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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Acessibilidade: construindo pontes com as associações locais
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
09/12/2021
Previsão de Fim:
09/05/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital Papex (Proext/IFCE)
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Hivi de Castro Sperandio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Hivi de Castro Sperandio IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 09/12/2021 09/05/2022
Joao Vitor Magalhaes Cardoso IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 09/12/2021 09/05/2022
Josy Lucia Goncalves IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/12/2021 09/05/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Associação de Pessoas com Deficiência de Tianguá Não
Associação Morcegos em Ação Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O NAPNE – Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas no Campus Tianguá tem por objetivo a criação de uma cultura de “educação para convivência”, aceitação da diversidade, além de almejar e buscar incessantemente a quebra das barreiras arquitetônicas, tecnológicas, educacionais e atitudinais. Para o atendimento destes fins é preciso estar atento às demandas internas, mas também as que são relacionadas à comunidade que a instituição integra no intuito de aproximar estas duas realidades através de parcerias que visem ampliar o conhecimento de todos sobre as questões da inclusão. A comunidade que circunda a instituição possui algumas associações que atuam com a questão da acessibilidade e da educação inclusiva. As associações são formadas por grupos de pessoas que se unem por um mesmo objetivo e que buscam através de suas ações atender às necessidades daqueles que são parte dela, além de serem espaços de propagação do conhecimento e informação sobre a finalidade a qual atendem. Este projeto, portanto, visa realizar um trabalho junto a estas associações buscando uma aproximação entre a instituição e a comunidade externa.
Justificativa
De acordo com Vale (1999, p.5) todo projeto configura-se como uma “tomada de posição diante da realidade natural, social e humana” sendo assim uma tentativa de superar um contexto existente. Neste panorama, o presente projeto justifica-se pela necessidade do núcleo atuar nas demandas internas em consonância com a realidade local na qual a instituição encontra-se inserida. As associações, por serem espaços que contam com ajuda e doações de terceiros, nem sempre podem desenvolver atividades voltadas para o público que atendem. Portanto, nesta intervenção, pretende-se criar espaços de formação e aproximação que levem conhecimento e partilha a estas associações através de oficinas, palestras, dentre outros. Este projeto de extensão atuará junto a duas associações. A Associação “Morcegos em Ação”, da cidade de Ubajara, atua com questões pertinentes à deficiência visual e recebe estas pessoas para atividades, ensino, convivência, mobilidade, aprendizado do Braille e das tecnologias, entre outros. A Associação das Pessoas com Deficiência de Tianguá é bastante recente, e por isso, ainda não tem atuado de forma ampla. No entanto, tem trazido discussões importantes como os direitos das pessoas com deficiência na sociedade através de momentos de conscientização na cidade e postagens nas redes sociais.
Público Alvo
Membros da Associação “Morcegos em Ação” da cidade de Ubajara e da Associação das Pessoas com Deficiência de Tianguá e pessoas sem deficiência, mas com vínculo com estas associações.
Objetivo Geral
Colaborar com as associações da comunidade local envolvidas com a causa da deficiência, em regime de parceria, buscando apoiá-los e atendê-los através de oficinas, palestras e criação/produção de conteúdo para suas redes sociais, considerando as necessidades de cada organização e os interesses de formação destas.
Objetivo Específico
-Elaborar oficinas virtuais de conteúdos definidos pelos membros da associação pleiteada dentro do projeto. -Promover palestras virtuais para a promoção de debates contextualizados a respeito das temáticas desenvolvidas, com o apoio dos coordenadores do projeto e convidados, permitindo a troca dos saberes e de vivência cotidiana coletiva. -Enfatizar a valorização ao esporte para os deficientes físicos através de experiências já consolidadas. -Criar e produzir conteúdo alusivo à temática do projeto para publicação nas redes sociais das associações com o intuito de dar visibilidade a causa das pessoas com deficiência.
Metodologia
O público alvo deste projeto abrange as associações: “Morcegos em Ação”, da cidade de Ubajara, e a “Associação de Pessoas com Deficiência de Tianguá” (APDSI) estendendo-se, possivelmente, ao público externo dessas localidades, por meio de material virtual veiculado em suas redes sociais, para que os objetivos, geral e específicos, sejam plenamente atingidos. Em decorrência da pandemia do covid-19, utilizaremos o espaço virtual e suas ferramentas: Google Meet, Whatsapp, Instagram, Canva, dentre outros, priorizando seu desenvolvimento no formato online. Inicialmente, será realizado um encontro virtual com as associações no intuito de uma aproximação inicial e levantamento de necessidades e expectativas com o projeto. Após este momento, haverá a organização e o planejamento das atividades/ações a serem desenvolvidas em cada uma das associações de acordo com o levantamento dos dados realizado no encontro virtual. O desenvolvimento do projeto será coordenado pelas professoras Hivi de Castro Sperandio, coordenadora do NAPNE e Josy Lucia Gonçalves, secretária do NAPNE; e João Vítor Magalhães Cardoso, discente bolsista do NAPNE que será o responsável pela execução das ações. O presente projeto atuará de modo a operacionalizar em conjunto os objetivos gerais e específicos deste projeto de extensão.