Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO À SERVIÇO DA EDUCAÇÃO
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
14/12/2021
Previsão de Fim:
20/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Emanuelle de Souza Barbosa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Benedita de Sales Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 14/12/2021 20/12/2021
Emanuelle de Souza Barbosa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 14/12/2021 15/12/2021
Erica Milo de Freitas Felipe Rocha IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 14/12/2021 20/12/2021
Francisca Maria Lima do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 14/12/2021 20/12/2021
Francisca Renata Ventura Tenorio IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 14/12/2021 20/12/2021
Leonardo dos Reis e Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 14/12/2021 20/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A intensa propagação do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na organização do trabalho pedagógico em virtude do ensino remoto demandou intensas transformações nas estratégias didáticas adotadas pelos professores. Tal fato, entre tantos outros aspectos, inseriu na agenda do dia a necessidade de apropriação dos recursos tecnológicos para viabilização da oferta da educação em todos os níveis e modalidades. Ainda que a demanda por apropriação tecnológica seja algo muito associada à urgência dos tempos atuais, é preciso dizer que tais recursos devem ser plenamente apropriados por professores e estudantes, não somente para atender às necessidades atuais mas, principalmente, por serem fruto de trabalho desenvolvido ao longo dos tempos pela humanidade e, assim sendo, devem ser colocados em favor do desenvolvimento e da emancipação humana. Partindo deste pressuposto se faz necessário promover processos formativos que auxiliem professores e estudantes a desenvolverem saberes técnicos, científicos e didáticos que envolvam o uso das tecnologias digitais como forma de aprimoramento da qualidade da educação. Nessa direção, a proposta aqui apresentada se propõe a desenvolver um workshop para apresentação de usos didáticos de aplicativos que podem ser incorporados à prática docente. O evento insere-se no conjunto de atividades propostas pelo Programa de Mentoria Acreditar IFCE – 2ª Edição.
Justificativa
A análise do atual contexto observa-se uma grande demanda em formar os professores para a utilização dos recursos tecnológicos como estratégias didáticas. É notório que existe uma grande fragilidade situada na relação educação-tecnologias digitais que deve ser efetivamente enfrentada a fim de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Além das condições de infra-estrutura atreladas à oferta dos equipamentos tecnológicos ressalta-se também problemas estruturais associados à precarização das condições de trabalho docente e, consequentemente, problemas na formação destes profissionais para desenvolverem suas atividades laborais com a qualidade necessária. Nessa direção, a proposta aqui defendida se insere neste campo de problematização ao buscar contribuir com a ampliação dos espaços formativos destinados a professores e futuros professores quanto à incorporação das tecnologias digitais no contexto escolar. É importante ressaltar que apesar da instalação de um certo consenso sobre a contribuição das tecnologias digitais à educação o uso adequado de tais recursos requer, de acordo com Gasparin (2020), que elas sejam escolhidas, planejadas e usadas de forma integrada à proposta pedagógica construída pelo professor. Dessa forma, o workshop aqui apresentado se propõe não só a caracterizar alguns dos recursos tecnológicos existentes, mas a pensá-lo dentro de uma proposta pedagógica significativa orientada pela busca de estratégias sólidas que podem ampliar os saberes técnico-didáticos dos professores e futuros professores e, dessa forma, desenvolver estratégias que aprimorem as aprendizagens dos estudantes.
Público Alvo
Comunidade externa interessada, a saber professores da educação básica e profissionais da educação interessados na temática.
Objetivo Geral
Fornecer subsídios técnico-didáticos para a incorporação de Tecnologias Educacionais Digitais aos processos de ensino e aprendizagem.
Objetivo Específico
Apresentar as características e modos de utilização de softwares na construção e desenvolvimento de atividades pedagógicas; Desenvolver exemplos de estratégias didáticas fundamentadas na utilização de softwares como recursos didáticos
Metodologia
QUANTO A ORGANIZAÇÃO: Será utilizada a Plataforma Google Meet, para transmissão e desenvolvimento das atividades. As professoras convidadas serão responsáveis pelo material a ser trabalhado juntamente com as atividades síncronas a serem desenvolvidas de acordo com a ferramenta que irão trabalhar. Compete à organização do projeto a criação do evento, compartilhamento e divulgação do Link do Meet, aos inscritos e nas redes sociais. A inscrição dar-se-á por meio de link de formulário de inscrição contendo nome completo, e-mail e contato, criado e divulgado pela organização do Workshop. Aos participantes, durante o evento será disponibilizado link de frequência criado e divulgado o link no chat, pela organização do evento em cada um dos dias do workshop. Ao término do evento, será disponibilizado juntamente com o link da frequência do último dia,um questionário de avaliação do workshop a ser elaborado pela organização do evento. Aos participantes será enviado via e-mail certificado de 4 horas, desde que tenham participado dos dois dias do evento. QUANTO AO DESENVOLVIMENTO: O evento será desenvolvido de forma síncrona através do Google Meet, como mencionado acima, fazendo uso de metodologias ativas e ferramentas das Tecnologias Educacionais Digitais a saber: Padlet, Google formulários, Quislet... A mediação será por conta das professoras convidadas e responsáveis pela apresentação e desenvolvimento das atividades propostas no Plano de Trabalho, assim dividido: no dia 14/12 a professora Renata Ventura e no dia 20/11, a professora Érica de Milô.