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Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Mergulho na literatura indígena: a obra de Kamu Dan Wapichana
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
30/06/2021
Previsão de Fim:
30/06/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Apresentação
Campanha
Encontro
Mesa Redonda
Palestra
Nome do Responsável:
Iara Saraiva Martins
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Nilton Gomes dos Santos Escola Indigena Manoel Francisco dos Santos Integrante Sem vínculo Não 1 30/06/2021 30/06/2021
Daniela Monteiro de Sousa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 23/06/2021 30/06/2021
Fernanda Rodrigues Machado Farias IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/06/2021 30/06/2021
Iara Saraiva Martins IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 30/06/2021 30/06/2021
Ileane Oliveira Barros IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/06/2021 30/06/2021
Juliana Moreira da Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/06/2021 30/06/2021
Maria Karine Santana Ferreira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 30/06/2021 30/06/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola Indigena Manoel Francisco dos Santos Não
Frente Parlamentar Indígena Não
Associação Manuru Parnary Não
Associação Alternativa Terra Azul Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Evento de promoção da literatura indígena realizado pelos Neabis Campus Limoeiro do Norte e Campus Paracuru do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Associação Alternativa Terrazul, Associação Manuru Parnary e apoio da Frente Parlamentar Indígena. Lançamento do livro Presente de Makunaimä de Kamuu Dan Wapichana (Filho do Sol), estudante de Gestão Ambiental na Universidade de Brasília, escritor, contador de histórias, educador sócio-ambiental popular, permacultor, nascido em na capital de Boa Vista-RR, de origem do Povo Wapichana. Kamuu tem dois livros publicados e mais 13 histórias aguardando para ganhar espaço. Foi premiado três vezes pelo Concurso Tamoio para escritores indígenas: 2015, 2017 e 2019.Amante da natureza e da cultura medicinal tradicional, vem se dedicando também aos estudos das plantas medicinais e seus diversos usos fitoterápicos. “Makunaimã Taanii” ou “Presente de Makunaimã” é uma obra bilíngue, em Português e Wapichana, que conta uma história de resistência e defesa da cultura indígena, da biodiversidade e da agrofloresta.
Justificativa
Todos os grupos humanos possuem uma dimensão de "Cultura" relacionada com sua compreensão metafísica, simbólica e material. Neste sentido, a dimensão de Cultura também está relacionada, diretamente, com o local onde vivem e elaboram sobre ele suas vivencias, suas memórias, seus conhecimentos e desenvolvem suas culturas e suas identidades. No Brasil existe uma diversidade de 235 Povos Indígenas com uma população de 814 mil indivíduos falantes de 180 línguas diferentes. A maioria vive em terras originárias, outra parte vive em acampamentos às beiras de estradas por não terem terras indígenas demarcadas, e outra parcela vive nos centros urbanos por não terem sustentabilidade em seu território. Esta diversidade sociocultural dos Povos Indígenas não está sendo respeitada pelos governos e Congresso Nacional que agridem os marcos legais, nacionais e internacionais. Violações aos direitos indígenas estão cada vez mais intensas e se expressam na falta de prioridade para demarcações das terras indígenas. Ocorre que, no Brasil, o Estado tem dificuldades de não só reconhecer os Direitos Constitucionais, mas também em formular políticas que acolham suas características culturais. Quando uma Cultura antiga desaparece, junto com ela perde-se todo um conjunto de saberes, tradições e formas de organização da identidade daquele povo. Os conhecimentos tradicionais associados aos contos, às danças, aos cantos dos povos indígenas constituem um exemplo emblemático. Buscando aos fatos históricos, podemos evidenciar que a presença indígena nas cidades está cada vez mais acentuada. Porém, os mesmos fatos comprovam que o surgimento das metrópoles não é anterior às aldeias. Afirmar isso é saber reconhecer os sujeitos que fundamentaram a base dessa sociedade. Dentro deste escopo, indígenas Wapichana originários de Roraima habitam um território criado e mantido por eles em Brasília, enfrentam grave disputa para permanecer no seu local, devido ao aumento e ao avanço da cidade. Os integrantes da Associação Wapichana Manuru Paunary atuam desde 2012 na divulgação da cultura indígena do Brasil através das danças, contação de histórias, pinturas corporais, oficinas temáticas entre outras formas de apresentações. Atuam intensamente com trabalhos voltados para as escolas, realizando suporte pedagógico para professores através de oficinas temáticas, com estudantes reproduzindo a presença viva e atuante dos povos originários e sua intensa relação com a Mãe Terra. Diante disso, esta atividade proporcionará um debate sobre a cultura desses povos estabelecendo um diálogo com a comunidade acadêmica para fortalecer e incentivar a literatura indígena. O lançamento do livro "Presente de Makunaimä" de Kamuu Dan Wapichana (Filho do Sol) será realizado pelos Neabi Campus Limoeiro do Norte e Paracuru do Instituto Federal do Ceará, Associação Alternativa Terrazul, Associação Manuru Parnary e tem apoio da Frente Parlamentar Indígena.
Público Alvo
Professores das escolas indígenas; licenciandos; gestores escolares, demais setores responsáveis pela aplicação e fiscalização da lei 11.645/2008, movimentos sociais, indígenas e ambientais, comunidade em geral.
Objetivo Geral
Incentivar o fortalecimento e visibilidade da cultura indígena e suas peculiaridades tradicionais, visando difundir a Literatura Indígena brasileira e as outras linguagens culturais como ferramenta de apoio pedagógico para escolas e comunidade em geral.
Objetivo Específico
Propagar conhecimento a literatura autoral indígena, incentivando a abertura de possibilidades profissionais e parcerias criativas para aproximar os autores indígenas do público consumidor geral. Promover uma rede de apoio aos povos indígenas dando assim visibilidade às suas lutas e oportunidade para representação direta destas. Criar um espaço de diálogos com os autores indígenas para denuncia de queimadas, invasões e desrespeito aos direitos humanos nas suas comunidades.
Metodologia
A metodologia a ser utilizada no desenvolvimento da atividade será fundamentada numa visão holística e dialética da realidade e terá um caráter de participação e interação dos envolvidos. Os instrumentos teórico-metodológicos serão utilizados na perspectiva da educação popular, concebida por Paulo Freire, que exige uma ação educativa crítica e transformadora, fundada na ética, no respeito e na autonomia do processo pedagógico.