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Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
REMODELANDO NEGÓCIOS NO MACIÇO DE BATURITÉ: ação de remodelagem de negócios afetados negativamente pela Pandemia da Covid-19, na Região do Maciço de Baturité.
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
09/08/2021
Previsão de Fim:
23/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
8
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Programa IF Mais Empreendedor
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jose Aureliano Arruda Ximenes de Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alexsandro da Silva Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 09/08/2021 23/12/2021
Ana Darcya Leal Martins IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 09/08/2021 23/12/2021
Carlos Victor da Silva de Andrade IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 09/08/2021 23/12/2021
Guilherme Oliveira Nogueira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 09/08/2021 23/12/2021
Jose Aureliano Arruda Ximenes de Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 3 09/08/2021 23/12/2021
Kely Yasmim da Silva Castro IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 09/08/2021 23/12/2021
Maria Rayane de Castro Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 09/08/2021 23/12/2021
Vanessa Ferreira de Brito IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 09/08/2021 23/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA) Sim Outro (Termo de Adesão da Instituição ao Programa)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) Sim Outro (Termo de Adesão da Instituição ao Programa)
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC) Sim Outro (Termo de Adesão da Instituição ao Programa)
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 6.300,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 14.400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os desafios dos empreendedores diante da Pandemia da Covid-19 são diversos, passando por questões de remodelagem dos negócios, acesso consolidado ao mercado e fomento ao capital para que as empresas possam sobreviver durante e após a crise atual. Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE (SEBRAE, 2021): as vendas de fim de ano foram piores para 66% dos empreendedores; 65% das empresas tiveram faturamento anual pior em 2020 do que em 2019; a expectativa de retorno à normalidade, em meses, é de 17 meses; 64% das empresas mudaram o modelo de funcionamento com a Pandemia da Covid-19; os negócios estão sendo afetados negativamente com redução de faturamento em -79% dos empreendedores pesquisados; os cinco segmentos mais afetados são: Turismo (-59%), Economia Criativa (-58%), Beleza (-47%), Serviços de Alimentação (-48%) e Artesanato (-46%). Nesse mesmo sentido, o Painel “Pequenos Negócios em segmentos mais vulneráveis à crise do coronavírus” (SEBRAE, 2021), em um recorte dos municípios da Região do Maciço de Baturité (Baturité, Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Capistrano, Itapiúna, Aracoiaba, Acarape, Redenção, Barreira e Ocara), revela haver 7.316 pequenos negócios vulneráveis (4.622 no Comércio, 1.881 em Serviços e 810 na indústria e 3 no Agronegócios).
Justificativa
Pelos números apresentados, fica claro a necessidade de prover atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e aos Empreendedores Individuais (MEIs), por meio de ações de remodelagem de negócios. Nessa perspectiva, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Baturité, que possui a oferta de cursos no segmento de Gestão e Negócios e uma expertise consolidada por sua história de mais de 13 (treze) anos de existência, entrelaçando suas atividades aos fatores econômicos, políticos e sociais, com ações direcionadas para a formação dos trabalhadores, sobretudo na sua dimensão de preparação para o trabalho, formando estudantes que possam contribuir com o desenvolvimento das empresas. Em relação as contribuições formativas junto aos estudantes, o projeto proposto tem total alinhamento com os cursos técnicos (Administração e Comércio) e com os cursos superiores (Hotelaria e Gastronomia) ofertados regularmente pelo Campus Baturité. As ações de atendimento, apoio e orientação em novos negócios e na remodelagem de negócios compõem o escopo da Prática Profissional Integrada, que tem início nas disciplinas curriculares de gestão e empreendedorismo, na pesquisa aplicada a negócios e na extensão tecnológica na difusão e transferência de tecnologia aos empreendedores da Região do Maciço do Baturité. Vale ressaltar a excelência do Campus Baturité em educação profissional e seu quadro de docentes composto por mestres e doutores, possuindo a experiência necessária, por meio de sua rede de unidades, para atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e aos Empreendedores Individuais (MEIs), de forma proporcionar a formação de pessoas que incorporem instrumentos da pesquisa científica e tecnológica às suas práticas profissionais. Portanto, justifica-se a participação desta reconhecida instituição de ensino no Programa Mais Empreendedor por levar educação, pesquisa e extensão de qualidade na Região do Maciço de Baturité.
Público Alvo
Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e aos Empreendedores Individuais (MEIs) na Região do Maciço de Baturité (Ceará).
Objetivo Geral
Ofertar atendimento, apoio e orientação a 05 (cinco) Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e aos Empreendedores Individuais (MEIs) na Região do Maciço de Baturité (Ceará), particularmente por meio de ações de remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela Pandemia da Covid-19.
Objetivo Específico
1. Elaboração de um Diagnóstico Empresarial da empresas participantes; 2. Elaboração de um Plano de ação buscando remodelar os negócio afetados negativamente pela pandemia da Covid-19.;: realizado nas seguintes etapas: 3. Implementação do Plano de Ação junto as empresas participantes. 4. Elaboração de Relatório de acompanhamento e resultado das ações.
Metodologia
Quanto a metodologia a ser adotada a mesma será dividida em 05 etapas: I. Cadastro e Ambientação: O Ambiente de interação entre integrantes do projeto será o Moodle (ambiente Virtual), desta forma, será preciso certifica-se que os integrantes tenham acesso e habilidades para utilização da referida ferramenta para um pleno desenvolvimento do projeto. Execução: Bolsistas; Participantes: Todos. II. Diagnóstico Empresarial: realizado nas seguintes etapas: a. Reunião inicial: apresentação das etapas, atividades e compromissos entre as partes. Execução: Orientador e Bolsistas; Participantes: Todos; b. Levantamento das histórias dos empreendimentos e dos empreendedores (pesquisas e entrevistas); Execução: Bolsistas; Participantes: Todos; c. Autoavaliação da Gestão da Empresa, Características de Comportamento Empreendedor e Práticas de Inovação, adaptado do Questionário de Autoavaliação do MPE Brasil (SEBRAE, 2014). Execução: Empreendedores; Participantes: Todos; d. Elaborar o Diagnóstico Empresarial, realização de seminários com utilização dos dados levantados nas etapas anteriores na construção da análise ambiental e do Diagnóstico Empresarial. Execução: Todos; Participantes: Todos. e. Apresentação e aprovação do Diagnóstico Empresarial. Execução: Orientador e Bolsistas; Participantes: Todos. III. Plano de ação: realizado nas seguintes etapas: a. Definição do escopo do projeto, considerando o “triângulo das restrições”: Tempo, Recursos e Qualidade. Execução: Todos; Participantes: Todos. b. Elaboração do Plano de Ação, utilizando a ferramenta 5W2H e Gráfico de Gantt; Execução: Orientador e Bolsistas; Participantes: Orientador e Bolsistas. c. Apresentação da Proposta de intervenção. Execução: Orientador e Bolsistas; Participantes: Todos. IV. Intervenção: realizada nas seguintes etapas: a. Implementação das ações. Execução: Empreendedores; Participantes: Todos; b. Acompanhamento e ajustes do desenvolvimento do Plano de Ação. Execução: Bolsistas; Participantes: Todos. V. Resultados: Apresentação dos resultados obtidos nos empreendimentos atendidos. Execução: Orientador e Bolsistas; Participantes: Todos.