Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
ATIVIDADES DE APOIO AO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA ITINERANTE
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
22/10/2021
Previsão de Fim:
09/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Seminário
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renivaldo Sodre de Sena
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriano Erique de Oliveira Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 15/10/2021 09/12/2022
Antonia Ecleúbia Batista de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/10/2021 09/12/2022
Francisco Sildemberny Souza dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/10/2021 09/12/2022
Gustavo Brito da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/10/2021 09/12/2022
Juan Marco Alves Morais Feitosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 15/10/2021 09/12/2022
Kiara Lima Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/10/2021 09/12/2022
Maria do Socorro Araujo Vale IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 15/10/2021 09/12/2022
Pedro Abílio Dota de Mesquita IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/10/2021 09/12/2022
Renivaldo Sodre de Sena IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/10/2021 09/12/2022
Silvia Xavier Saraiva Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/10/2021 09/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os números e dados mostram uma defasagem no aprendizado dos estudantes de todos os níveis do ensino básico. Um ponto importante nessa discussão é que os estudantes enfrentam grandes dificuldades no processo de aprendizagem da disciplina. Os motivos são muitos: ausência de pré-requisitos, ensino da Matemática dissociado do cotidiano e até mesmo problemas na transmissão dessa ciência. Nessa direção, o presente projeto tem o objetivo desenvolver atividades e construção de materiais que contribuam para facilitar o ensino da Matemática. Além disso, o projeto propõe aplicar tais matérias em aulas experimentais em escolas de ensino básico da região de abrangência. Ademais, esta ação contribuirá para a melhor formação de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e de Estudantes do Ensino Técnico integrado envolvidos no projeto. Para a construção dos materiais utilizaremos tanto materiais recicláveis quanto materiais obtidos por eventual financiamento do IFCE ou externo. Tais materiais deverão contribuir para a construção do acervo do Museu Itinerante do Laboratório de Ensino de Matemática.
Justificativa
Em geral a Matemática é ensinada de maneira abstrata, sem a utilização, quando possível, de materiais concretos ou associação com a realidade. Isso contribui para falta de interesse dos alunos pela Matemática e dificulta o entendimento da mesma, que muitas vezes, é tida como uma disciplina complicada. Os dados do Sistema de Avaliacção da Educação Básica (Saeb) mostram o baixo aprendizado de matemática e justificam as ações desse projeto. Um outro lado a ser levado em consideração no projeto é a formação dos estudantes da Licenciatura e Matemática envolvidos na ação. Tal projeto deverá movimentar as escolas participantes bem como os estudantes que se envolverem. É importante destacar algumas possíveis contribuição do projeto: 1. Melhor formação dos estudantes da Licenciatura; 2. Melhor Formação dos estudantes das escolas participantes; 3. Divulgação do trabalho do IFCE para a comunidade; 4. Contribuição a Permanência e êxito dos estudantes do IFCE envolvidos.
Público Alvo
Estudantes de escolas do ensino básico selecionadas para participar do projeto nas cidades de abrangência, isto é, nos municípios de Fortaleza, Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte.
Objetivo Geral
Contribuir para o ensino da Matemática e para a formação de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática.
Objetivo Específico
Facilitar o aprendizado de Matemática e o ensino da mesma, bem como despertar o interesse dos estudantes para estudar matemática e formar um acervo para um Laboratório de Ensino de Matemática Itinerante no Ceará.
Metodologia
O projeto se dará em duas partes. Primeira parte: Online, teremos estudos orientados, seminários, aulas expositivas e pesquisas de tópicos e conteúdos para a construção dos materiais. Nessa fase, será realizado uma pesquisa para determinar os conteúdos que os estudantes do ensino básico das escolas participantes do projeto mais tem dificuldades e já iniciaremos a construção de alguns modelos. Essa etapa ocorrerá via plataforma do meet, e utilizaremos formulários para pesquisa. Segunda etapa: Construção de outros modelos e, se for possível a execução presencia, será realizado aulas testes com as escolas participantes. Após a formação de um certo número de peças do acervo, será realizado exposições dos materiais em escolas e nos próprios campi participantes do projeto.