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Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
EJA e empoderamento: a leitura transformando vidas camocinenses
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
04/11/2019
Previsão de Fim:
08/02/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Centros de Inclusão Digital e Social
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Camocim
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cyntia Maria Silva Vasconcelos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cyntia Maria Silva Vasconcelos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/11/2019 08/02/2021
Francisco Deivison Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 04/11/2019 06/11/2020
Jobabe Lira Lopes Leite de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/12/2019 23/12/2019
Orlando Cantuario de Assuncao Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/11/2019 06/11/2020
Varni Monteiro Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 04/11/2019 06/11/2020
Veronica Leliese da Cruz Jorge IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 04/11/2019 06/11/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A comunidade camocinense apresenta um índice significante de jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade escolar, ou seja, sujeitos que não frequentaram a escola e como consequência não aprenderam a ler ou seguem com a leitura e visão de mundo ainda com déficit. Por isso o referido projeto alinha-se a perspectiva de um processo ensino-aprendizagem voltado para educação libertária com um viés pedagógico voltado para a subjetividade do sujeito, tomando por base a teoria freiriana. Desse modo o projeto em questão, na perspectiva educacional libertária se apresenta como mais um caminho para que jovens e adultos que não tiveram oportunidades de concluírem seus estudos possam reescrever suas histórias a partir do momento que conseguirem ler, compreender, concluir seus estudos e assim alcançar seus objetivos. A implantação do projeto se substancializa como uma ação extensiva que alinhada à pedagogia da esperança propõe aos sujeitos envolvidos a realização de metas e construção enquanto ser social.
Justificativa
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) oportuniza aos sujeitos que não concluíram seus estudos na faixa etária estipulada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) a encerrarem esse ciclo em qualquer fase da vida. Com isso o referido projeto solidariza-se com o processo da EJA através de uma ação de extensão que objetiva alcançar homens e mulheres fora da faixa etária escolar e assim prepará-los para seleções que os oportunizem a conclusão de seus estudos nos locais regulamentados para certificá-los. Isso condiciona ao projeto a responsabilidade e compromisso em possibilitar a abertura de espaços na intenção de promover alternativas aos sujeitos envolvidos, considerando a pedagogia da esperança e do oprimido, promovendo o empoderamento enquanto reconhecimento de ser social
Público Alvo
Sujeitos fora da faixa etária escolar em processo de aprendizagem da leitura e escrita.
Objetivo Geral
Estimular sujeitos através do histórico de vida a ler, compreender, escrever visando o empoderamento e inclusão na sociedade.
Objetivo Específico
Orientar os participantes no que diz respeito a seleções externas para ingresso em instituições regulamentas para conclusão dos seus estudos; Potencializar alunos do IFCE Campus Camocim a trabalhar atividades pedagógicas auxiliando estes na práxis.
Metodologia
Realização individual de entrevista com os participantes inscritos no projeto para compreender suas histórias e consequentemente planejar as atividades; Planejamento das aulas relacionadas a realidade de vida das participantes com orientação da coordenação do projeto; Execução do que foi planejado utilizando método Freiriano de alfabetização e letramento, bem como aulas lúdicas para melhor assimilação do conteúdo; Realização de reuniões mensais para acompanhamento do projeto.