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Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
O ensino de Ciências no contexto de pandemia e aulas remotas: uma alternativa metodológica para auxiliar professores e estudantes na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
13/10/2021
Previsão de Fim:
05/05/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
60
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Programa de Mentoria Acreditar
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Emanuelle de Souza Barbosa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Benedita de Sales Martins IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 13/10/2021 05/05/2022
Emanuelle de Souza Barbosa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 13/10/2021 05/05/2022
Francisca Maria Lima do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 13/10/2021 05/05/2022
Leonardo dos Reis e Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 13/10/2021 05/05/2022
Melina Yara Del Mar Cantillo Castrillon IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/12/2021 02/03/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 7.200,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Com a chegada do ensino on-line, em virtude da Pandemia de Covid-19, houve grandes mudanças na estratégia do ensino brasileiro. Com a expansão de novas metodologias de ensino em ambientes formais e informais, juntamente com a crescente popularização da internet, observa-se o surgimento de novos materiais didático-pedagógicos com grande potencial para a educação brasileira. Por outro lado, sabendo que muitos estudantes consideram o ensino de Química difícil e de grandes dificuldades de compreensão, e por conta das aulas on-line essas dificuldades aumentaram significativamente devido a vários fatores, alguns deles são relacionados às metodologias e disponibilidade de recursos didáticos durante as aulas. É nesse cenário que o presente projeto busca de forma qualitativa desenvolver e divulgar salas de aula interativas com links clicáveis, que auxilie na metodologia e estratégias de ensino do professor diante do desafio do ensino remoto e também durante o ensino presencial. Dessa forma, com a utilização de salas de aula interativas, professores e alunos poderão desenvolver uma melhor aprendizagem dos conteúdos de química e promoverá autonomia durante as aulas, tanto online como em aulas presenciais, entendendo que as aulas interativas podem funcionar muito bem como uma extensão das aulas presenciais. Logo, utilizando-se do método de ensino como ponto análogo para observar as dificuldades de compreensão dos conteúdos de química do ensino médio, e apoiando-se na compreensão de que a criação de materiais apropriados e ricos em recursos proporcionam as mais diversas experiências para o usuário, a criação de salas de aula interativas com links clicáveis como recurso pedagógico dentro da área de ciências naturais pode, de maneira efetiva, facilitar o desenvolvimento da aprendizagem significativa, possibilitando a contextualização de temas tratados com maior dificuldade de entendimento, conforme os educandos, permitindo a interatividade e a interdisciplinaridade.
Justificativa
Diante da crise na saúde pública e de medidas de restrição ao contato social vivenciadas em decorrência da Pandemia causada pela COVID-19 várias áreas sociais foram afetadas diretamente, entre as quais encontra-se a educação. Entidades como a Organização Mundial de Saúde solicitaram que medidas de distanciamento social fossem adotadas como forma de diminuir os impactos do vírus. Desse modo, um inédito processo de organização educacional foi implementado, baseado em grande medida em plataformas tecnológicas como suporte para oferta das atividades educacionais. Este cenário é o pano de fundo no qual o projeto aqui exposto foi desenvolvido e para o qual se propõe a colaborar. Sabe-se que todo processo educativo é constituído de vários elementos, dentre os quais podemos destacar, a relação interpessoal entre professor e aluno, os diferentes ritmos de aprendizagem de cada estudante, as metodologias utilizadas em sala de aula, tanto presencial quanto on-line, os materiais didáticos escolhidos, as estratégias pedagógicas que cada professor dispõe para ensinar, entre vários outros fatores. Diante do exposto, ao analisar o atual contexto pandêmico que a educação está enfrentando, percebe-se que nem sempre os professores contam com condições para associar as estratégias pedagógicas formuladas em suportes tecnológicos aos conceitos científicos necessários no ensino de Química. Conceitos estes que necessitam ser ensinados de maneira a favorecer e potencializar a compreensão dos alunos sobre o estudo em questão e a relação que apresenta com sua vida cotidiana, suas necessidades, problemas e interesses. Contudo, por mais que os professores se esforcem para aproximar os temas curriculares com a realidade dos discentes, não só durante as aulas remotas como também nas aulas presenciais, em muitas situações prevalece um trabalho pedagógico fragmentado e dissociado da vida concreta e particular dos estudantes. Vale ressaltar que a concepção desarticulada sobre os conteúdos não deve ser vista necessariamente como uma limitação exclusiva dos professores, pois tal concepção caracteriza não só o modo como muitos currículos de