Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
#7 Diálogos sobre Educação: LGPD e Educação a Distância
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
24/06/2021
Previsão de Fim:
30/06/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Apresentação
Ciclo de Debates
Palestra
Nome do Responsável:
Igor Lima Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andressa Souza Costa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 08/06/2021 30/06/2021
Antonio Juvenildo Vaz Mendes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 08/06/2021 30/06/2021
Camile Leal de Medeiros IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 08/06/2021 30/06/2021
Carlos Alberto Castelo Elias Filho IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 08/06/2021 30/06/2021
Corneli Gomes Furtado Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/06/2021 30/06/2021
Francisco Ivan de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/06/2021 30/06/2021
Igor Lima Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 24/06/2021 30/06/2021
Rhayane da Silva Monteiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 08/06/2021 30/06/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente evento integra a série Diálogos sobre Educação. Será a 7º edição, abordando o tema: "LGPD e Educação a Distância".
Justificativa
A formação docente no contexto da educação básica é elemento fundamental no âmbito da formação inicial como continuada das pessoas que atuam nas redes de ensino pública e particulares. A articulação entre ensino e extensão é presente no currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia, se apresentando como item importante da relação Ensino-Pesquisa-Extensão. Compreender a a Lei Geral de Proteção de dados e a Educação a Distância apresentam particular pertinência frente ao contexto da Pandemia de Covid-19, considerando a adoção do uso de tecnologias digitais e internet para comunicação e práticas do chamado "Ensino Remoto". O uso de tais recursos apresentam problemáticas pertinentes que requerem discussões, em especial no curso de Licenciatura em Pedagogia do IFCE - campus Canindé. Sendo assim, sua articulação com a extensão, por meio da promoção de evento online para docentes da educação básica e superior justifica tal ação diante da referida argumentação.
Público Alvo
Docentes da Educação básica nas redes de ensino pública e privadas,
Objetivo Geral
Conhecer os principais conceitos relacionados a Lei Geral de Proteção de dados, analisando sua problemática no contexto do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na Educação para o chamado "ensino remoto", bem como Educação a Distância.
Objetivo Específico
Conhecer os conceitos relacionados a Lei Geral de Proteção de dados. Relacionar a aplicação da LGPD ao contexto do Ensino Remoto e EaD. Analisar as implicações legais atuais ao uso de tecnologias digitais para o ensino na atuação docente e discente. Investigar as relações das instituições de ensino com as plataformas digitais em seus aspectos de uso de dados.
Metodologia
O evento acontecerá online por meio de transmissão via tecnologia de streaming no Canal do IFCE Campus Canindé, e contará com a participação de docentes e discentes na discussão sobre temática em questão.