Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Minimizar os impactos escolares durante a pandemia no ensino básico - 2020-2021
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação no Campo
Data de Início:
11/10/2021
Previsão de Fim:
11/01/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
15
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Vanda Silvino da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Bruno Jesus Moreira do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/10/2021 11/01/2022
Felipe Gonçalves Claudio Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/10/2021 11/01/2022
Guilherme William Leite dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/10/2021 11/01/2022
Maria Janislainy de Souza Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/10/2021 11/01/2022
Mariana Ferreira de Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/10/2021 11/01/2022
Maria Vanda Silvino da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 11/10/2021 11/01/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Esse projeto se faz necessário para que se possa contribuir para a diminuição dos problemas causados à educação em virtude da pandemia de Covid-19, e em conformidade com o Decreto Nº 34.173, de 24 de julho de 2021. Mantém as medidas de isolamento social contra a COVID-19 no Estado do Ceará, com a liberação de atividades. Diário oficial do estado. Fortaleza, 24 de julho de 2021 mesmo que em pequenas proporções. Assim, será voltado para crianças e pré-adolescentes do Ensino Fundamental, a relevância deste trabalho consiste no fato de poder contribuir para o melhoramento dos alunos carentes de nossa rua, comunidade, bairro, cidade, ou seja, contribuir com as pessoas que estão à nossa volta. A realização dessa proposta, em diferentes localidades, se justifica, pois, vendo a atual situação de Pandemia por Coronavírus, podemos perceber que houve um prejuízo na educação, percebendo a dificuldade de crianças e adolescentes em participar das aulas online; com o ensino remoto torna-se mais difícil chamar a atenção de crianças e adolescentes, causando assim um déficit na educação. Uma parte da proposta deste trabalho será realizada no Sítio Bananeiras situado na zona rural da cidade de Caririaçu-Ce. A comunidade é composta por famílias de baixa renda, que em sua maioria sobrevivem da agricultura familiar e do benefício Bolsa Família. o projeto também abrange o bairro Tiradentes na cidade de Juazeiro do Norte-CE, O projeto também será desenvolvido na Cidade de Juazeiro do Norte-CE no bairro Antônio Vieira. Parte da aplicação deste projeto ocorrerá na Rua Caminho do Horto, Bairro Horto, em Juazeiro do Norte, no estado do Ceará. No Sítio Taquari, Município de Jardim, também será realizado parte dessa proposta. Esse Sítio se caracteriza por uma comunidade que subsiste à base da agricultura familiar e possui apenas uma escola, que no momento se encontra fechada parte devido às questões da pandemia e outra parte por questões próprias. Esse presente trabalho, também será aplicado no distrito estrela no município de Barbalha, para melhorar os impactos educacionais ocasionados pela pandemia, frente as dificuldades na compreensão e concentração dos alunos. Devido a defasagem que ocorreu no ensino por causa da pandemia iremos desenvolver um projeto social para amenizar esses problemas. Realizando um acompanhamento especializado que alguns estudantes necessitam. Irei desenvolver esse projeto na cidade de Juazeiro do norte CE no bairro Antônio Vieira com estudante de baixa renda e que tem apenas um aparelho celular para acesso à internet.
Justificativa
Atendendo ao decreto do Estado, O presente projeto será desenvolvido por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Juazeiro do Norte, sob a orientação da professora Ma. Maria Vanda Silvino da Silva. O projeto tem o intuito de, através de algumas ações que desenvolveremos, proporcionar a alunos do Ensino Básico, com enfoque aos do Ensino Infantil e Fundamental 1, apoio no tange a seu desenvolvimento cognitivo em alguns aspectos que discorreremos no desenrolar do trabalho, em que podemos dizer que foi diretamente afetado pelas problemáticas e restrições que foram impostas pela pandemia do Covide 19. Seguindo esse raciocínio, é de conhecimento geral que as escolas foram fechadas para que fosse possível conter o agravamento dos problemas trazidos pela proliferação do novo vírus. Dessa forma, o ensino brasileiro sofreu um grande abalo, fazendo com que muitos alunos se atrasassem nos conteúdos de maneira geral. Para contribuir com as dificuldades geradas durante a pandemia com o ensino remoto, essa pretende alcançar os municípios de diferentes localidades da região do cariri a saber: Município de Jardim - Sítio Taquari; Município de Caririaçu- Sítio Bananeiras; Município de Juazeiro do Norte; Município de Barbalha- Distrito estrela.
Público Alvo
Crianças e pré-adolescentes em fase de letramento da rede pública com dificuldades de aprendizagens - (localidades, zona urbana e rural)
Objetivo Geral
Prestar assistência educacional a alunos do ensino básico, tais alunos em condições de vulnerabilidade que sofreram perdas na sua aprendizagem, durante o ensino remoto no período da pandemia do Covid-19, de modo a diminuir consideravelmente as carências educacionais.
Objetivo Específico
Selecionar alunos com defasagem na aprendizagem para serem assistidos. Diagnosticar o nível de dificuldade da criança ou pré-adolescente na dificuldade da aprendizagem; Planejar os conteúdos; Marcar encontros semanal, Acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem; Avaliar diagnosticar durante todo o processo e no final.
Metodologia
O método de trabalho prático junto aos alunos dos anos iniciais da rede pública de ensino, com procedimentos da aplicação prática de ensino, acompanhamento das atividades escolares, identificação das dificuldades de aprendizagem, interação de dinâmicas, utilização de recursos didáticos e paradidáticos. Acompanhamento individual ou em dupla, utilização de interpretação de texto, enunciados da linguagem matemática, jogos, dadas ações que serão feitas e que nortearão o desenvolvimento.