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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Condições higiênico-sanitárias dos pescados: atuação dos discentes dos cursos do Eixo de Produção Alimentícia do IFCE- campus Sobral.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Regional
Data de Início:
20/10/2021
Previsão de Fim:
30/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Mirla Dayanny Pinto Farias
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Beatriz Silva Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 30/01/2022
Ana Camila de Oliveira Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/10/2021 21/02/2022
Ana Lívia Loiola Pontes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/04/2023 01/06/2023
Ana Lucia Feitoza Freire Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 28/09/2022 30/12/2022
Ana Lúcia Holanda Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/04/2023 01/06/2023
Andreia Firmino de Mesquita IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/08/2022 30/03/2023
Andressa Mota Siqueira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/05/2022 01/07/2023
Angélica Marques Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/03/2022 30/09/2022
Antonia Laísla Vieira Coutinho IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/04/2023 01/06/2023
Antonia Mayara Pereira de Olivindo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 30/01/2022
Antonio Carlos Ferreira Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 30/01/2022
Antônio Miquéias de Oliveira Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/04/2023 01/06/2023
Antonio Ruan Silva Rodigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/10/2021 21/02/2022
Antonio Willian de Oliveira Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/04/2023 01/06/2023
Carla Soraia Fonteles Ferreira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/03/2022 30/09/2022
Claudio Vasconcelos Bessa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 30/01/2022
Creuza Gleice Nascimento Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/08/2022 30/03/2023
David de Sousa Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/08/2022 30/03/2023
Deise Pimenta de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/03/2022 01/07/2023
Diego Costa da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/04/2023 01/06/2023
Edinara Maria de Franca Aguiar IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 30/01/2022
Emily Suzete Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/03/2022 01/07/2023
Fabiana Brito Azevedo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/04/2023 01/06/2023
Felipe Costa de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 27/03/2023 30/07/2023
Geilson Rodrigues do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 30/01/2022
Gustavo Sousa Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/08/2022 30/03/2023
Gyselle Maria Lima Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 30/01/2022
Iara Pereira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/05/2022 01/07/2023
Indianara Caetano de Paula IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 30/01/2022
Islan Cruz Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 30/01/2022
Jacqueline da Silva Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 30/01/2022
Joao Bruno Guilherme Mendes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 27/03/2023 30/07/2023
Johnatan Rodrigues de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/03/2022 30/09/2022
Jose Alex de Sousa Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 30/01/2022
Juliana Teixeira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 30/01/2022
Lais Viana Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 27/03/2023 30/07/2023
Leane Ribeiro Barros IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/04/2023 01/06/2023
Leonardo Viana dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/03/2022 01/07/2023
Lucas Teixeira Carneiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 01/07/2023
Manoel Braga Pinto IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/08/2022 30/03/2023
Marcia Ferreira Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/04/2023 01/06/2023
Maria de Fátima Nunes Pinto IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 30/01/2022
Maria Eduarda Nobre do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 27/03/2023 30/07/2023
Maria Enalice de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 27/03/2023 30/07/2023
Maria Karen Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/08/2022 30/03/2023
Maria Keyciane Liberato Mendes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/08/2022 30/03/2023
Maria Nelyne Lopes dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/10/2021 21/02/2022
Maria Vanessa Prado de Abreu IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/08/2022 30/03/2023
Mariester Frota da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/08/2022 30/03/2023
Mateus Jonas Barbosa de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/04/2023 01/06/2023
Mirla Dayanny Pinto Farias IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 20/10/2021 30/12/2023
Paula Jordana dos Santos Jorge IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 30/01/2022
Pedro Iury Lima Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 30/01/2022
Priscila Sousa Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/08/2022 30/03/2023
Rafael da Silva Mesquita IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/03/2022 30/09/2022
Raiza Moraes Alcanfor IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 30/01/2022
Rayane Nicoly Araujo Carneiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 30/01/2022
Rebeca Ferreira Lima Guimaraes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/03/2022 30/09/2022
Regiane Marcelino de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/03/2022 30/09/2022
Renata Teixeira Alencar IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/10/2021 21/02/2022
Rômulo Melo Mesquita IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/11/2021 30/01/2022
Rosanna Maria Araújo Cisne IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/04/2023 01/06/2023
Taiane de Abreu Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/04/2023 01/06/2023
Tamires Mendes Viana IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/04/2023 01/06/2023
Thaiane Rodrigues Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/04/2023 01/06/2023
Thais Teta Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/03/2022 30/09/2022
Thiago Siqueira Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/08/2022 30/03/2023
Tiago Celio de Sousa Leite IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/04/2023 01/06/2023
Vinícius Marques Santos Barbosa LARVICULTURA FORTALEZA LARVIFORT LTDA Integrante Sem vínculo Não 3 20/05/2022 21/06/2022
