Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Coral do IFCE Maracanaú
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
20/11/2019
Previsão de Fim:
20/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
70
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Pacatuba
Maranguape
Maracanaú
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Davi Silvino Moraes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Davi Silvino Moraes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 20/11/2019 20/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O coral do Campus de Maracanaú é um projeto que visa integrar a comunidade, servidores e alunos do campus por meio da atividade do canto coletivo. Através do grupo coral objetivamos a confecção conjunta de espetáculos corais cênico temáticos anuais que serão apresentados na instituição, para o público da cidade e do entorno, e também realizar apresentações onde se fizer necessário a presença do coro. O Coral do Campus de Maracanaú será espaço de prática musical onde os participantes entrarão em contato com a técnica vocal, com a teoria musical, com a música vocal coletiva, com a música popular brasileira e também a música erudita universal, tanto antiga quanto atual, nacional e internacional. Também será proporcionado aos integrantes desse projeto a experiência transformadora da vivência estética oriunda do trabalho musical coletivo, na construção, integração e descobertas das potencialidades musicais individuais em prol da coletividade da atividade de fazer o belo, de fazer uma obra de arte onde todos são peças fundamentais de um processo artístico vivo e fluido. O Coral do Campus de pode se caracterizar também como uma escola que proporcionara uma formação musical prática e vívida aos seus integrantes.
Justificativa
“O Coro é uma experiência que faz gente. Uma lição de aprendizagem grupal, de descoberta do prazer de cantar e construir beleza, de vivência e tolerância e solidariedade, de prática e fruição da arte que sugere a força de transformação do corpo, alma e divindade. A experiência de cantar em coro anuncia que o futuro de um novo tempo já começou. O futuro de individualidades em plena liberdade de deixar-se acorrentar aos destinos de um projeto humano de ser, coletivamente. No coro, então, a gente sabe que esse ideal de humanidade é possível” (MORAES, 2007, p.138) Esse projeto se justifica primeiramente por sua capacidade de ser uma fonte de formação musica e vocal na cidade de Maracanaú, tão carente de centros gratuitos de ensino de música. A atividade coral tem como propriedade a integração e assimilação de conhecimentos de técnica vocal, teoria musical e prática vocal coletiva. Existe ,também, na vivência coral, aspectos referentes a valores humanos que são desenvolvidos, como a descoberta das suas potencialidades musicais, o exercício da produção coletiva e do trabalho em equipe e da disciplina inerente ao desenvolvimento do estudo musical. Essa atividade se torna importante também para a cena cultural da cidade que desconhece espetáculos de música vocal coletiva sendo o Instituto Federal e seu coro os pioneiros na cena local. A existência do Coral do Campus de Maracanaú também pode ser justificado pela formação de plateia própria para a apreciação do concerto musical de um coro sendo este o elo de integração entre a comunidade e o espaço do campus, assim como uma atividade aberta aos cantores da cidade e entorno, servidores e alunos do Instituto, sendo atividade de formação musical e de produção artística dessa comunidade.
Público Alvo
Comunidade do município e do entorno.
Objetivo Geral
Cria o Coral do Campus de Maracanaú
Objetivo Específico
Criar anualmente, de forma coletiva, um espetáculo de coro cênico temático que será apresentado ao público da cidade e do entorno Apresentar recitais didáticos em escolas e espaços públicos da cidade visando a formação de plateia. Investir em assimilação de conceitos de técnica vocal para o crescimento vocal dos cantores do grupo. Formar repertório a ser apresentado sempre que solicitado. Abrir espaço para o desenvolvimento de oficinas, palestras e estudos relacionados à voz cantada para influir positivamente na sonoridade do grupo.
Metodologia
Serão desenvolvidos dois ensaios por semana com duas horas de duração cada. Na primeira meia hora de ensaio será destinado à exercícios de relaxamento corporal e postura cênica visando o melhorar a interpretação dos cantores. A meia hora seguinte será destinada aos exercícios de aquecimento vocal e técnica vocal onde será investido da sonoridade individual de cada cantor em prol da construção do timbre do coro. A derradeira hora do ensaio acontecerá a construção do repertório do coral. O método utilizado para assimilação do repertório, em principio, pela falta de conhecimento teórico musical dos participantes, será o método de imitação, onde o regente cantará as partes de cada naipe repetidas vezes até a apreensão da melodia por parte dos cantores. Será utilizado o teclado como instrumento que acompanhará o coro nos exercícios de aquecimento e técnica vocal, e será também um auxílio no momento de assimilação das partes.