Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
TransEducação
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Questões de gênero e diversidade sexual
Data de Início:
21/12/2021
Previsão de Fim:
31/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Seminário
Reunião
Relatório
Questionário
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Raimundo Aterlane Pereira Martins
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Davi Muniz de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/12/2021 31/12/2023
Francisco Edson Alves Garantizado IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/08/2023 31/12/2023
Francisco Oliver de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 21/12/2021 31/12/2023
Pâmela Silva Queiroz IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/12/2021 31/12/2023
Raimundo Aterlane Pereira Martins IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 21/12/2021 31/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Coletivo Mandacaru Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 1.200,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto TransEducação é uma ação institucional, realizada na modalidade de Projeto de Extensão, composto pelo Prof. Me. Aterlane Martins (Coordenador), Francisco Oliver (Estudante de Licenciatura em Química), Davi Muniz (Estudante de Licenciatura em Química) e Pâmela Queiroz (Egressa/Licenciatura em Geografia) e colaboradores externos, entre eles o Coletivo LGBTQIA+ Mandacaru, atuante na cidade de Quixadá e região do Sertão Central.. O TransEducação é composto por um conjunto de ações (minicursos, palestras, oficinas, campanhas, intervenções artísticas, etc.) que tem como objetivo contribuir na formação de educadores (professores e alunos/as licenciandos), bem como, sensibilizar a comunidade (interna e externa ao IFCE) para as questões de gênero e sexualidade no combate às opressões em ambiente educacional. Dando inicio ao projeto, estaremos realizando o seu lançamento e conjuntamente uma mesa de abertura do minicurso: TransEducação: Saberes e abordagens necessárias em gênero e sexualidade na formação de educadores.
Justificativa
O Projeto TransEducação é de extrema importância no contexto escolar devido a situação que a população LGBTQUIA+ vivencia cotidianamente frente às opressões, preconceito e discriminações correntes na sociedade brasileira, marcadamente machista e misógina. Segundo matéria no site do Senado Brasileiro, "Brasil é o país onde mais se assassina homossexuais no mundo O Brasil registrou 445 casos de assassinatos de homossexuais em 2017, segundo o levantamento do Grupo Gay da Bahia. De acordo com a ONG Transgender Europe, entre 2008 e junho de 2016, 868 travestis e transexuais perderam a vida de forma violenta. O alerta para essas mortes é o tema da reportagem da Rádio Senado no Dia Internacional de Combate à LGBTFobia, celebrado em 17 de maio." Diante dos dados expostos, reforça-se a necessidade de atuar para ampliação do conhecimento sobre as questões de gênero e Sexualidade, buscando, pela educação combater a formação de um pensamento e atitudes lgbtfóbicas no espaço educacional. Outrossim, é sabido que os docentes que hoje atuam no IFCE e em outras instituições de ensino superior formando futuros professores (licenciandos) quase nunca tiveram uma formação sobre estas questões abordadas pelo Projeto TransEducação. Todo este contexto de desconhecimento e ignorância sobre estes temas é motivação para a realização deste projeto.
Público Alvo
Alunos licenciandos das IES com sede em Quixadá; Professores dos cursos de Licenciatura das IES sediadas em Quixadá; Outros/as educadores interessados nas temáticas de gênero e sexualidade; População LGBTQIA+ de Quixadá e Sertão Central.
Objetivo Geral
Realizar ações que contribuam na formação de educadores (professores e alunos/as licenciandos, entre outros interessados), bem como, sensibilizar a comunidade (interna e externa ao IFCE) para as questões de gênero e sexualidade no combate às opressões, especialmente, em ambiente educacional.
Objetivo Específico
Realizar minicurso, palestras e oficinas temáticas (gênero e sexualidade) para públicos específicos; Promover campanhas de sensibilização sobre os temas de gênero e sexualidade; Intervenções nas Semanas Pedagógicas do IFCE campus de Quixadá; Realizar ações, na cidade de Quixadá e Região do Sertão Central, em parcerias com o Coletivo LGBTQIA+ Mandacaru;
Metodologia
A equipe base do Projeto TransEducação é formada por um prof. Coordenador (Aterlane Martins), dois alunos (Davi Muniz e Francisco Oliver) e a aluna egressa do curso de Geografia (Pâmela Queiroz), reunidos em torno das questões de gênero e sexualidade, motivados por uma primeira versão do projeto realizada junto a uma escola pública de Quixadá. Nesta edição a realização se dará, sobretudo, no âmbito do IFCE campus de Quixadá contemplando ações de formação e campanhas de sensibilização sobre as questões temáticas do projeto a serem realizadas ao longo de um ano. Entre outras ações, haverá intervenções nos Encontros pedagógicos do semestres 2022.1 e 2, a partir de palestras e oficinas temáticas. Um minicurso e outras ações estão em fase de planejamento para execução no primeiro semestre de 2022, tendo como público específico os professores e alunos das licenciaturas do IFCE campus de Quixadá e de outras IES sediadas no munícipio. Outras ações terão planejamento e definição elaborada posteriormente, a partir das demandas que surgirem e em momentos específicos como o dia internacional de combate a LGBTQIA+fobia (17 de maio), o dia da internacional do Orgulho LGBT (28 de junho) entre outros. Estas ações serão devidamente cadastradas no Sigproext com suas especificidades detalhadas. As ações desenvolvidas no projeto, além do registro no Sigproext, terão registros audiovisuais e textuais/escritos de suas realizações, bem como processos de inscrições abertas ao público e registro de participação e frequência quando oportuno. A avaliação se dará de modo contínuo ao desenvolvimento das ações feito pela equipe base, sempre ouvidos os participantes por meio de questionários de opinião/pesquisa sobre as ações realizadas. Prioritariamente os eventos serão realizados de modo híbrido, sendo estes, em modo remoto ou presencial de acordo com as condições sanitárias do momento e conforme as normativas institucionais vigentes.