Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO DE EXTENSÃO "DE CAMÕES À CLARICE"
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Literatura
Data de Início:
05/07/2021
Previsão de Fim:
30/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
500
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1016
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Seminário
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Roberto da Silva Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Paula Lima de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 7 05/07/2021 30/11/2021
Antônia Isadora de Araújo Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 7 05/07/2021 30/11/2021
Francisca Vitória Melo Gurjão IFCE Integrante Discente IFCE Não 7 05/07/2021 30/11/2021
Isamara Souza de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 7 05/07/2021 30/11/2021
José Douglas Nobre da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 7 05/07/2021 30/11/2021
Maria Inês Carvalho Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 7 05/07/2021 30/11/2021
Maria Jéssica dos Santos Pedrosa Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 7 05/07/2021 30/11/2021
Roberto da Silva Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 05/07/2021 30/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Grijalva Costa Eem Não
Sebastiao Vasconcelos Sobrinho Eeep Não
CAPES Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto de Extensão "De Camões à Clarice" é uma ação dos estudantes do Curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês, residentes do Programa Residência Pedagógica da CAPES/IFCE - 2020-2022. Com o advento da modalidade de ensino remoto fez-se necessária uma redução da carga horária de aulas síncronas para os alunos, ou seja, há um déficit. Essa limitação de tempo dificulta o trabalho necessário para o desenvolvimento de diversas competências prescritas pela BNCC, com enfoque especial àquelas que serão o foco deste trabalho . Consideramos também o fato dos discentes voltarem muita atenção ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares que com muita frequência trazem questões referentes às literaturas brasileira e portuguesa.
Justificativa
O projeto de extensão por meio da produção de Podcasts de cunho literário surgiu com base no crescente alcance que o programa de áudio tem ganhado nos últimos anos, através da sua popularização. Além da facilidade de acesso, esse dispositivo favorece o contato entre residentes e alunos contemplados com o Programa Residência Pedagógica, haja vista a atual impossibilidade de encontros em presença e as dificuldades do ensino remoto. Os alunos têm completa autonomia de reproduzir os conteúdos de áudio sob demanda, no momento em que lhes for conveniente, o que facilita a adesão. Ao abordar assuntos específicos como a Literatura Brasileira e Portuguesa, comentando autores e obras próprias de cada Escola Literária, buscaremos construir uma audiência fiel aos conteúdos já debatidos em sala de aula, de modo que os ouvintes consigam estabelecer elos entre as nossas discussões e as aulas de Literatura na escola. Essa estratégia busca enriquecer o diálogo e o conhecimento dos alunos, trazendo novos pontos de vista e apreciações sobre obras, autores e escolas literárias.
Público Alvo
O material será produzido especialmente para os alunos da Escola Profissionalizante Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho e da Escola Grijalva Costa, ambas de Ensino Médio, localizadas nas cidades de Tianguá e Ubajara, e ligadas ao Programa Residência Pedagógica (PRP), respectivamente. Os discentes em questão, em seus últimos anos como alunos da educação básica, estão preparando-se para o ENEM e outros vestibulares, visando um ensino técnico e/ou superior.
Objetivo Geral
O objetivo geral deste projeto, é utilizar a ferramenta digital, o podcast, para auxiliar como material complementar para os estudantes do Ensino Médio das escolas vinculadas ao Programa Residência Pedagógica (PRP). Além disso, torna-se necessário enfatizar que o uso do podcast como ferramenta didática proporciona ao usuário utilizar o material em qualquer hora do dia. Para isto, é proposto o desenvolvimento semanal de publicações que se mantêm disponíveis para o acesso simultâneo das faixas de áudio e o compartilhamento através de redes sociais.
Objetivo Específico
● Auxiliar na fixação e internalização do conteúdo de diversas áreas da literatura. ● Explorar um conteúdo de maneira diferente da tradicional, tornando o aprendizado mais dinâmico. ● Proporcionar a portabilidade aos estudantes, tendo em vista que o conteúdo poderá ser reproduzido de maneira online e em diversas plataformas.
