Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
ALUNO EMPREENDEDOR NA INCUBADORA DO IFCE CAMPUS TIANGUÁ
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
15/10/2021
Previsão de Fim:
15/04/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital de extensão - fomento para Incubadoras
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Necio de Lima Veras
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Natalia Rodrigues da Cunha IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/10/2021 15/03/2022
Necio de Lima Veras IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/10/2021 15/03/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
SEBRAE Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A incubadora do IFCE é uma ferramenta pedagógica que possibilita impactos positivos na região a partir da contribuição na geração de novos negócios, movimentação da economia local e o despertar do interesse da cultura empreendedora da região. O Programa de Incubação de Empresas do IFCE é coordenado pela PROEXT e também integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) por meio do planejamento estratégico do campus com objetivos, metas e ações, concentrando-se em um programa de incubação em três modalidades: pré-incubação, incubação residente e não-residente. Este projeto visa transformar, a partir do fortalecimento da atual incubadora de empresas, a área do empreendedorismo em uma prática cotidiana no campus de Tianguá, potencializando e ampliando parcerias. Ao fortalecer a Incubadora de Empresas do campus, atua-se especialmente no suporte aos alunos e egressos dos cursos regulares da instituição, que tenham uma ideia de negócio a fim de transformá-la em oportunidade para inserção no mercado. A incubadora oferta consultoria, orientação técnica e gerencial, laboratórios compartilhados e infraestrutura básica composta de recepção, acesso à internet e uma sala de reuniões. Com isso, partindo da necessidade de apoio para realização de atividades relacionadas com o tema empreendedorismo, sobretudo, de demandas da Incubadora, o presente projeto trata da oferta de bolsa atuação discente em atividades de suporte aos serviços ofertados pela incubadora do campus de Tianguá. Entende-se por apoio para a realização de atividades relacionadas com o tema empreendedorismo, atuação na divulgação, organização e desenvolvimento de ações empreendedoras, tais como minicursos, palestras e oficinas. Espera-se, assim, além de propiciar suporte à incubadora a partir de suas demandas, contribuir com a formação do discente que atuar na condição de bolsista.
Justificativa
O projeto atuará frente às ações da incubadora no campus na medida em que a mesma contempla um espaço empreendedor na perspectiva de fornecer suporte aos alunos e egressos dos cursos regulares da instituição, que tenham uma ideia de negócio a fim de transformá-la em oportunidade e que venha atender aos desafios do mercado da região. A incubadora visa promover a permanência do aluno e egresso na região em que eles estão inseridos, na medida em que o mesmo terá a oportunidade de orquestrar um negócio atuando na região, gerando trabalho e renda e contribuindo para o desenvolvimento local. Dessa forma, a incubadora é relevante, ainda, pois está alinhada à vocação produtiva, social, empresarial e cultural da região, a saber, nos segmentos do agronegócio, tecnologia de informação, educação e serviços frente às empresas nascentes oriundas de clientes orquestrados de alunos e egressos da instituição, que atendam a uma proposta de negócio a ser configurada na região. A incubadora, todavia, está atrelada à pesquisa aplicada junto ao núcleo de pesquisa do campus de Tianguá em parceria interna com a coordenação de pesquisa, na medida em que estará aproximando-se de empresas da região e identificando soluções tecnológicas. A incubadora engloba um universo de aproximadamente 1000 discentes e 500 egressos, todos considerados potenciais empreendedores sob a óptica da incubadora. Assim, na impossibilidade atual de contratação ou deslocamento de um técnico para esse tipo de atividade de suporte e apoio para a incubadora, existe a demanda de que algum bolsista possa prestar suporte, mediante orientação na realização de suas atividades, promoção de minicursos e desenvolvimento de ações empreendedoras.
Público Alvo
Alunos egressos
Objetivo Geral
Implantar uma bolsa remunerada estudantil para atuação na incubadora de empresas do IFCE Campus Tianguá no suporte às ações vinculadas aos serviços ofertados pela incubadora ao público de discentes e egressos do IFCE, Campus Tianguá.
Objetivo Específico
a) Proporcionar a ampliação da política empreendedora do campus por meio da incubadora; b) Ampliar a prospecção do empreendedorismo na comunidade interna com alunos, servidores e comunidade externa junto aos alunos egressos; c) Estimular a inovação tecnológica em direção à propriedade intelectual por meio da discussão científica entre alunos do campus, empresas locais e instituições de ensino externas pertencentes à macro região do projeto; d) Fomentar a emersão de ideias empreendedoras a partir de eventos internos e externos ao campus junto à comunidade; e) Propiciar a aprendizagem pelo uso, individual ou coletivo, de ambientes produtivos do Campus.
Metodologia
O bolsista atuará vinculado à incubadora do campus, apoiando ações estratégicas adotadas como etapas processuais em conformidade com o Plano de Ação da Incubadora durante seis meses, conforme quadro abaixo. O bolsista participará de atividades como entrevistas, divulgações, monitoramentos, organização de eventos e reuniões, além de poder propor cursos, treinamentos ou eventos com base em demandas identificadas.