formação docente são estruturados, mas também a forma como o saber científico de modo geral é compreendido. Este fato, não contribui para que os estudantes apropriem-se de um conhecimento significativo para suas vidas e demonstram muito desinteresse e dificuldades na aquisição da aprendizagem. Nesse pressuposto, o ensino de Ciências nem sempre obtém o êxito necessário que promova a consolidação dos saberes ensinados. Em muitos casos os estudantes consideram os conteúdos da disciplina de Química, pertencente a área de Ciências da Natureza, complexo, abstrato, pragmático e desmotivador, tornando cada vez mais difícil o processo de entendimento dos conceitos. É nesse sentido, que se propõe a aumentar o leque de alternativas didáticas para o ensino dessa ciência, tanto no ensino remoto quanto no ensino presencial. O intuito é produzir materiais relevantes e bem fundamentados do ponto de vista teórico, didático e metodológico, para subsidiar o processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para professores e alunos interagirem de forma didática, facilitando a compreensão de conceitos considerados difíceis por muitos estudantes. Logo, a fim de contribuir com o uso de novas metodologias digitais alternativas em tempos de pandemia e ensino híbrido, o projeto visa propor, de maneira satisfatória e singular, a utilização de recursos on-line que possam auxiliar professores e alunos do Ensino Médio, tanto durante o ensino remoto quanto pós pandemia, servindo como um suporte e estratégia pedagógica para ensinar Ciências da Natureza. Diante do exposto, a proposta traz como objetivo geral produzir salas de aula interativa com links clicáveis, que auxilie na metodologia e estratégias de ensino do professor diante do desafio do ensino remoto e também durante o ensino presencial, uma vez que são ferramentas digitais de apoio pedagógico que podem ser utilizadas em qualquer cenário educacional, e também na interação dos alunos com a aula, além de oportunizar um espaço onde ocorram situações de aprendizagem que facilite a compreensão de conceitos químicos de forma inovadora e divertida. Posteriormente, com o intuito de facilitar a abrangência do material didático ao público-alvo, será criado um Blog educativo para o armazenamento e divulgação de todo o conteúdo.
Público Alvo
Professores e Estudantes da Educação Básica
Objetivo Geral
Produzir salas de aula interativa com links clicáveis, que auxilie na metodologia e estratégias de ensino do professor diante do desafio do ensino remoto e também durante o ensino presencial,
Objetivo Específico
- Caracterizar através de levantamento bibliográfico quais os principais temas que geram dificuldades na disciplina de Química; - Confeccionar material didático-pedagógico a ser disponibilizado aos professores; - Contribuir com a construção de estratégias metodológicas que auxiliem estudantes e professores.
Metodologia
A produção do recurso pedagógico seguirá as seguintes etapas: 1) Sondagem dos assuntos considerados mais difíceis de Química abordados no Ensino Médio; 2) Levantamento bibliográfico, textos, artigos, sites, teses, monografias etc.; 3) Produção dos textos que serão incorporados nas salas interativas; 4) Produção das videoaulas que também serão incorporados às salas de aula; 5) Produção das salas interativas, para cada assunto será elaborado uma sala de aula no ambiente virtual apresentações google; 6) Construção do blog educativo; 7) Armazenamento das informações nas salas interativas e divulgação do material em todos os meios de comunicação digital, site do IFCE, Instagram, Facebook, etc.. Serão realizadas momentos online entre a equipe participante de momentos para alinhamento e desenvolvimento da proposta, espera-se que seja também um momento de construção coletiva e avanços. Cada mentorado será orientadode maneira online com intuito de de desenvolver a proposta, visto as sugestões e ideias para cada etapa ao longo do calendário e das etapas do edital. Cada etapa do Período de mentoria online terão workshops que tratarão de uma temática que apresentará o que será cada período: ● Período 1 de mentoria online - Amadurecimento e desenvolvimento da ideia – 21/09 a 30/10/2021 Workshop 1 –“Ideação: Gerando ideias” – 30/09/2021 - (Item 11.3 do edital). Entrega 1 – Amadurecimento e desenvolvimento da ideia – 08/11/2021 - Ambiente de Acompanhamento das Propostas do Acreditar ● Período 2 de mentoria online - Viabilização da proposta – 12/11 a 17/12/2021 Workshop 2 - Sugestão: “A ideia na prática” – 18/11/2021 - A ser planejado e executado pelo mentor(mentora) no Campus da proposta. Entrega 2 –Proposta versão 1.0 - Plano de Desenvolvimento – 22/12/2021 - Ambiente de Acompanhamento das Propostas do Acreditar ● Período 3 de mentoria online – Aplicabilidade – 01/02 a 01/03/2022 Workshop 3 – Sugestão: “Indicadores de sucesso” – 01/02/2022 - A ser planejado e executado pelo mentor(mentora) no Campus da proposta. Entrega 3: Proposta versão 2.0 – Aplicabilidade da proposta – 07/03/2022 - Ambiente de Acompanhamento das Propostas do Acreditar ● Período 4 de mentoria online – Finalização – 15/03/2022 a 15/04/2022 Entrega 4: “Apresentação final da proposta com ajustes” – 22/04/2022 - Ambiente de Acompanhamento das Propostas do Acreditar e produção do vídeo de apresentação. ● Apresentação - Banca Avaliadora – 05/05/2022 - (Item 11.3 do edital).