Metodologia
Na era contemporânea as tecnologias e os meios de comunicação fazem cada vez mais parte do nosso cotidiano. Nesse sentido, cada vez mais se sente a necessidade de sua implementação nos diversos campos de construção do conhecimento, na educação não é diferente. Como afirmam Farias e Vitali (2018), “este novo cenário em constante transformação requer práticas docentes criativas e ativas visando sempre a aprendizagem e a formação de cidadãos críticos numa sociedade cada vez mais conectada às redes" (p. 377). Sobre esse ponto de vista, aqui discutimos o podcast, um dos gêneros textuais emergentes no mundo virtual, como ferramenta pedagógica capaz de promover a aprendizagem e uma maior conexão entre os alunos e a aula de literatura. Segundo Farias e Vitali (2018), o termo podcast vem da função de duas palavras: Ipod (MP3) e broadcasting (transmissão em rede). Estas duas palavras foram as responsáveis por influenciar no que denominaria o podcast, como um tipo de produção de um arquivo sonoro que poderia ser disponibilizado em algum determinado espaço online e que também pudesse ser feito o download. De acordo com Freire (2013), o podcast é um modo de produção/disseminação livre de programas distribuídos sob demanda e focados na reprodução da oralidade. Outro aspecto relevante no que diz respeito à podcasts é a marca de liberdade de produção de programas, que diferente de outros meios como o rádio, por exemplo, que não possui esta mesma liberdade que o podcast proporciona. Apesar de proporcionar mais liberdade do que a rádio, é importante ressaltar que os sujeitos envolvidos na produção de podcasts estão também sujeitos a regras e devem seguir determinadas condutas, como afirma Freire (2013). Vieira (2018), aponta que com o avanço das novas tecnologias fica muito mais difícil chamar atenção dos discentes para aula ministrada pelo professor em sala, já que enquanto esta ocorre outras coisas vão acontecendo ao mesmo tempo, por exemplo: a troca de mensagens durante as aulas em grupos do Whatsapp, ou a navegação por notícias em sites na internet através dos aparelhos de celular. Quando o discente se encontra fora do ambiente escolar este não encontra outras motivações para dar continuidade aos estudos em outros ambientes ao qual esteja vinculado. De acordo com Vieira (2018), a não valorização da leitura está relacionada a esse não incentivo dos ambientes ao qual o discente se encontra, o que resulta por afetar o gosto deste pela leitura e até mesmo pelas aulas de Literatura. Em contraponto, os mesmos meios que dispersam os alunos de seus objetivos formativos, pode ser uma importante ferramenta para prática educativa e formativa dos mesmos. Como se sabe, cada vez mais a população jovem se relaciona e aprende por meio desses recursos midiáticos digitais. Como comenta Farias e Vitali (2018), “as novas gerações se relacionam e se adaptam bem às novas formas de comunicação e tecnologia da informação, o que acaba colocando em ‘xeque’ os métodos tradicionais de educação” (p. 377). No que diz respeito ao estudo da literatura, ao citar Cosson (2014), Vieira (2018), afirma que o professor de literatura não deve restringir o seu trabalho apenas ao cânone, pois os alunos precisam conhecer suas heranças culturais e agregar seu passado à atualidade, dinâmica que só é possível se o trabalho docente alinhar assuntos triviais e os singulares, abordar o novo e o velho. No que refere-se ao ensino de Literatura, esse processo estimula os alunos a buscar novas leituras, aprofundando seus conhecimentos sobre o cânone a partir de algo que faz parte da realidade deles, dinamizando e tornando mais prazerosa a leitura literária. Propiciando, assim, a possibilidade de um outro olhar e interação com esta disciplina que será de suma importância para sua formação. Segundo o que consta na BNCC do Ensino Médio (BRASIL, 2016), é de responsabilidade