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Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
22/06/2021
Previsão de Fim:
21/06/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Thiago Gomes Sales
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alcione Alves da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 22/06/2021 21/06/2022
Antonia Nivia de Souza Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/06/2021 21/06/2022
Bruno Tavares Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/06/2021 21/06/2022
Canuto Diogenes Saldanha Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/06/2021 21/06/2022
Francisco Eudenis Alves da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/06/2021 21/06/2022
Jorio Correa da Cunha Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/06/2021 21/06/2022
Karoliny Pinheiro Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/06/2021 21/06/2022
Maria Helisandra Vieira Escola Estadual de Educação Profissional Alfredo Nunes de Melo Integrante Sem vínculo Não 3 22/06/2021 21/06/2022
Maria Sônia Taveira de Andrade Liceu de Acopiara Deputado Francisco Alves Sobrinho Integrante Sem vínculo Não 3 22/06/2021 21/06/2022
Nataliane Rodrigues Nunes IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/06/2021 21/06/2022
Thiago Alves de Moura IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/06/2021 21/06/2022
Thiago Gomes Sales IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/06/2021 21/06/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Conscientização dia da Consciência Negra Evento
Apresentação
O processo de constituição da sociedade brasileira esteve fundamentado, ao longo dos séculos, em determinados elementos que modelaram os sistemas sociais e políticos, tendo como finalidade o atendimento aos interesses dos colonizadores europeus. Nesse sentido, reconhecemos que a fixação desses elementos, durante todo o processo de colonização da América Portuguesa, instituiu processos sistemáticos para a produção da desigualdade. Dentre esses processos, a categoria Raça passou a ser utilizada – principalmente depois da segunda metade do século XIX – como um padrão de poder, instituindo um conjunto de estigmas que serviram ao escalonamento hierárquico da humanidade, visando demarcar o estatuto de inferioridade atribuído a determinados grupos – como negros e indígenas – e legitimando a produção da subalternidade. O objetivo do presente projeto de extensão é promover a conscientização da comunidade acadêmica e local quanto aos elementos históricos presentes nas práticas racistas e discriminatórias atuais, além de promover a abertura de um espaço para a livre discussão de temas necessários para a superação dessas práticas. Além disso, objetiva-se viabilizar o acesso de toda a comunidade às discussões teóricas estabelecidas nos estudos do NEABI através da utilização de meios virtuais mais adequados ao contexto de distanciamento social, decorrente da pandemia de Covid-19. Por fim, a presente proposta de extensão pretende criar oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas e projetos futuros – a partir dos estudos desenvolvidos pelo NEABI – sobre o racismo e a violação dos direitos das minorias negras e indígenas, de modo a lançar as bases para a aplicação da Lei Nº 10.639 (de janeiro de 2003) e da Lei Nº 11.645 (de 10 de março de 2008) no âmbito das instituições de ensino, por meio das quais os sujeitos que compõem a comunidade escolar podem se instruir quanto à relevância das discussões sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Justificativa
A presente proposição justifica-se pela necessidade de incentivar o estabelecimento de espaços de discussão – abertos a comunidade externa ao campus – para o exame de temas relacionados à violação dos direitos das minorias negras e indígenas, ao racismo e à reprodução da desigualdade e da subalternidade – tendo em vista as Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que se referem ao trabalho no combate às desigualdades étnico-raciais e indígenas nos espaços educacionais – bem como viabilizar o acesso remoto, através de reuniões virtuais, aos debates em torno dessas questões. Entende-se que, diante da pertinência dos estudos já realizados até então – e a partir dos esforços para a ampliação dos mesmos –, essas intervenções trarão relevantes contribuições sociais para o Município de Acopiara - CE e para a sociedade de modo geral, uma vez que a comunidade terá a possibilidade de participar remotamente dos debates concernentes às questões étnico-raciais, a partir dos quais espera-se promover o combate ao racismo e a todas as formas de preconceito e discriminação. Parte das ações do projeto deverá ser desenvolvida junto aos profissionais componentes do corpo docente da EEEP Alfredo Nunes de Melo e do Liceu de Acopiara Deputado Francisco Alves Sobrinho – bem como aos discentes ligados a estas instituições – atendendo ao propósito de estimular a livre troca de experiências, viabilizar a formação continuada de professores e promover o fortalecimento da formação inicial dos discentes no que se refere ao racismo no contexto das práticas sociais e educacionais. A presente proposta de extensão atravessará – mesmo que de forma virtual – o espaço escolar, de modo a propiciar a produção de conhecimento e a promoção de atitudes que possibilitem a transformação social, apontando para a redução da desigualdade étnico-racial e para a eliminação das formas de discriminação a que tem sido submetida historicamente as populações negras e indígenas.
Público Alvo
Aberto para os docentes da EEEP Alfredo Nunes de Melo e do Liceu de Acopiara Deputado Francisco Alves Sobrinho e para o público em geral.
Objetivo Geral
Promover ações de conscientização junto à comunidade interna e externa ao IFCE - Acopiara quanto à promoção da equidade étnico-racial e superação das formas de discriminação e racismo no âmbito do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena – NEABI
Objetivo Específico
- Desenvolver estudos coletivos acerca da temática da inclusão e da equidade étnico-racial e indígena; - Promover discussões sobre o racismo e a violação dos direitos das minorias negras e indígenas por meio da implantação de um espaço de discussão aberto à comunidade acadêmica e local, no formato de um grupo de estudos; - Fomentar os estudos e os debates sobre a temática da educação para as relações étnico-raciais nas escolas públicas do município de Acopiara e no espaço acadêmico; - Viabilizar um canal virtual, adequado aos novos parâmetros de distanciamento social, para o acesso de toda a comunidade aos estudos desenvolvidos pelo NEABI-Acopiara. - Realizar atividades que aproximem o espaço acadêmico do ambiente escolar, buscando a troca de saberes e experiências para o desenvolvimento de projetos futuros que viabilizem a plena aplicação da Lei Nº 10.639 (de janeiro de 2003) e da Lei Nº 11.645 (de 10 de março de 2008) no âmbito escolar;
Metodologia
O projeto pretende atingir o objetivo de promover ações de conscientização e educação para as relações étnico-raciais no Brasil através de reuniões mensais (sempre na terceira semana de cada mês), onde serão debatidos textos clássicos e atuais sobre a temática. As reuniões se darão no formato remoto de modo a propiciar o acesso irrestrito de docentes, discentes e de toda a comunidade exterior ao campus. O levantamento bibliográfico – bem como a democrática seleção das obras que serão analisadas – será efetuado no início de cada bimestre, de modo a propiciar o atendimento às demandas que vierem a surgir durante as discussões. A escolha das obras deverá se dar sempre de forma ponderada e dialogada, de acordo com os objetivos da presente proposta de extensão.