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Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Produção de água sanitária perfumada: mobilizando o empreendedorismo aos licenciandos de Química
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
02/12/2021
Previsão de Fim:
17/05/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Programa de Mentoria Acreditar
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Seminário
Trabalho em grupo
Testes Subjetivos
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Naldia Paula Costa dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Samily Cunha de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 02/12/2021 17/05/2022
Francinilda Pereira Alcantara IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 02/12/2021 17/05/2022
Maria Renata Gomes Cordeiro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 02/12/2021 17/05/2022
Naldia Paula Costa dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 02/12/2021 17/05/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 7.200,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A produção de água sanitária perfumada é o tema desse Projeto de Extensão, que tem como objetivo geral apresentar possibilidades de empreendimentos a partir dos resultados, diante de aprendizagens que foram adquiridas nas experiências de práticas de laboratório de Química. Almejamos ampliar oportunidades do reconhecimento de saberes por meio da produção, de forma interdisciplinar ao envolver a aprendizagem matemática no uso de proporcionalidades, o conhecimento de composições de substâncias químicas em misturas, além da articulação da realidade social para fins aplicativos da produção desenvolvida. Dessa forma, mediante um ponderado acompanhamento da apropriação de saberes adquiridos e mobilizados por alunos do Curso de Licenciatura em Química do IFCE/Campus Ubajara, ao desenvolverem práticas que foram reconhecidas no laboratório, em composição às propostas de aprendizagem que se fundamenta na articulação teoria e prática, partimos de uma questão norteadora do estudo: Quais as possibilidades de aplicar saberes de Química a partir de práticas para empreendimentos na produção de água sanitária perfumada? Esperamos que os resultados a serem apontados no estudo, possam revelar a ampliação da aprendizagem em Química mediante a produção, além de possibilidades de empreendimentos com o produto adquirido, conforme o estudo e articulação prática em experiências orientadas no âmbito do laboratório. O embasamento teórico estará pautado em contribuições de autores tais como: Miragaia (2009), Tito e Canto (2012), Atkins (2010), dentre outros. Nessa compreensão, inferimos que os alunos terão oportunidades de despertar o movimento de empreendimentos no âmbito social a partir da produção de água sanitária, gerando possibilidades econômicas na comunidade em que estão inseridos. Consideramos ainda, que a aprendizagem dos conceitos que provocamos nas experiências, pode representar alternativas para a constituição de uma aprendizagem significativa em Química.
Justificativa
Acompanhando o contexto pandêmico que afetou a humanidade, reconhecemos a necessidade de intensificar uma tomada de consciência no que se refere por exemplo, aos hábitos domésticos, para fins da conservação da saúde, em limpeza contínua dos ambientes através da higienização. Nesse sentido, a partir da utilização da água sanitária perfumada em diversos ambientes, como residências, comércios, indústrias, instituições escolares, setores públicos em geral, dentre outros, podemos encontrar possibilidades de minimizar a proliferação de microorganismos. Situando a realidade do município de Ubajara (Ce), local em que apresentamos a possibilidade de execução da proposta, reconhecemos uma média aproximada de 32 000 hab/Km², em que o IDH regista um valor de 0,648, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse modo, é oportuno esclarecermos que no contexto do referido município, as ações que serão geradas na mencionada proposta, remeterão aos participantes, novas possibilidades de empreendedorismo, sobretudo em aspectos que configuram a economia e questões sanitárias que podem ser despertadas diante do desenvolvimento da produção da água sanitária perfumada. A partir desta perspectiva, enfatizamos que a produção, configura-se como multidimensional, posto que se refere à possibilidades de empreendedorismo, gerando oportunidades de renda, economia, além de sinalizar alternativas de aprendizagem interdisciplinar, ao envolver diversos saberes e aplicações de conhecimentos em várias áreas, a exemplo da Química aplicada, da Física, ao levarmos em consideração as propriedades físicas dos componentes, tais como a solubilidade, o calor específico e as características físico-químicas, além da Matemática ao envolver o cálculo proporcional na composição de cada elemento. Assim, os alunos do Curso de Licenciatura em