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Campus:
CAMPUS AVANÇADO PECÉM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Clube de Xadrez - IFCE Pecém
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
13/12/2021
Previsão de Fim:
15/03/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Caucaia
Formas de Avaliação:
Reunião
Questionário
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Josias Valentim Santana
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Josias Valentim Santana IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 13/12/2021 15/03/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto de Extensão Clube de Xadrez - IFCE campus Pecém propõe a prática da modalidade do Xadrez com o intuito de contribuir na formação do aluno, na qualificação dos servidores e no intercâmbio com a sociedade. Os avanços tecnológicos vieram oferecer várias possibilidades de intervenção a crianças, adolescentes e adultos, proporcionando a eles o que de mais atual existe na área dos games, programas, aplicativos, e despertando cada vez mais o interesse de todos. São aplicativos de celulares, jogos de vídeo game, jogos de computador. Esse avanço permite, por exemplo, que os participantes joguem de forma virtual e simultânea, bastando estarem conectados a internet, o que vai aumentando o número de adeptos. Além disso, a violência vem aumentando nos grandes centros urbanos e rurais, e consequentemente, por medida de segurança, muitos pais ou responsáveis optam pela opção dos filhos brincarem dentro de casa, ao invés de irem brincar na rua, quadras, parques e locais apropriados para a realização de brincadeiras e a pratica de algumas modalidades esportivas. Diante dos fatos é que se torna importante apresentar as possibilidades dessa proposta cultural. O xadrez é um esporte que possibilita o desenvolvimento de habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. Considerado por muitos como um excelente suporte pedagógico, visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes; História; Geografia, além da Ética, etc. Na Matemática explora-se inicialmente o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria e suas dimensões. Nas Artes, exploram-se as formas das peças através do uso da argila, pintura, técnicas com materiais recicláveis. Na História, pode ser trabalhada a questão da origem do xadrez, a cultura dos seus povos e a relação entre aspectos sociais e políticos. Na Geografia, pode ser abordada a localização onde o jogo de xadrez era praticado. E finalizando, quando se faz referência à Ética, seria quanto à importância das regras e o respeito que deve existir para com o parceiro de jogo. No jogo de Xadrez o desenvolvimento cognitivo é estimulado à partir da inteligência lógica, a interpessoal, a analítica e a criativa, funcionando a todo instante enquanto você tenta encontrar a melhor estratégia para vencer os adversários. Este jogo é uma atividade que podem ser trabalhada em diversas dimensões, por meio de atividades práticas, dinâmicas, on line, na confecção de materiais alternativos, adaptação e criação de novos tipos de jogo. Esse tipo de jogo não atende somente a uma perspectiva de lazer, pois possui também um caráter pedagógico. Buscar entender a estratégia de jogo do oponente, manipulá-lo, descobrir como irá se comportar na próxima rodada, tudo isso é extremamente rico em termos cognitivos, ativando o cérebro e estimulando diversos tipos de inteligência. Dessa forma, este projeto vem contribuir não só ao campus do Pecém, mas com toda comunidade, como sendo uma proposta pedagógica de inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem, visando preparar os alunos para que sejam capazes de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, proporcionar aos participantes do projeto conhecer a história e as regras, além de estimular o raciocínio, o desenvolvimento cognitivo e a socialização dos alunos, bem como dos participantes da comunidade local, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica, mantendo-os com o cérebro ativo e saudável.
Justificativa
As teorias de Piaget e de Vygotsky sobre o desenvolvimento cognitivo da criança servem como ponto de partida para orientar e estimular o educador a incluir os jogos em sua metodologia, de modo a despertar o interesse e a curiosidade dos alunos e, consequentemente, levá-los a alcançar a aprendizagem. Através do jogo o aluno demonstra participação ativa, assim vivenciando a construção de seu próprio conhecimento conscientemente, envolvendo a sensorialidade, a percepção, o afeto, o pensamento e a imaginação. Através do jogo o aluno demonstra participação ativa, assim vivenciando a construção de seu próprio conhecimento conscientemente, envolvendo a sensorialidade, a percepção, o afeto, o pensamento e a imaginação. Considerado o segundo esporte mais praticado no mundo, sendo o primeiro, o futebol, o jogo de xadrez traz benefícios devido suas características e podem desenvolver habilidades diversas a nível intelectual, ajudando no rendimento escolar e desenvolvimento social. O ensino do Xadrez tem como principais benefícios o estímulo da memória, o aumento da capacidade de concentração, a velocidade de raciocínio, a tomada de decisões, ensina o jogador a aceitar a vitória e/ou a derrota de modo que este as visualize não como sinônimo de sucesso e ou de fracasso. Diante dos benefícios comprovados sobre sua influência no desenvolvimento e comportamento humano, justifica-se a criação do projeto de extensão Clube de xadrez - IFCE campus Pecém, como uma das ferramentas do processo ensino-aprendizagem e socialização e desenvolvimento humano, através deste jogo de raciocínio, que irá beneficiar todos os participantes.
Público Alvo
Todas as pessoas de todas as idades, sexo, raça ou escolaridade, que demonstrem interesse em aprender Xadrez.
Objetivo Geral
Estimular a prática e promover o ensino do xadrez, favorecendo a integração social dos envolvidos, de forma que melhore o nível de atenção, concentração, memorização, criatividade, paciência, autocontrole, facilitando o processo de aprendizagem dos participantes.
Objetivo Específico
- Apresentar as regras, estratégias, curiosidades da modalidade de Xadrez; - Promover o ensino e a aprendizagem do jogo de Xadrez; - Fomentar a prática e disseminação da prática da modalidade de Xadrez; - Melhorar o convívio social dos participantes, através do jogo de Xadrez; - Promover momentos de descontração e alegria dos participantes, através das partidas/torneios/eventos de Xadrez; - Estabelecer uma relação de ensino e aprendizagem entre os participantes; - Melhorar o nível de raciocínio dos participantes de forma que contribua no processo ensino-aprendizagem na sala de aula e na vida cotidiana; - Estimular a concentração, a memória e o raciocínio lógico dos interessados no projeto.
Metodologia
O clube iniciará com um breve histórico do Xadrez, sua importância (na melhoria do raciocínio, aprendizagem e concentração), objetivos do jogo, identificação do tabuleiro, bem como da movimentação das peças, registro de posição, promoção, estudo e análise de partidas, dentre outros. As atividades ocorrerão com o intuito de estimular nos participantes o interesse pela prática dessa modalidade para que possam disseminá-la, fomentando o interesse de novos participantes. Apesar do caráter pedagógico, os momentos de competição farão parte das práticas por entendermos que é natural do processo do jogo, bem como por acreditarmos estimular nos participantes o interesse pelo aprendizado de novas estratégias, jogadas.