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Campus:
CAMPUS CAUCAIA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROGRAMA PACTO PELA APRENDIZAGEM EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE, CEARÁ, BRASIL
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Projetos de intervenção
Data de Início:
05/07/2021
Previsão de Fim:
28/02/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
2000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
2400
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
São Gonçalo do Amarante
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Relatório
Questionário
Prova
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Mala direta
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cicero Antonio Maia Cavalcante
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Claudia Gouveia de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 02/08/2021 27/02/2022
Anderson de Castro Lima IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 01/09/2021 28/02/2022
Andrea Moura da Costa Souza IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 05/07/2021 28/02/2022
Cicero Antonio Maia Cavalcante IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 4 05/07/2021 28/02/2022
Corneli Gomes Furtado Junior IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 05/07/2021 28/02/2022
Elder dos Santos Teixeira IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 01/09/2021 28/02/2022
Emanuel Mendonca Viana IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 02/08/2021 30/11/2021
Ernani Andrade Leite IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 05/07/2021 28/02/2022
Felipe da Silva Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 2 02/08/2021 27/02/2022
Iury de Assis Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Integrante Sem vínculo Sim 2 02/08/2021 27/02/2022
Jamilastreia Alves da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 05/07/2021 28/02/2022
Joao Claudio Nunes Carvalho IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 01/09/2021 28/02/2022
Joelma Nogueira dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 02/08/2021 28/02/2022
Livia Maria de Lima Santiago IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 3 01/12/2021 28/02/2022
Marcilia Maria Soares Barbosa Macedo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 3 02/08/2021 28/02/2022
Maria de Lourdes da Silva Neta IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 02/08/2021 27/02/2022
Maria Iranildes Alves de Almeida Martins Secretaria Municipal de Educação de Aquiraz Integrante Sem vínculo Sim 3 01/09/2021 28/02/2022
Maria Zilmar Timbó Teixeira Aragão Secretaria Municipal de Educação de Aquiraz Integrante Sem vínculo Sim 3 02/08/2021 28/02/2022
Marlene de Alencar Dutra IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 02/08/2021 27/02/2022
Otavio Alcantara de Lima Junior IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 02/08/2021 27/02/2022
Vanessa Benício Lima Fernandez Secretaria Municipal de Educação de Aquiraz Integrante Sem vínculo Sim 3 02/08/2021 28/02/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Fundação de Apoio do Ensino, à Pesquisa e a Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (FAIFCE) Sim Acordo de cooperação
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Programa Pacto pela Aprendizagem é fruto do projeto de Lei Municipal N 1.579 de abril de 2021 que autoriza a concessão de bolsas a participantes deste programa para acompanhamento de intervenções pedagógicas por professores bolsistas que atuarão junto aos alunos matriculados na educação básica do município de São Gonçalo d Amarante, Ceará, Brasil. O Programa Municipal Pacto pela Aprendizagem tem como objetivos: I- Selecionar o profissional com perfil alfabetizador, conhecimento pedagógico e habilitado nas áreas do conhecimento das diversas disciplinas da educação básica municipal; II- Realizar a busca ativa dos alunos para realização de atividades in loco e feedbacks das atividades dentro do horário da aula; III- Promover o reforço escolar nas disciplinas da educação infantil às séries finais da educação fundamental; IV- Utilizar os recursos midiáticos e/ou lúdicos para intensificar os conteúdos das referidas disciplinas; V- Acompanhar os alunos no contra turno apoiando-os nas atividades escolares; VI- Atender o aluno individualmente in