Vitoria Ellen Xavier Mesquita IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/03/2022 30/09/2022
Vitória Emidio Ripardo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 27/03/2023 30/07/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Associações Sociais do Noroeste/CE- Rede Conectar Não
Prefeitura Municipal de Sobral- Mercado Público Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A palavra "pescado" engloba os peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, quelônios e mamíferos de água doce ou salgada, usados na alimentação humana (BRASIL, 1952). O pescado está entre os gênero de maior vulnerabilidade à deterioração, pois possuem alta atividade de água nos tecidos, alto teor de nutrientes, o que ajuda com que os microrganismos tenha uma ação rápida e destrutiva (LEITÃO, 1984). Devido a sua alta perecibilidade, se faz necessário uma manipulação adequada e a conservação do peixe em baixas temperaturas. Por esta razão, torna-se essencial a manutenção da cadeia de frio e a manipulação em condições sanitárias adequadas em toda cadeia produtiva (MACHADO et al., 2010; MOL; TOSUN, 2011). Peixes podem ser adquiridos em diversas formas de comércio. Em mercado de produção de alimentos, o de pescados, a qualidade dos produtos deixou de ser uma vantagem competitiva e se tornou requisito fundamental para comercialização. A implantação de controle de qualidade se faz necessário, mesmo em pequena escala. Uma das formas de atingir um alto padrão de qualidade é a implantação de ferramentas de gestão de qualidade como as Boas Práticas, que são um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos (PERETTI; ARAÚJO, 2010; WEYANDT et al., 2011). Para Cabral (2012), o processo de educação, participativo e discursivo, bem como seu constante aprimoramento é fator determinante para que se tenha um desenvolvimento local e contribuindo para uma mudança de valores de forma que seja possível perceber tais processos, sendo este um grande desafio, que deve ser assumido nos processos educativos, que tem o poder de disseminar conhecimentos acadêmicos, para fortalecer a busca do desenvolvimento. Segundo o Ministério da Pesca e Agricultura apontam um aumento no consumo de pescado per capita no país. Entre 2008 e 2009 esse aumento chegou a 08%. A pesquisa revela que 96% da produção nacional em 2009 foram comercializadas no mercado interno e consumida pelos brasileiros. Apenas 04% dos produtos foram destinados à exportação (BRASIL, 2010). Feiras livres são locais que possuem situações favoráveis para o crescimento e proliferação de micro-organismos. Os problemas encontrados estão muitas vezes relacionados com as más condições higiênico-sanitárias das bancas, dos produtores, dos produtos comercializados de maneira incorreta e dos feirantes (MATTOS et al., 2015). A comercialização de pescados em mercados públicos e/ou feiras livres é um atividade que necessita de atenção. No contexto do comércio varejista, o peixe faz parte do grupo de alimentos altamente perecíveis e, como tal, ações de vigilância sanitária são de grande importância garantir aos consumidores produtos com boa qualidade higiênico-sanitária (XAVIER, 2009).
Justificativa
A qualidade dos alimentos e a sua sanidade são de grande importância para o mercado consumidor (LIPPERT, 2016). Uma das questões principais para a saúde pública é a produção de alimentos que não cause doença para os consumidores, com qualidade e garantias de saúde. Para atender à segurança dos alimentos, existem resoluções que visam garantir a segurança dos alimentos, além de manter o controle higiênico-sanitário dos alimentos nos diversos processos de sua fabricação, neste contexto entra na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA, 2012). O livre mercado, apesar de resistir às inovações contemporâneas, sem acompanhar a evolução dos mercados e serviços ao consumidor na comercialização de alimentos, pode apresentar problemas preocupantes devido às suas deficiências higiênicas e sanitárias, porque nesses locais são mais frequentes. Os alimentos são expostos a várias situações que podem levar à contaminação, como manuseio inadequado, acondicionamento e armazenamento de alimentos de forma inapropriado (MARCHIORRI, 2015). Esses estabelecimentos precisam cumprir os padrões exigidos pela legislação, no que diz respeito às normas sanitárias, à origem e à implementação de estratégias relacionadas à comercialização e perspectivas de alimentos com qualidade, sabor e 3 embalagem adequados (AGOSTINHO, 2013). A qualidade sanitária dos alimentos depende do controle exercido sobre os riscos químicos, físicos e biológicos presentes em todas as etapas da cadeia alimentar, tendo inicio na produção e terminando no consumo (GÓES et al., 2001; SILVA, 2003 ). Para que um alimento não cause doença ao consumidor é imprescindível a aplicação das Boas Práticas, que são procedimentos a serem adotados, a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a adequação alimentar à legislação sanitária (BRASIL, 2004). Como a falta de higiene nem sempre é causada por recursos financeiros, mas pela falta de conhecimento, o investimento em treinamento de manipuladores é a melhor alternativa para garantir condições higiênicas e sanitárias adequadas (OLIVEIRA et al., 2008). De acordo com Pereira et al. (2009), são práticas de higiene que precisam ser cumpridas pelos manipuladores de alimentos desde a escolha até a compra dos produtos para utilização nas preparações de alimentos. Tendo em vista que no processamento do pescado todas as atividades desde a captura ou despesca, manipulação, estocagem e comercialização devem ser realizadas visando sempre a segurança e a qualidade do produto. É importante frisar que a capacitação é um assunto que se deve discutir e oferecer para que se tenha inclusão desses trabalhadores no mercado, além de que à capacitação possibilitar o crescimento sustentável regional, trabalho, renda e qualidade nos produtos oferecidos aos consumidores (RODRIGUES et al., 2013). Paralelamente promover ações que promovam a melhoria das condições higiênico-sanitárias dos pescados se faz muito necessária, e quando estas ações são realizadas por alunos inseridos em disciplinas ligadas a esta área, agrega um crescimento profissional com a ligação da teoria com a prática, interligação entre o ensino, pesquisa e extensão, além da transformação social destes e da comunidade externa beneficiada. A atuação de alunos em ações extesionistas foram vislumbradas pelo Ministério da Educação (MEC), quando estabelece através da Resolução n°7 de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/14. Estas ações foram designadas como Curricularização da Extensão que é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. Portanto as ações deste projeto estão em consonância com estas legislações atuais.
