresentação
Encontro
Nome do Responsável:
Saulo Henrique dos Santos Esteves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Arthur Cesar Mina Albuquerque Coelho IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/06/2021 09/06/2021
Eduardo Araújo Esteves Universidade Federal do Ceará Integrante Sem vínculo Não 1 09/06/2021 09/06/2021
Francisco Helder Franco de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 09/06/2021 09/06/2021
Márcia Helena Silva de Queiroz Esteves Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caucaia - SMECT Integrante Sem vínculo Não 1 09/06/2021 09/06/2021
Saulo Henrique dos Santos Esteves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 09/06/2021 09/06/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Brasil é um país com grande massa de analfabetos e analfabetos funcionais. São milhões de excluídos, seja pela miséria que impediu alguns de estudar, pois precisavam exercer o trabalho infantil, pela falta de oferta de vagas ou pela má qualidade educacional brasileira, produzindo pessoas com competências sociais laborais e acadêmicas abaixo do que é estabelecido legalmente para egressos da educação básica. A EJA tem um papel estratégico na realidade brasileira, pois pode incluir pessoas de forma mais eficaz no exercício da cidadania e no mercado de trabalho. Contudo, a EJA ainda é um tabu. Os que se julgam academicamente suficiente querem afastar-se desse público e ações e aqueles que dela participam querem esconder esse fato, pois sabem que há discriminação (e não querem sofrê-la)! Esse evento de extensão visa, por meio, de um canal institucional em plataforma de streaming promover falas sobre a EJA de modo a apresentar as possibilidades legais e angústias dos que a promovem ou participam dela. Quando se fala sobre um tema, é possível naturalizá-lo e buscar encaminhá-lo de forma mais adequada. Desta maneira, faremos um encontro com apresentação e debate sobre as seis possibilidades de oferta da modalidade EJA, no âmbito do PROEJA.
Justificativa
O fracasso do ProEJA em praticamente toda rede federal de EPT, a despeito da obrigatoriedade legal dos IFs ofertarem 10% de suas vagas pelo ProEJA, enseja um maior debate junto à comunidade externa e interna sobre esse tema. Nota-se um desconhecimento da legislação e mecanismos para promoção desta modalidade, incluindo por gestores. É preciso um debate sério que aponte as ilegalidades e iniquidades ao negar o direito das pessoas de terem vagas ofertadas pelo ProEJA. No IFCE, apenas Juazeiro do Norte, cumpre sua obrigação legal junto ao programa. Segundo a Plataforma Nilo Peçanha, com exceção de Juazeiro do Norte e Cedro, todos os outros campi do IFCE não ofertam qualquer vaga pelo ProEJA. Ao conhecer os diversos formatos de oferta EJA, é possível ofertá-la de forma mais adequada para atender as necessidades de seus diversos públicos. Nesse caso, torna-se muito importante a discussão do formato obrigatório para a oferta de EJA na rede federal.
Público Alvo
Jovens e adultos, que possam ser atendidos pela EJA; e Professores e gestores de instituições da educação básica atuantes ou não na EJA.
Objetivo Geral
Analisar as diversas possibilidades para a oferta de cursos EJA, no âmbito do PROEJA.
Objetivo Específico
- debater sobre EJA e ProEJA; - congregar diversos atores da EJA; e - difundir o tema da EJA.
Metodologia
Será feita um encontro virtual com uma apresentação e debate sobre o tema abordado.