loco (residência do aluno ou escola) ou on-line por agendamento; VII- Monitorar os níveis de proficiência dos alunos; VIII- (Re)Planejar as estratégias metodológicas para o alcance das metas de aprendizagem discente nas avaliações internas e externas; XI- Acompanhar as famílias dos alunos para seu maior envolvimento na escola; X- Realizar formações para os professores para aperfeiçoamento de sua práxis pedagógica e diretriz de suas ações metodológicas; XI- Participar da realização coletiva e eficaz do planejamento das aulas; XII- Desenvolver temáticas como disciplina e compromisso com os estudos, com os alunos; XIII- Promover ações motivadoras (atraentes), mediante a utilização dos recursos midiáticos e/ou lúdicos; XIV- Fortalecer a formação e participação da comunidade escolar; XV- Fortalecer a comunicação com todos os segmentos da escola, para o fornecimento em tempo hábil de dados estatísticos para o replanejamento das ações pedagógicas; XVI- Potencializar as normas de convivência para a condução da postura louvável do aluno diante das atividades propostas pelo professor e/ou Núcleo Gestor, implementando medidas educativas disciplinares mais eficazes, considerando o ensino remoto e suas peculiaridades; XVII- Implementar ações eficazes para facilitar a logística de assistência das atividades do bolsista e aluno; XVIII- Qualificar as atividades nas diversas disciplinas objetos do programa; XIX- Promover encontros para sensibilizar aos pais sobre a necessidade de acompanhar a aprendizagem dos filhos. XX- Estimular as famílias para o compromisso com a escola; XXI- Favorecer feedback entre as escolas, para a socialização de práticas exitosas; XXII- Planejar ações que aproximem as famílias da escola; XXIII- Promover um clima harmônico, de alegria/compreensão e tolerância; XXIV- Realizar palestras sobre autoestima e relacionamento saudável com base nas competências socioemocionais e nos pilares educacionais. XXV- Demais objetivos específicos que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem dos alunos matriculados na rede municipal. É nesse contexto que a Fundação de Apoio ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – FAIFCE desenvolverá a Gestão compartilhada das questões pedagógicas e operacionais para a execução do Programa Pacto pela Aprendizagem na cidade de São Gonçalo do Amarante, Ceará, Brasil, fornecendo conhecimentos técnicos e operacionais para a seleção, acompanhamento e formação continuada dos professores bolsistas.
Justificativa
A paralisação das atividades presenciais nas escolas de São Gonçalo do Amarante tem impactado de forma negativa sobre a aprendizagem escolar e a retenção dos estudantes da rede municipal pública de ensino. Dessa forma, o programa Pacto pela Aprendizagem garante o seu caráter inovador ao propor estratégias de recuperação da aprendizagem e retenção escolar, mitigando os efeitos da pandemia provocados pelo SARS COV-19 sobre a aprendizagem dos estudantes gonçalenses. Diversos estudos realizados durante o período pandêmico mundial e no Brasil, em especial, demonstram as dificuldades enfrentadas por professores e estudantes durante esse momento de isolamento social. Sendo assim, ações de intervenções pedagógicas são essenciais para a melhoria do processo ensino e aprendizagem. Dentro desse cenário o Programa Pacto pela Aprendizagem surge como uma possibilidade real na organização eficiente de ações direcionadas ao atendimento dos alunos do Ensino Fundamental que apresentam dificuldades agravadas pela pandemia. A realização do programa possibilitará um atendimento individual e pessoal aos alunos que compõem a rede municipal de São Gonçalo do Amarante-Ce com foco na alfabetização e componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática possibilitando a melhoria e elevação de níveis de aprendizagem e cada ano escolar. Portanto, o Programa Pacto pela Aprendizagem é mais que oportuno, surgindo permeado de grandes expectativas somadas ao desejo de uma contribuição coletiva na formação integral dos alunos garantindo a estes o acesso, permanência e o sucesso escolar.
Público Alvo
Crianças em idade escolar da rede pública municipal da cidade de São Gonçalo do Amarante
Objetivo Geral
• Gestão compartilhada das questões pedagógicas e operacionais para a execução do Programa Pacto pela Aprendizagem na cidade de São Gonçalo do Amarante, Ceará, Brasil.
