Exibir Ação

Campus:
CAMPUS HORIZONTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
HORIZONTE FUNCIONAL
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
05/11/2019
Previsão de Fim:
05/05/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Horizonte
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Marcio Regis Pinto Pompeu
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
JULIENE FERREIRA DE SOUSA FMH - FACULDADE METROPOLITANA DE HORIZONTE Integrante Sem vínculo Não 2 05/11/2019 05/05/2020
Marcio Regis Pinto Pompeu IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 05/11/2019 05/05/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
LANÇAMENTO DO PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA IFCE HORIZONTE Evento
Apresentação
A funcionalidade física do ser humano não é uma exigência exclusiva da atualidade, mas que é testada desde a antiguidade por meio de movimentos cujo objetivo era de sobrevivência e tinha como características o desenvolvimento de movimentos fundamentais do ser humano com agachar, avançar, puxar, empurrar, levantar e girar, objetivando a produção de movimentos mais eficientes. No contexto atual os exercícios inspirados nessa demanda de funcionalidade e que tem gerado um crescente interesse se apresenta como sendo o treinamento funcional, que surge como possibilidade para trabalhar com as atividades da vida diária (AVDs) recomendadas pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM - 2014) que aprimorem a resistência cardiovascular, a resistência muscular localizada, a flexibilidade e a composição corporal. Diante disso, o projeto visa sobretudo proporcionar a prática do Treinamento Funcional como forma de prevenção e alertar para a importância da atividade física no combate ao sedentarismo e promoção da saúde em geral.
Justificativa
Devido as múltiplas modificações no cotidiano das pessoas e das novas exigências laborais do mundo atual, consubstancida pela inserção dessa nova modalidade de exercício físico, e de seus vários benefícios mediante a oferta da prática do treinamento funcional. O projeto se apropia dessa atividade por entender que tal ação pode ajudar a prolongar o desempenho das atividades básicas da vida diária de seus servidores e servidoras do IFCE/HORIZONTE, e ainda sim, pela verificação da falta de espaços públicos adequados para o desenvolvimento de uma rotina de exercícios físicos que proporcione ganhos reais na qualidade de vida e saúde, da comunidade próxima ao campus, como forma de suprir uma demanda em potencial da região. De maneira que, junto a todos esses fatores a constituição de um ambiente agradável e satisfatório, melhorando de forma substancial a qualidade entre as pessoas na organização IFCE, e, por consequência, a qualidade de vida fora da organização IFCE.
Público Alvo
Jovens e adultos do bairro Planalto, Zumbi e Centro de horizonte.
Objetivo Geral
Oportunizar a vivência do treinamento funcional aos(as) servidores(as) discente, e comunidade externa do IFCE/HORIZONTE, visando melhorar a capacidade funcional cotidiana com eficiência, autonomia e independência.
Objetivo Específico
Apresentar os principais exercícios que desenvolvem as capacidades físicas no treinamento funcional; Proporcionar experiências com exercícios que melhorem a coordenação, flexibilidade, agilidade, o equilíbrio e a resistência muscular; Potencializar a compreensão acerca dos limites e potencialidades individuais na adoção da prática do treinamento funcional.
Metodologia
A metodologia desenvolvida no projeto Horizonte Funcional está centrada em sessões de treino que prioriza os movimentos funcionais básicos do corpo, realizado em um contexto de variações no método, apoiado nos princípios fundamentais do treinamento físico funcional, com foco em tornar o corpo mais inteligente. Consiste no regaste dos movimentos fundamentais necessários desde o desempenho de atividades cotidianas como para atividades esportivas de todos os níveis. Podendo ser com o sem incremento de acessórios e equipamentos ou simplesmente utilizando o próprio peso corporal. As atividades serão realizadas em duas sessões semanais de treinamento, com duração de 1 hora cada, acontecendo as terças e quintas feiras de 16:00 as 17:00 da tarde.