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Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Entre lixo e a criação: materiais didáticos alternativos para o ensino de química
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
06/12/2021
Previsão de Fim:
20/01/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Viçosa do Ceará
Ubajara
Tianguá
Formas de Avaliação:
Frequência
Trabalhos Escritos
Reunião
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Alice Nayara dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alice Nayara dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/12/2021 20/01/2023
Aline Nunes Paiva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/12/2021 19/11/2022
Amanda Lima de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 06/12/2021 19/11/2022
Ana Carolina Ribeiro de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 06/12/2021 19/11/2022
Ana Gisele Rodrigues da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 06/12/2021 19/11/2022
Antonia Maiara Vieira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 06/12/2021 19/11/2022
Bruna Conceição Pereira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 06/12/2021 19/11/2022
Elizabete Maria Azevedo Magalhães IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 06/12/2021 19/11/2022
Emanuelle de Souza Barbosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/12/2021 19/11/2022
Francisca Renata Ventura Tenorio IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/12/2021 19/11/2022
Francisca Thaílys de Brito Melo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 06/12/2021 19/11/2022
Francisca Vanessa Ribeiro do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 06/12/2021 19/11/2022
Francisco Celso dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 06/12/2021 19/11/2022
Luciano Lima Rabelo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 06/12/2021 19/11/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Projeto de extensão com o objetivo de desenvolver práticas significativas de ensino e aprendizagem no ensino de química a partir de materiais didáticos alternativos com os professores da rede estadual de ensino. Os objetivos específicos são: divulgar o projeto nas escolas estaduais da região sensibilizando os professores para participar; mapear junto com os professores as dificuldades enfrentadas no ensino de química; realizar formação pedagógica a partir das dificuldade enfrentadas para embasar teoricamente a construção dos materiais; realizar oficinas para a produção dos materiais didáticos alternativos para o ensino de química; Aplicar os produtos didáticos nas aulas de química; avaliar se os materiais oportunizaram uma aprendizagem significativa nas aulas; avaliar as estratégias utilizadas no projeto de extensão; produzir um ebook com as experiências vivenciadas durante o projeto e com a descrição dos materiais didáticos criados e uma explicação de como utilizá-los nas aulas de química. O projeto terá duração de 12 meses e a metodologia de execução versará em uma perspectiva colaborativa, interacionista que oportunize aos beneficiários e bolsistas uma aprendizagem significativa.
Justificativa
Quando falamos de metodologias ou produtos educacionais a serem criados e ou implementados na educação estamos evidenciando que a busca por construir um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e significativo são uma constante nos processos educativos. No tocante às disciplinas do núcleo de ciências da natureza essas questões ainda se tornam mais evidentes quando anualmente são publicizados dados do desempenho dos alunos em avaliações externas tais como o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, onde as Ciências da Natureza e suas Tecnologias figuram com proficiência média com desempenho inferior frente às demais áreas (INEP, 2017). Outra realidade que impacta na construção de uma educação de qualidade é a formação dos professores. Deseja-se que ela seja pautada em formação crítica, consciente e que possa realizar uma transformação na vida dos estudantes. Na construção de tal intento preparar os professores de maneira contínua, oportunizando condições para um percurso significativo na construção do desejo genuíno de ensinar e aprender se torna um imperativo. Diante dessas duas realidades é que defendemos uma proposta formativa que possa oferece ao professor de química uma vivência que oportunize um fazer pedagógico de qualidade. A aproximação do IFCE com a comunidade escolar poderá ser um importante aliado nesse processo ao proporcionar trocas de saberes que permitam alargar a experiência de ambos os protagonistas com impactos qualitativos na formação dos professores. E assim a extensão ser um caminho para as transformações sociais. Assim, o projeto “Entre lixo e a criação: materiais didáticos alternativos para o ensino de química”, justifica-se por aliar questões urgentes na comunidade escolar como a construção de práticas significativas de ensino e aprendizagem levando em consideração maneiras alternativas de superação de problemas e a aproximação da realidade escolar como os conhecimentos de ensino e pesquisa desenvolvidos no âmbito do IFCE, oportunizando uma colaboração entre a comunidade escolar da região e o Instituto, desenvolvendo assim práticas significativas de ensino de química a partir da construção de materiais didáticos alternativos com os professores de química da rede estadual de ensino.
