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Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Clube de Leituras Afroameríndias
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Étnico-raciais
Data de Início:
30/10/2019
Previsão de Fim:
30/10/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
150
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
São Gonçalo do Amarante
Paraipaba
Paracuru
Caucaia
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Iara Saraiva Martins
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Allan Jonanthan Gomes de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 30/10/2020
Arliene Stephanie Menezes Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2019 30/10/2020
Cristina Ferreira Gino IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2019 30/10/2020
Fernanda de Lima Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 30/10/2020
Francisco Dhemeson Sousa Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 30/10/2020
Francisco Kauã de Almeida Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 30/10/2020
Iara Saraiva Martins IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/10/2019 30/10/2020
Ileane Oliveira Barros IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2019 30/10/2020
Karlane Holanda Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2019 30/10/2020
Laila Pinto Uchoa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 30/10/2020
Paulo Gomes Barroso IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 30/10/2020
Renata Jorge Vieira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2019 30/10/2020
Sara Barroso Camilo Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 30/10/2020
Sinara Socorro Duarte Rocha IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2019 30/10/2020
Stéphany Rafaella das Neves Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 30/10/2020
Taina Gois dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 30/10/2020
Vitor Mendes da Silva Farias IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 30/10/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Leituras étnico-raciais Programa
Apresentação
O projeto Clube de Leituras Afroameríndias se estrutura dentro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do campus Paracuru. Com perspectiva de elencar uma série de ações de divulgação da literatura africana, afro-brasileira e indígena, o projeto se articula ao programa de extensão Leituras étnico-raciais.
Justificativa
A literatura africana, afro-brasileira e indígena foi historicamente marginalizada e não inserida dentro do circuito oficial de divulgação literária nas escolas. Uma educação voltada para as relações étnico-raciais se ancora na divulgação do pensamento africano, afro-brasileiro e indígena em todas as suas esferas. A lei 11645/2008 indica que os conteúdos programáticos devem incluir diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir de seus grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. Dessa forma, a divulgação da literatura afroameríndia se justifica com base na legislação educacional brasileira, no sentido promoção da educação para as relações étnico-raciais, promoção de igualdade e justiça e divulgação da cultura afroameríndia.
Público Alvo
-Estudantes de escolas públicas -Comunidades paracuruense -Professores de escolas públicas -Profissionais que trabalham nas áreas de inclusão, promoção da igualdade e equiparação social.
Objetivo Geral
-Promover a literatura afroameríndia na cidade de Paracuru, região do Vale do Curu e adjacências
Objetivo Específico
- Incentivar a produção da escrita por estudantes e membros da comunidade negros/as e indígenas -Identificar os traços representativos das comunidades africanas, afro-brasileiras e indígenas na literatura
Metodologia
- Seleção semestral de autores afroameríndios -Encontros mensais do clube de leitura -Debate e síntese dos participantes sobre as obras -Participação de mediadores externos -