Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Unidade Referência Tecnológica - URT campus Morada Nova SISTEMA MULTITRÓFICO DE PRODUÇÃO AQUÍCOLA
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Produção e Consumo Sustentáveis
Data de Início:
10/12/2021
Previsão de Fim:
31/05/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Projeto AgroIFNordeste
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Morada Nova
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renato Teixeira Moreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Marcus Vinicius Araujo de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 6 29/11/2021 31/05/2022
Renato Teixeira Moreira IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 6 29/11/2021 31/05/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IFPI Sim Acordo de cooperação
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 40.000,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 900,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O semiárido nordestino tem sofrido nos últimos anos por um longo período de estiagem e seca, onde desde os anos de 2011-2012, houveram baixas incidências de chuvas na região, especial no sertão cearense. A falta de água afeta diretamente todos os setores produtivos do estado, mais especialmente a produção aquícola, uma vez que essa se desenvolve mediante a oferta de água. Diante deste cenário, o desenvolvimento de estratégias de produção sustentáveis e que visam a reutilização de água durante os cultivos aquícolas são cruciais para a manutenção da atividade e oferta de emprego e renda para os produtores da região. O sistema de cultivo de organismos aquáticos em aquaponia é uma das técnicas mais recentes de produções aquícolas sustentáveis e com recirculação constante de água, onde os organismos são confinados em espaços relativamente menores em relação aos grandes viveiros de terra escavada, com densidades de estocagem mais elevadas e com um controle ambiental mais rigoroso. Neste sistema todos os metabólitos animais são reciclados por uma comunidade de microrganismos benéfica que, além da ciclagem de nutrientes, serve como alimento para os animais estocados. A água passa por um sistema de constante recirculação diminuindo drasticamente a oferta de água para os cultivos contribuindo significativamente para a sustentabilidade da produção. A excreta de metabólitos na água é tão elevada que proporcionará seu uso como fertilizante para cultivo de hortaliças em sistemas aquapônicos, este fato eleva o teor de sustentabilidade da proposta apresentada, que tem como escopo principal o desenvolvimento de um sistema de produção de peixes, o uso de um efluente rico em nutrientes como um fertilizante orgânico na produção de hortaliças.
Justificativa
Dentro do setor produtivo agropecuário, a aquicultura vem se destacando no cenário nacional e mundial pela sua crescente importância, passando a considerada estratégica para os governos. A extensão aquícola visa o fortalecimento de comunidades rurais, principalmente as que se dedicam à aquicultura como atividade de subsistência, a desenvolver a sua capacidade de autogestão e ofertar inovações tecnológicas, organizacionais e familiar. A pesquisa tecnológica e científica apresenta uma enorme relevância econômica, mas sobretudo social, uma vez que sua contribuição não se limita exclusivamente à área de conhecimento destinada, mas para a sociedade de um modo mais amplo. Uma vez que uma inovação tecnológica não se impõe pelas suas qualidades, mas pela visibilidade gerada pela rede de apoiadores que lhe viabiliza, o serviço de assistência técnica e extensão pode favorecer a tradução, um processo que leva para a convergência de interesses, gerando uma proximidade entre os agentes, através da formação continuada dos produtores, apoio a organização dos produtores e atuação em rede. A contribuição social, científica e econômica deste projeto está fundamentada em fornecer ferramentas práticas e de fácil aplicação, um número maior de informações, um acesso simplificado, além de contribuir para melhoria na sustentabilidade ambiental, uma vez que melhores práticas nos ambientes de cultivo resultariam em um ambiente menos agredido e uma resposta direta na economia produtiva, promoção da melhoria nas condições de cultivo e saúde animal.
Público Alvo
Associação de usuários do distrito de irrigação do perímetro irrigado de Morada Nova (AUDIPIMN)
Objetivo Geral
A presente proposta tem como objetivo principal o desenvolvimento de um sistema de produção de peixes (Oreochromis niloticus) em um sistema de aquaponia com o direcionamento dos efluentes ricos em nutrientes como um fertilizante orgânico para o crescimento de culturas aquapônicas de hortaliças.
Objetivo Específico
- Produção de tilápias (Oreochromis niloticus) em um sistema de aquaponia; - Produção orgânica de hortaliças em sistema aquapônico; - Desenvolvimento de um sistema sustentável e de reutilização de água; - Produção orgânica de alimento; - Promoção de atividade de geração de emprego e renda; - Buscar a interação e a integração dos discentes e pequenos produtores com as novas tecnologias do mercado; - Contribuir para o aumento do número de práticas relacionadas a sustentabilidade ambiental; - Organização de curso de produção de alimentos saudáveis e sustentáveis ambientalmente;
Metodologia
Mensalmente será realizado o relatório parcial das atividades desenvolvidas e dados obtidos com as tecnologias adotadas; Será realizado um dia de campo, onde será demonstrada a tecnologia desenvolvida no campus e a aceitação da tecnologia; Será realizado nas ultimas 10 semanas um curso explicando a aplicabilidade da tecnologia; Ao final do projeto será realizado o relatório final do projeto. Se espera ao final da vigência do projeto, o desenvolvimento de tecnologias de produção em um sistema multitrófico, unificando a produção de organismos aquáticos como peixes e/ou camarões, com hortaliças, otimizando o máximo possível o sistema, utilizando o mínimo possível de soluções comerciais buscando a autossuficiência do sistema, assim propiciar uma redução dos custos visando a boa comercialização dos produtos e eficiência no uso da água. A divulgação dos resultados obtidos deverão ser apresentados na forma de demonstrações e visitas orientadas da comunidade externa ao campus, mídias sociais do campus e participação em eventos científicos.