Público Alvo
- Peixarias que comercializam pescados na cidade de Sobral-CE; - Permissionários do Mercado Público de Sobral; - Pescadores da cidade de Varjota que fazem parte da Associação Sociais do Noroeste/CE- Rede Conectar.
Objetivo Geral
Melhorar as condições higiênico-sanitárias dos pescados, através de ações de curricularização da extensão, promovidas pelos alunos do Eixo de Produção Alimentícia (Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, Curso Técnico em Agroindústria e Especialização em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos) que fazem parte das Disciplinas ligadas a área de pescados (Tecnologia de Pescados e Derivados, Processamento de Pescados e Segurança na Cadeia Produtiva de Origem Animal).
Objetivo Específico
● Capacitar e/ou aperfeiçoar as práticas dos permissionários quanto à importância da adoção das boas práticas na comercialização dos pescados no Mercado Público; ● Orientar os empreendedores das peixarias sobre as boas práticas de comercialização dos pescados; ● Orientar os pescadores da cidade de Varjota e que fazem parte da Associação Sociais do Noroeste, sobre as boas práticas de manejo na despesca e transporte dos pescados. ● Melhorar a percepção dos alunos das disciplinas ligadas à área de pescados, fazendo com que os mesmos liguem a teoria à prática.
Metodologia
A metodologia consistirá nas seguintes fases: FASE 1: Apresentação entre a equipe de trabalho (coordenador do projeto, discentes e equipe responsável pelo mercado público e para os empreendedores das peixarias e associação) e explicações sobre o projeto. MÉTODO: reuniões através do google meet. FASE 2: Familiarização com o ambiente de trabalho (peixarias, mercado público e locais de despesca onde os pescadores trabalham). MÉTODO: visita guiada da coordenação do projeto e alunos neste locais. FASE 3: Avaliação do cumprimento das boas práticas exigido pela legislação conforme a RDC 216/2004 ANVISA e diagnóstico dos resultados da lista de verificação tanto no ato de fornecimento dos pescados, como no ato de armazenamento, exposição e comercialização dos pescados. MÉTODO: caso as atividades presenciais já estejam autorizadas, será realizado visita aos locais para observação das rotinas e aplicação de lista de verificação (Apêndice A) composta de 181 itens observacionais (não haverá abordagem de indivíduos), com as seguintes opções de respostas: “Adequado” (A) – quando o estabelecimento atende ao item observado, “Inadequado” (IN) – quando o estabelecimento não atende ao item observado e “Não se Aplica” (NA) quando o item for considerado não pertinente ao local pesquisado. Caso as atividades presenciais ainda não estejam liberadas, esta fase será realizada via remota, através de chamadas virtuais de vídeo. FASE 4: Classificação das áreas de pescado conforme a legislação sanitária (RDC 275/2002 ANVISA) e elaboração dos gráficos e tabelas. MÉTODO: tabulação dos resultados, análise dos dados e classificação de acordo com o percentual de adequação às exigências legais, sendo classificados no GRUPO 1 aquelas que atenderam entre 76 a 100% dos itens, GRUPO 2 aquelas que atenderam entre 51 a 75% dos itens e GRUPO 3 aquelas com 0 a 50% de atendimento dos itens, conforme preconizado pela RDC 275/2002 - ANVISA. FASE 5: Preparo da capacitação e/ou treinamento em controle higiênico-sanitário na comercialização de alimentos. MÉTODO: reuniões internas; pesquisas bibliográficas. FASE 6: Capacitação dos empreendedores das peixarias, permissionários do mercado público e pescadores da Associação. MÉTODO: reuniões pelo google meet (com palestras e dinâmicas de grupo) e produção de vídeos educativos elaborados pelos alunos. Caso as atividades presenciais já estejam autorizadas, esta fase será realizada no auditório do Centro de Convenções de Sobral-CE. FASE 7: Avaliação geral do projeto e elaboração do relatório final. MÉTODO: reunião interna com livre manifestação.