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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Diversidade e Escola: o papel das resistências na Educação
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Direitos Individuais e Coletivos
Data de Início:
15/12/2021
Previsão de Fim:
15/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
3
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Jenniffer Karolinny de Araujo Dantas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Jenniffer Karolinny de Araujo Dantas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 15/12/2021 15/12/2021
Jose Francisco Gomes Costa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 15/12/2021 15/12/2021
Luiza Vitoria Tavares Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 1 15/12/2021 15/12/2021
Marina Freire Crisostomo de Morais IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/12/2021 15/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
a roda de conversa Diversidade e Escola: o papel das resistências na Educação faz parte do Projeto de Extensão Educação para igualdade de gênero e sexualidade que tem como objetivo colaborar para a formação acerca da educação para Igualdade de Gênero na escola
Justificativa
Sendo a escola um dos espaços de construção de saber e tendo o IFCE compromisso com os Direitos Humanos e com a multiplicidade de expressões e identidades de sua comunidade acadêmica, a discussão da temática no dia do orgulho LGBTQIA+ abre espaço para o diálogo com a sociedade e a construção do pensamento crítico a partir da questão da diversidade, compreendendo que é preciso transformar a escola em um espaço acolhedor para sujeitos e corpos diversos e que a discussão sobre gênero e sexualidade contribui para a compreensão e construção de caminhos possíveis para a superação de preconceitos e/ou da reprodução dos mesmos dentro e fora do ambiente acadêmico
Público Alvo
Estudantes e professores do ensino básico, com ênfase para o ensino médio
Objetivo Geral
Aprofundar a discussão sobre a educação numa perspectiva emancipatória a partir das perspectivas de sujeitos diversos e múltiplos que constitui o espaço escolar
Objetivo Específico
Contribuir para a discussão acerca das representações de gênero reproduzidas na escola e como estar implicam no desenvolvimento e no desempenho escolar das e dos estudantes Promover a capacitação de servidores para o acolhimento de estudantes LGBTQIA+ Promover formação para estudantes, servidores e funcionários para o enfrentamento da desigualdade de gênero Incentivar o protagonismo estudantil na mediação dos encontros de formação Confeccionar uma Cartilha que possa orientar a discussão de gênero e diversidade sexual em diversos itinerários formativos
Metodologia
O evento ocorrerá no formato de Roda de Conversa, tendo sido planejado por uma comissão de estudantes, sob orientação docente e contará com uma mediadora e dois convidadas(os). O evento contará com um momento de acolhimento promovido por estudantes e por uma das participantes da roda de conversa, seguido das falas das participantes e irá se encerrar com o debate, composto por perguntas, intervenções e pontuações dos participantes da roda de conversa O terceiro momento ocorrerá na semana seguinte para avaliação do evento feito juntamente com a comissão organizadora A duração estimada é de 2h.