Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Currículo e Formação de Professores: articulações discursivas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
29/11/2021
Previsão de Fim:
29/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Brena Samyly Sampaio de Paula
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Patrícia Freires Caetano FAECE Integrante Sem vínculo Não 1 13/11/2021 29/11/2021
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 13/11/2021 29/11/2021
Karoline Rodrigues da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 13/11/2021 29/11/2021
Maria Felipe Barros IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 13/11/2021 29/11/2021
Sandra Oliveira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 13/11/2021 29/11/2021
Thiago Vaz Macena IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 13/11/2021 29/11/2021
Willana Nogueira Medeiros Galvao IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 13/11/2021 29/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Esta Palestra se materializa no contexto do Projeto Encontros Forped proposto pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social (FORPED) vinculado ao campus Tianguá. O Encontros Forped é um encontro mensal cujo objetivo é discutir sobre temas associados às linhas de pesquisa do grupo. Todo mês um professor membro do grupo, com apoio dos seus bolsistas e da coordenação do Forped, é responsável pelo encontro, assim, realiza a escolha do tema, o convite para um professor externo que discutirá o assunto e a mediação do encontro. No mês de novembro o encontro abordará o tema: Currículo e Formação de Professores: articulações discursivas, que visa suscitar discussões, de ordem teórico-acadêmica, acerca dos elementos que permeiam a interligação e influência mútua a qual estão predispostos os campos do Currículo e da Formação de Professores.
Justificativa
A Formação de Professores apresenta-se como um conjunto de etapas – que podem ser de cunho institucional ou empírico – primordiais para construção de referenciais, de saberes e de práticas materializantes do exercício da docência. Sob tal viés, essa é uma área que, ao estar diretamente abalizada pelo campo da Educação, encontra-se, constantemente, situada e tematizada no cerne das discussões sobre as variadas dimensões que envolvem os processos de ensino-aprendizagem e que debatem os deveres, as necessidades e as responsabilidades impostas a esse grupo profissional, mediante as dinâmicas que circundam a dimensão atuacional desenvolvida pelo professorado. Por lidarem corriqueiramente e frontalmente com as problemáticas concernentes ao cotidiano letivo, professoras e professores têm seus trabalhos diretamente afetados, de diferentes maneiras, pelas dificuldades que, diariamente, são evidenciadas nos espaços educativos, aspectos fomentados em produções acadêmicas que visam centralizar os agravantes inerentes à profissionalidade docente. Nesse prisma, faz-se emergente a perpetuação crítica e dialógica dos fatores interiorizados no arranjo formativo que delimita o decurso professoral, na intencionalidade de se provocar reflexões que elucidem as defasagens, incertezas, precariedades, inconstâncias, distanciamentos e avizinhamentos postos a esse campo trabalhista e que, igualmente, corroborem para a valorização da docência, haja vista essencialidade dessa função para se alcançar concretude no que tange às transformações educacionais, bem como uma consequente renovação das premissas que, potencialmente, denotam-se como impulsionadoras e alavancadoras de mudanças sociohistóricas e culturais.
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais da educação e demais interessados no tema.
Objetivo Geral
- Discutir as articulações discursivas imbricadas na aproximação entre as áreas Currículo e Formação de Professores
Objetivo Específico
- Ampliar a discussão de temáticas da área pedagógica nos cursos de licenciatura; - Oferecer suporte teórico aos estudantes dos cursos de licenciatura; - Colaborar com a ampliação das ações de extensão do IFCE, promovendo aproximação dos estudantes e comunidade com a instituição; - Compreender os elementos que influenciam e condicionam a Formação de Professores, na atualidade.
Metodologia
A palestra será ministrada pela Profa. Dra. Meyre Ester Barbosa de Oliveira (UERN) e mediado pela professora Ana Patrícia Freires Caetano (FAECE). As discentes Sandra Oliveira dos Santos e Karoline Rodrigues da Silva, bem como as professoras Brena Samyly Sampaio de Paula e Willana Nogueira Medeiros Galvão, serão responsáveis pela divulgação, suporte técnico, acompanhamento do Google Chat, acompanhamento do Google Forms e organização dos blocos de questões para o debate. A palestra será realizada no dia 26 de novembro de 2021, das 17h às 19h e será dividida em dois momentos compreendendo a fala da professora e um espaço para o debate através de perguntas dos espectadores. A comunicação com os participantes se dará pelo canal do Forped no Youtube (Forped IFCE- https://www.youtube.com/channel/UC2qTh1NM21V4pi7GLj-LiwA), para o primeiro e segundo momento. Após a live, a gravação será disponibilizada no mesmo canal com o objetivo de alcançar pessoas interessadas na discussão que não puderam participar no horário agendado. A divulgação do evento, bem como a disponibilização, posterior, da certificação se dará por meio do canal de comunicação do grupo no instagram (@forpedifce).