Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
1º Encontro do Ciclo de Atualização em Tecnologias Educacionais
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
07/10/2021
Previsão de Fim:
13/10/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Mala direta
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Apresentação
Encontro
Oficina
Palestra
Nome do Responsável:
Igor Lima Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Igor Lima Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 22/09/2021 28/09/2021
João Paulo Sousa de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/09/2021 13/10/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As tecnologias de informação e comunicação se apresentam como demanda constante ao longo da história da educação. Sempre associadas as mídias que predominam em cada momento histórico da sociedade, tais recursos impactam o ambiente escolar como formas de promover processo de aprendizagem de forma mais eficiente a atualizada com nosso tempo. Atualmente estamos diante várias inovações que estão prontas ou em implantação no cenário atual, cabendo às instituições de ensino a devida apropriação com vistas a manter a atualização diante dos impactos que estão postos ou por vir. Ao longo várias tendências educacionais estivemos diante de práticas de ensino tradicionais que compuseram movimentos relacionados a didática e formação docente por meio dos mais diversos escopos teóricos. Usar tecnologias educacionais nos dias atuais, diante da diversidade e potencialidade dos recursos que estão a nossa disposição requer, prioritariamente, a fundamentação teórica cabível de acordo com a o referencial pedagógico proposto. Desde a década de 1990, o Brasil segue na tentativa de constituir a inclusão digital no cenário escolar com pouco sucesso. Os Personal Computers (PCs) chegaram nos espaços corporativos, médicos, e na gestão escolar com certa rapidez, respondendo a demanda por processamento de dados que aconteciam manualmente. Rapidamente percebe-se a o potencial educacional para veiculação de conteúdo e construção de prática educativas que aprimorem os processos de aprendizagem por meio de vertentes teóricas por vezes instrucionistas, em outros momentos construcionista. Programas de computador (softwares) são desenvolvidos com base nessas duas abordagens, criando enciclopédias virtuais em discos compactos(CD/DVD), e programas tutoriais de ensino apresentam formas de "transmissão" de conteúdos de forma mais inteligente. Ao mesmo tempo temos simuladores criados para permitir o controle do estudante na manipulação de fenômenos a serem estudados, bem como o acesso a ambientes de programação, permitindo o protagonismo e centralidade dos discentes nas práticas educacionais apoiadas pelo uso do computador. Em menos de 10 anos a internet se popularizou tornando ilimitada o acesso a conhecimentos, conteúdos e interações ao redor do mundo. A educação encontrou-se diante de um novo paradigma de oportunidades que ainda demanda várias formas de aproveitamento. A formação docente tem seu papel fortemente marcado pela necessidade de crianção das condições formativas para que docente, gestores, comunidade escolar possam fazer o maior e melhor uso da evolução tecnológica que acelera a cada dia no Brasil e no mundo.
Justificativa
Hoje, no contexto do ensino remoto causado pela Pandemia de COVID-19, estamos diante do desafio de prestar resposta rápida e eficiente as imposições que o distanciamento social, suspensão de aulas presenciais, e ausências de práticas nos ambientes escolares no situam. Assim, dentro dos 17 ODS da Agenda 2030 da ONU temos os aspectos de nossa proposta encontrando consonância no item 4. Educação de qualidade para melhor qualificar docentes para uso dos recursos tecnológicos que temos a disposição, bem como o item 10. Redução das desigualdades ao criar melhores condições de acesso a educação por meio do aprimoramento do trabalho docente. O primeiro encontro apresentará a ferramenta Conferência Web, disponível pela Rede Nacional de Pesquisa a todas as instituições públicas federais e estaduais. Os recursos dessa ferramenta serão explorados com objetivo de subsidiar as ações docentes no contexto do ensino remoto e Educação a Distância, bem como ações relacionadas a currículos que adotem o ensino híbrido.
Público Alvo
Docentes, discentes e comunidade escolar da rede de educação básica.
Objetivo Geral
Qualificar pessoas para o uso da Ferramenta Conferência Web nos processos de ensino e aprendizagem por meio de Ciclos de oficinas tecnológicas.
Objetivo Específico
Apresentar os recursos tecnológicos da Conferência Webdisponíveis aos docentes para uso no contexto do ensino remoto Promover formação por meio de diálogos formativos em ciclos de atualização para o seu uso em atividades síncronas. Aprimorar a prática de ensino e os processos de aprendizagem por meio da formação docente para aulas online.
Metodologia
O projeto consistem na realização de um ciclo de Ciclo de Atualização em Tecnologias Educacionais Digitais, contemplando 4 recursos tecnológicos que encontram-se a disposição dos docentes atualmente. O ciclo é composto de 4 encontros de duas horas de duração para apresentação dos recursos, esclarecimento de dúvidas, avaliação de potencial e diálogo sobre práticas possíveis. Os encontros virtuais acontecerão por meio de reuniões online na plataforma Conferência Web, dentro de uma comunidade criada especificamente para o público inscrito. Ao final de cada encontro serão avaliados os aspectos relacionados aos potenciais de cada ferramenta, metodologia de apresentação, práticas de ensino possíveis e impacto no contexto educacional.