Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Introdução ao ensino de informática básica/avançada para adultos
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
09/12/2019
Previsão de Fim:
13/12/2019
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Carga Horária de Execução do Evento:
39
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Cedro
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Lyrane Teixeira de Brito Bezerra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Valéria Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 39 09/12/2019 13/12/2019
José Danilo Torres Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 39 09/12/2019 13/12/2019
José Kaio Anderson Almeida Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 39 09/12/2019 13/12/2019
Lyrane Teixeira de Brito Bezerra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 09/12/2019 13/12/2019
Manoel Victor Cavalcante Inácio IFCE Integrante Discente IFCE Não 39 09/12/2019 13/12/2019
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O curso de introdução ao ensino de informática básica/avançado de para adultos visa proporcionar aos participantes melhor compreensão sobre os conceitos de informática assim como sobre softwares e hardwares, nas diversas áreas do conhecimento, ocasionando assim melhor compreensão sobre essa gama de informações existente hoje no mercado de TI. O curso é voltado aos adultos do município de Cedro-CE. As aulas serão expositivas (Teóricas e Práticas) abordando assuntos referentes à informática básica/avançadas e ferramentas tecnológicas que auxiliam no processo de instrução sobre os conceitos da informática. Será ministrado semanalmente no IFCE – campus Cedro nas terças, quartas e quintas-feira, no horário de 18:20 às 21:20.
Justificativa
Com o passar dos anos a globalização trouxe a tona uma conceito que não é tão novo, mas que é extremamente importante para o nosso dia, a tecnologia tem se mostrado primordial ao ser humano, com ela é possível observar o mundo sem sair de casa, conseguir criar meios e subsídios para se trabalhar de forma mais prática e simples, e para que isso funcione é preciso ter no mínimo o conhecimento básico ou avançado de conhecimento tecnológico assim como das suas ferramentas. Os jovens, geralmente, possuem mais acesso a esses aparatos tecnológicos, já que está na fase adulta deixou passar, ou até procurou depois que viu a necessidade de usar em seu trabalho ou até no dia a dia, é com esse pensar que a proposta aqui pensada torna-se relevante aos adultos, para que eles possam conhecer melhor esse universo e conseguir transmitir o conhecimento recebido ao seu redor. Em complementação aos fatores supracitados, a oferta do curso mostra-se de grande relevância, pois as novas metodologias de ensino, bem como as metodologias ativas de ensino muitas vezes exigem o uso das tecnologias da informação como ferramenta auxiliar e complementar. O computador hoje mostra-se como uma ferramenta que aumenta e potencializa os aspectos cognitivos dos alunos que fazem uso destas, sendo assim é necessário que os profissionais envolvidos com a educação tenham conhecimento do uso correto e eficaz em informática..
Público Alvo
Adultos com a faixa etária de 26 anos a 50 anos que façam parte da área municipal do município de Cedro-Ceará e regiões afins.
Objetivo Geral
Estimular o pensamento tecnológico e a utilização de ferramentas tecnológicas aliadas a informática que venham a contribuir com suas atividades dia a dia, propondo assim um novo olhar tecnológico aos adultos do município de Cedro-CE.
Objetivo Específico
● Trabalhar o desenvolvimento de conhecimentos em informática básica/avançado aos adultos; ● Apresentar, de forma introdutória, ferramentas tecnológicas usadas mais comuns ao dia a dia dos adultos; ● Capacitar aos adultos sobre o uso de ferramentas e dos conceitos tecnológicos afim de contribuir com suas atividades ligadas ao trabalho e social; ● Disponibilizar o material produzido em uma ferramenta para o acesso público e gratuito dos participantes.
Metodologia
● Aulas teóricas expositivas; ● Aulas práticas em laboratório; ● Desenvolvimento de projetos; ● Quadro branco, computador, projetor multimídia; ● Trabalhos individuais e em grupo.