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Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Lewis e Tolkien: vida e obra em defesa dos contos de fadas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Literatura
Data de Início:
25/11/2021
Previsão de Fim:
25/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Carga Horária de Execução do Evento:
3
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Sistema acadêmico
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Marcia Maria Fonteles Vasconcelos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Marcia Maria Fonteles Vasconcelos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 25/11/2021 25/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O trabalho com a Literatura Infantojuvenil ainda está envolto de pré (conceitos) e referentes clássicos, perante os quais se busca restringir a abordagem tanto quanto ao público a que se destina tal disciplina, bem como a depreensão de evidências a partir dos conceitos teóricos já assimilados. A ampliação de perspectivas no tocante à natureza infantojuvenil é o mote para outros desdobramentos na área e para o desenvolvimento de novas análises que coadunem com as representações fantásticas contemporâneas e que têm marcado não só a infância ou a juventude de alguns, mas até mesmo a reflexão daqueles que não estão, necessariamente, nesses grupos.
Justificativa
O reconhecimento de outras referências literárias no âmbito da especificação infantojuvenil é crucial para a ampliação de leituras e possibilidades de discussão junto aos discentes. É preciso considerar outras caracterizações pertinentes ao contexto das obras fantásticas e como estas convergem para a atualização e/ou ressignificação da referida literatura, em paralelo com os estudos teóricos desenvolvidos. Essa prática de descoberta e incorporação de novas evidências literárias fantásticas serão relevantes para a proposição de reflexões e debates que instiguem, inclusive, trabalhos intersemióticos.
Público Alvo
Interessados na temática da Literatura Infantojuvenil
Objetivo Geral
Propiciar ampliação de repertório literário a partir da apresentação da vida e obra dos autores contemporâneos Lewis e Tolkien.
Objetivo Específico
Reconhecer a caracterização fantástica nas obras postas em discussão; Comparar elementos significativos que compõem a literatura infantojuvenil; Analisar traços temáticos e/estilísticos que integram a proposição dos autores; Refletir sobre o papel social e o intuito formativo inerentes às histórias em discussão.
Metodologia
Organização das perspectivas de abordagem entre coordenação do evento e palestrante, de modo que seja concretizado o tema necessário às discussões; seleção de obras e/ou excertos para apresentação e reflexão com o público; exibição, análise e discussão com os participantes sobre os pontos selecionados e intervenções no tocante à complementaridade do assunto e/ou questionamentos alusivos. O monitoramento e a avaliação ocorrerão de forma complementar, à medida que os participantes se fizerem presentes e participarem, seja por meio de perguntas e/ou experiências e reflexões acerca da temática proposta.