Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Propostas e Planos na Redação ENEM - Simulações para as competências 2 e 3
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
17/08/2021
Previsão de Fim:
17/08/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Ritacy de Azevedo Teles
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ritacy de Azevedo Teles IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 17/08/2021 17/08/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A palestra "Propostas e Planos na Redação ENEM - Simulações para as competências 2 e 3" trará oportunidade de exercitação dos participantes no que tange à seleção de informações e argumentos para composição de um texto que comprove a coerência de pontos de vista e que torne procedente uma tese para o tema da proposta.
Justificativa
A familiarização do participante com as relações expostas é indispensável não só para o atendimento das competências 2 e 3 do Enem, mas também para o atendimento da competência 5, todas três importantes para o sucesso no exame. A competência 2 diz respeito à compreensão do tema sobre o qual os candidatos deverão produzir seus textos; à condição para acessarem repertórios socioculturais próprios, legítimos e produtivos que provem teses coerentes sobre o tema; à produção das partes próprias do texto dissertativo-argumentativo - introdução, desenvolvimento e conclusão - de modo proporcional. A competência 3 concerne à condição para seleção, organização e hierarquização de argumentos de modo que se defenda um ponto de vista e se possa apresentar uma ou mais sugestões de solução para o(s) problema(s) elencados(s). A competência 5 tange à condição para apresentar essa(s) sugestão(ões) com clareza, expressando não só a(s) ação(ões) necessária(s), mas também quem a(s) executará, como o fará, com que finalidade(s). Além disso, ainda é exigido do candidato que acrescente um detalhamento a qualquer um desses elementos. Vale lembrar que as três competências, interdependentes, correspondem, juntas, a 60% da nota da avaliação, bem como que, sem o seu domínio, não há texto, visto que não há coerência.
Público Alvo
Discentes, docentes e demais servidores dos "campi" do IFCE que não são proponentes do evento e de outras escolas, bem como qualquer pessoa que tenha interesse pelo tema.
Objetivo Geral
Promover ampliação e aplicação de conhecimentos de produção textual dissertativo-argumentativa para atendimento das exigências da prova de redação do Enem.
Objetivo Específico
Exercitar o planejamento de texto para o ENEM a partir das orientações e exigências das competências 2 e 3.
Metodologia
A palestra será realizada remotamente e terá duração de 1h30min. Após sua finalização, 30 (trinta) minutos serão utilizados para avaliação pelos apresentadores e colaboradores do evento, o que será feito a partir de suas apreciações e da consulta de formulários "online" preenchidos pelo público ouvinte. O intuito da avaliação é promover a melhoria dos eventos subsequentes e integrar esse público como atuante no atendimento a suas necessidades. Poderá haver convidados para discussão e aprofundamento do tema. Estudantes da Licenciatura em Letras do "campus" serão convidados a se envolver no evento para observação do ensino-aprendizagem de produção textual.