Objetivo Específico
● Realizar o acompanhamento das atividades de alfabetização desenvolvidas pelos bolsistas locais junto aos discentes da rede pública municipal de ensino; ● Realizar o acompanhamento das atividades de reforço de conteúdo nas disciplinas de Matemática e Português desenvolvidas pelos bolsistas locais junto aos discentes da rede pública municipal de ensino; ● Realizar oficinas e palestras que possibilitem a formação continuada dos bolsistas locais; ● Gerar dados estatísticos que permitam a secretaria de educação do município mapear as dificuldades encontradas pelos estudantes da rede municipal de ensino; ● Mapear dificuldades de aprendizagem e propor estratégias de intervenção que elevem a aprendizagem dos estudantes integrantes da rede municipal de ensino; ● Mapear as causas da evasão e elaborar estratégias que possam contribuir para diminuir as taxas de abandono escolar;
Metodologia
a) Materiais - Dez microcomputadores - Servidor de testes: computador utilizado pela equipe tecnológica de desenvolvimento do projeto para a hospedagem da versão preliminar das soluções utilizadas para o desenvolvimento do projeto. O conteúdo desenvolvido deve ser publicado no servidor de produção. - Servidor de produção: Computador de grande capacidade de processamento que será utilizado para hospedar o componente de software utilizado durante o desenvolvimento do projeto. - Softwares. b) Métodos A gestão pedagógica e operacional do Programa Pacto pela Aprendizagem ocorrerá através da elaboração e implementação de estratégias que possibilitem elevar os níveis de aprendizagem e diminuição da evasão escolar na rede municipal de ensino do município de São Gonçalo do Amarante. Cada Professor Supervisor do programa ficará responsável por acompanhar as atividades desenvolvidas pelos bolsistas locais, além de auxiliar na definição de estratégias e realizar o apoio pedagógico necessário para o bom desempenho de suas atividades. Cabe ressaltar que esse acompanhamento ocorrerá de forma remota e presencial. Ressalta-se que a coordenação tecnológica será responsável pela orientação e mapeamento de instrumentos tecnológicos que permitam o bom desempenho das atividades que forem realizadas de forma remota, garantindo o monitoramento dos bolsistas locais mesmo em caso de agravamento da pandemia provocada pelo SARS COV 19. A realização de palestras e oficinas serão estratégias utilizadas para a formação continuada dos bolsistas locais, apresentando temáticas como alfabetização, leitura e ensino de matemática. Espera-se, assim, contribuir com a formação desses bolsistas e auxiliar na melhoria da práxis docente. As ações a serem desenvolvidas serão alinhadas junto com os objetivos e rotinas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, tendo-se o cuidado de realizar a adequação necessária às especificidades da turma, bem como as habilidades que devem ser trabalhadas no período. O acompanhamento dos diversos atores que fazem parte do programa será realizado através de instrumentais específicos. Dessa forma, os dados coletados poderão contribuir de modo eficaz para a construção das estratégias de intervenção da secretaria de educação sobre a melhoria da qualidade de ensino municipal. b.1)Local do estudo e características do programa O programa irá atender todas as escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Gonçalo do Amarante, Ceará, atuando principalmente nas turmas de 1º, 2º, 3º,4º e 5º dos anos iniciais, e 8º e 9º dos anos finais do ensino fundamental, favorecendo a recuperação dos estudantes em relação às suas deficiências de aprendizagem e favorecendo o melhor desempenho dos mesmo nas avaliações externa, como SPAECE, SAEB e Prova Brasil. O número de estudantes atendidos pelo programa está estimado em 2.200 (dois mil e duzentos) o que corresponde a 23,4% dos estudantes que compõem a rede municipal de ensino. b.2) Instrumentos de acompanhamento Os instrumentais de acompanhamento serão desenvolvidos pela coordenação pedagógica do projeto, utilizando-se preferencialmente de instrumentais eletrônicos para o acompanhamento dos bolsistas locais e do desenvolvimento pedagógico dos estudantes atendidos pelo programa Pacto pela Aprendizagem. b.3) Formação Continuada Será realizada pelos Professores supervisores e/ou por profissionais qualificados para ministrar cursos, oficinas e/ou palestras durante o período de duração do programa. b.4) Análise dos dados A tabulação dos dados será realizada utilizando-se softwares que serão definidos pelos pesquisadores, tendo-se o cuidado de excluir-se dados incompletos e ou que apresentem ambiguidades de interpretação. b.5) Seleção dos Participantes. b.5.1) Estudantes atendidos pelo projeto A seleção de estudantes será realizada a partir dos baixos índices de rendimento e aprendizagem nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, conforme resultado final apurado no ano letivo de 2020, tabulados e analisados em ordem crescente, salvo para os alunos das turmas de 1º ano que terão sua seleção realizada com base na análise realizada pelos professores que acompanham o estudante no ambiente escolar. b.5.2) Bolsistas locais. A Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e a Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (FAIFCE) auxiliará a prefeitura no processo seletivo dos bolsistas locais que serão pagos diretamente pela prefeitura municipal. b.5.3) Professores Supervisores, Professor Formador e Bolsistas de TI A Fundação de Apoio do Ensino, à Pesquisa e a Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (FAIFCE) ficará responsável pelo processo seletivo dos Professores Supervisores, Professor Formador e Bolsistas de TI. b.5.4) Equipe Técnica A equipa técnica necessária para a gestão pedagógica e operacional do Programa, com a especificação do trabalho a ser realizado e do quantitativo é apresentada no quadro 1.