Química do IFCE/Campus Ubajara, no desenvolvimento dessa proposta, poderão articular o interesse na apropriação de saberes diante da produção, visando aplicações posteriores conforme as diferentes realidades em que estão inseridos. Convém, ressaltarmos que, a participação do desenvolvimento da proposta estará voltada também às pessoas da comunidade, aos interessados nessa aprendizagem e sobretudo com objetivos de investir e empreender com o produto obtido. Ressaltamos ainda que, os estudantes envolvidos no Projeto, serão multiplicadores da metodologia apresentada junto ao público alvo externo de estudantes da Educação Básica (Ensino Médio) e Comunidade Ubajaresnse. Nesse sentido, consideramos que as relações do processo de produção de água sanitária perfumada, diante das aprendizagens articuladas nas experiências no decorrer da execução da proposta, podem contribuir efetivamente para que estes prosperem em empreendimentos econômicos. Além de instituir elementos que compõem uma postura conscientizadora no contexto social, diante da intensificação da limpeza e higienização de ambientes. Cabe evidenciar também que um dos desafios que envolve o contexto social, está interligado às estratégias que precisam ser reelaboradas para uma melhor adequação das pessoas aos novos hábitos. Com isso, a produção da água sanitária perfumada apresenta-se como possibilidade de permanente empreendedorismo para os alunos e comunidade interessada. Acreditamos que a partir das aplicações a serem realizadas no decorrer da proposta, os alunos envolvidos terão oportunidades de redirecionar interesses na aprendizagem, diante da inovação no sentido de executar o desenvolvimento da produção de água sanitária perfumada, com objetivos de empreendedorismo diante dos resultados.
Público Alvo
Estudantes de Educação Básica (Ensino Médio); Comunidade Ubajarense.
Objetivo Geral
Apresentar possibilidades de empreendimentos a partir dos resultados, diante de aprendizagens que foram adquiridas nas experiências de práticas de laboratório de Química
Objetivo Específico
Reconhecer saberes por meio da produção, de forma interdisciplinar ao envolver a aprendizagem matemática no uso de proporcionalidades, o conhecimento de composições de substâncias químicas em misturas.
Metodologia
Tendo em vista o alcance dos objetivos e a compreensão do que propomos, enfatizamos que os alunos (mentorados), estarão sendo orientados sobre as etapas a serem cumpridas no decorrer do desenvolvimento da proposta. Dessa forma, partiremos de um estudo dirigido que envolverá o reconhecimento do título e as implicações que nos remeteram a escolha da temática. Assim, apresentaremos a relevância da temática, os resultados positivos que poderão impactar na comunidade acadêmica e contexto social, bem como as possibilidades de empreendedorismo que podem ser geradas mediante o desenvolvimento. Nesse propósito, em direcionamento metodológico, estaremos nos primeiros encontros com os mentorados, realizando um estudo da composição qualitativa da água sanitária perfumada, diante do reconhecimento de componentes como o cloro ativo (solução de hipoclorito de sódio), barrilha (carbonato de sódio), essência (quasar ou outras) e a água destilada. Assim, estaremos propondo uma análise minuciosa da caracterização e propriedades de cada componente. Convém ressaltar que, os mentorados serão orientados a realizar um estudo aprofundado de cada componente, além do que remete à seleção de tais componentes e não de outros. Ressaltamos, ainda, que no decorrer da proposta, os mentorados desenvolverão oficinas, em condução dessa estratégia, sob a mediação do professor (mentor), estudarão em cada etapa, as caracterizações dos componentes, ao iniciar pelo cloro ativo, por ser o principal componente da água sanitária perfumada. Por conseguinte, farão estudos dos demais componentes até a etapa em diluir os componentes em água e preparar a mistura. A estratégia inicial estará voltada a uma oficina em que o professor (mentor), orientará os mentorados de toda a dinâmica da produção da água sanitária perfumada, para que esses possam replicar em oficinas com a comunidade interessada. Cada oficina, deverá envolver um grupo de 10 (dez) inscritos que poderão ser alunos do Curso de Licenciatura em Química do IFCE/Campus Ubajara, bem como estudantes do Ensino Médio e comunidade ubajarense. Dessa forma, formaremos 03 (três) grupos de oficinas, contemplando um total de 30 (trinta) participantes, sob o acompanhamento do mentor. No cronograma de execução da proposta, estaremos apresentando os períodos de realização de oficinas para cada etapa. Utilizaremos a plataforma meet para condução online das oficinas. Os demais participantes serão selecionados mediante inscrição, devendo apresentar escolaridade de Ensino Médio (cursando ou concluído), em que essas inscrições poderão ser realizadas mediante informações contidas em orientações que serão divulgadas.