da área de Linguagens e Códigos proporcionar diversos meios para aprendizagem dos discentes, seja de forma escrita, oral, artística, etc. Nos aspectos que concernem a disciplina de Língua Portuguesa, esses meios que desenvolvem as práticas de linguagem dentro da disciplina devem ser encontrados através de diferentes tipos de mídias, o que acaba por englobar o podcast, “De Camões a Clarice” que ampliará o conhecimento dos discentes sobre as escolas literárias estudadas durante os períodos dentro da escola e também como apontada pela BNCC dará uma continuação acerca de seus estudos. O fato é que os podcasts têm sido uma ferramenta potencial de ensino e aprendizagem, criando uma cultura midiática. O recurso permite que o aluno conheça um novo modo de recepção da informação facilitando o compartilhamento do áudio (FARIAS; VITALI, 2018, p. 377). Diante disso, podemos considerar que os podcasts, bem como as demais tecnologias da informação, podem e devem ser utilizadas como ferramentas que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem, pois são tecnologias que fazem parte do cotidiano de discentes e docentes e ignorar o uso dessas ferramentas é tentar ignorar o desenvolvimento tecnológico e social do qual todos estão inseridos e dos quais somos influenciados de algum modo, seja com maior ou menor intensidade. Os inúmeros programas de podcasts espalhados por diversas plataformas pelo mundo são a prova de que eles são uma tecnologia amplamente difundida e que abordam temas diversos para públicos variados, abordando e debatendo questões sociais, políticas, sobre saúde, entretenimento, Literatura e uma gama de outros assuntos como vemos a seguir no trabalho de Freire (2013). A diversidade temática constatada nos programas faz com que eles costumem abordar assuntos normalmente ignorados em outros âmbitos tecnológicos, sociais ou mesmo escolares (Freire, 2013, p. 104) No decorrer do desenvolvimento do projeto, os residentes formandos irão gravar podcasts voltados para turmas do Ensino Médio, sobre obras e autores referentes as escolas literárias Portuguesa e Brasileira. O projeto do podcast “De Camões a Clarice”, será dividido em dois momentos: ● 1ª e 3ª semana de cada mês - Os sete residentes desenvolverão um Diário de Leitura, na qual abordarão uma obra literária referente a Escola Literária daquele mês. ● 2ª e 4ª semana de cada mês - Os residentes divididos em dois grupos, um com 4 e outro com 3, desenvolverão Mesas Redondas na qual discutirão sobre a Escola Literária, características e acerca das obras trabalhadas pelos residentes naquele mês. Durante os meses de julho a novembro para que o podcast possa auxiliar e estar presente durante os dois bimestres finais de 2021 dos discentes dentro da escola. O projeto do podcast será desenvolvido pelos residentes formandos (Ana Paula, Antonia Isadora, Francisca Vitória, Isamara Souza, José Douglas, Maria Inês e Maria Jéssica), que ficarão responsáveis em desenvolver o material e disponibilizar aos discentes das escolas de Ensino Médio vinculadas ao Programa Residência Pedagógica (PRP), Escola Profissionalizante Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho e da Escola Grijalva Costa, que serão o público-alvo para ao qual o podcast se destina. O projeto será um material complementar de aula, encaminhado para os discentes ouvirem de modo assíncrono e que será disponibilizado nas plataformas digitais do YouTube e do Spotify, para que assim tenha uma capacidade de atender um público maior de discentes das escolas-campo. RECURSOS: ● Livros físicos e e-books, das obras escolhidas pelos residentes para o desenvolvimento do projeto; ● Celular com gravador de áudio; ● Computador; ● Internet; ● Aplicativo para edição de áudio. O podcast “De Camões a Clarice” terá duração de 5 meses, iniciando a partir do mês de julho de 2021 e finalizando em novembro de 2021.