Público Alvo
Professores e alunos da Educação Básica
Objetivo Geral
Desenvolver práticas significativas de ensino e aprendizagem no ensino de química a partir de materiais didáticos alternativos com os professores da rede estadual de ensino
Objetivo Específico
- Divulgar o projeto nas escolas estaduais da região sensibilizando os professores para participar do projeto; - Mapear junto com os professores as dificuldades enfrentadas no ensino de química; - Realizar formação pedagógica a partir das dificuldade enfrentadas para embasar teoricamente a construção dos materiais; - Realizar oficinas para a produção dos materiais didáticos alternativos para o ensino de química - Aplicar os produtos didáticos nas aulas de química; - Avaliar se os materiais oportunizaram uma aprendizagem significativa nas aulas; - Avaliar as estratégias utilizadas no projeto de extensão; - Produzir um ebook com as experiências vivenciadas durante o projeto e com a descrição dos materiais didáticos criados e uma explicação de como utilizá-los nas aulas de química.
Metodologia
O projeto versará em uma perspectiva qualitativa e colaborativa entre os sujeitos participantes, assim utilizaremos de métodos variados de execução como: oficinas, palestras, ações na escola e a construção de um e-book. Dividido em três etapas, a saber: etapa exploratória, etapa planejamento e etapa de execução que irão respeitar as fases de retorno gradual do campus conforme relatório da CISSP local. A primeira etapa do projeto irá ocorrer preferencialmente online de acordo com a fase 1 que se encontra o campus Ubajara. As ações serão acompanhadas diretamente pela coordenadora do projeto em duas vertentes; 1- Acompanhamento sistemático das ações do bolsistas via folha de frequência e presença nas reuniões onlines (e presenciais quando puder) quinzenais de acompanhamento de suas atividades e (re)planejamento das ações a serem implementadas. Todas as reuniões terão ata que serão disponibilizadas publicamente na página do projeto. 2- Acompanhamento das ações do projeto via avaliação a cada encontro com os professores. Todas as ações serão planejadas e executadas a partir dos eixos de interesses da comunidade escolar, para isso iremos fazer um mapeamento das principais dificuldades que os professores encontram para realizar seu trabalho. Ao final das formações, oficinas e aplicação dos produtos educacionais criados iremos avaliar via questionário essas etapas. Após isso os dados serão compilados, analisados, apresentados para os sujeitos e a partir disso realizado um replanejamento das ações. Sobre Resultados esperados e disseminação dos resultados :pretende-se criar materiais didáticos alternativos para o ensino de química e incluí-los nas aulas a fim de colaborar no enfrentamento das dificuldades de ensino e aprendizagem de química. Assim, como replicar conhecimentos nas áreas de didática e didática do ensino de química para uma reflexão-ação-reflexão do trabalho docente. Almeja-se também aproximar o curso de licenciatura em Química da comunidade escolar, particularmente dos professores de química, entendendo as dificuldades da sua prática pedagógica, refletindo sobre a contexto social e histórico de sua atuação e assim criar estratégias coletivas para intervir de forma propositiva nas escolas. Como resultados a curto e médio prazo, intenta-se que os professores das escolas possam ver o IFCE como um lugar de formação/ acolhimento para refletir, agir e colaborar com as dificuldades que estão vivenciado nas suas práticas. Aspira-se também oportunizar aos discentes da licenciatura em química envolvidos com o projeto um espaço para que possam refletir junto com seus futuros colegas de profissão a caminhada do que é ser professor e como suas ações influenciam diretamente na vida dos educandos. E com isso possam aprender junto sobre a docência e traçar ações para a promoção de uma educação de qualidade. Ademais, espera-se promover a divulgação científica dos resultados das ações, por meio de participação em encontros, congressos, seminários, simpósios e etc tanto os ofertados pelo IFCE como por outras instituições. Além do lançamento do e-book com a participação de toda a comunidade escolar e ifceana.