Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Diálogos sobre Educação #10 - Saúde Mental no ambiente escolar
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
16/12/2021
Previsão de Fim:
16/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Igor Lima Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andressa Souza Costa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 16/12/2021 16/12/2021
Camile Leal de Medeiros IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 16/12/2021 16/12/2021
Carla Germana Coelho Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 16/12/2021 16/12/2021
Carlos Alberto Castelo Elias Filho IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 16/12/2021 16/12/2021
Francisco Breno Pereira Barroso IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 16/12/2021 16/12/2021
Igor Lima Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 16/12/2021 16/12/2021
Rafael Lopes Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 16/12/2021 16/12/2021
Samara Alves Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 16/12/2021 16/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A formação docente no contexto da educação básica é elemento fundamental no âmbito da formação inicial, assim como continuada, das pessoas que atuam nas redes de ensino pública e particulares. A articulação entre ensino e extensão é presente no currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia compreende item importante da relação Ensino-Pesquisa-Extensão desenvolvidas no IFCE. O projeto Diálogos sobre educação possui mais de um ano, promovendo temas por meio de discussões com docentes das diversas subáreas que integram a Educação. Geralmente abrangendo mais de uma centena de pessoas online ao vivo tendo sido possível avançamos em assuntos que formam de maneira continuada a atuação de profissionais da educação, discentes e técnicos.
Justificativa
O contexto da Pandemia de Covid-19 presente no ano de 2021 demanda reflexões permanentes a respeito de assuntos e temas que agreguem valor a formação docente. O distanciamento social, bem como as condições de exercício do ensino criaram limitações para práticas formativas presenciais no âmbito das redes de ensino da cidade de Canindé e outras localidades. Assim, a veiculação online de diálogos sobre assuntos que integrem aspectos importantes dos processos de ensino e aprendizagem, ligados direta ou indiretamente a atuação das pessoas profissionais da educação tornar-se pertinente, seguro e fundamental para manutenção da formação continuada desse público. Assim, é possível relacionar as pessoas docentes e técnicas do IFCE, com formação, experiência em temas específicos da área de Educação na realização de eventos online com transmissão ao vivo para docentes, estudantes, e demais membros da comunidade escolar e acadêmica de Canindé e demais localidades alcançadas pela divulgação dos eventos.
Público Alvo
Docentes da Educação Básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, técnicos da área de educação (gestores) e demais membros da Comunidade escolar(Estudantes, pais, funcionários da escola e rede de ensino, representantes da comunidade civil) e acadêmica de Canindé e outras localidades. A divulgação acontecerá por meio de postagem de notícias no portal do IFCE campus Canindé, bem como comunicação instituição junto as redes de ensino da região e instituições de ensino superior que atuam na nos sertões de Canindé na formação de professores.
Objetivo Geral
Promover a formação continuada de docentes das redes de ensino pública e particular da educação básica de Canindé e demais localidades por meio da realização de Diálogos sobre Educação, abordando a temática do "Saúde mental no ambiente escolar"
Objetivo Específico
Realizar evento no formato Diálogos sobre educação, abordando temas relacionados as subáreas da Educação, com ênfase na formação continuada de docentes. Integrar as ações extensionistas do IFCE campus Canindé a rede de Educação Básica da Cidade de Canindé por meio da formação continuada. Desenvolver a rede de docentes da área de Educação do IFCE no Estado do Ceará para integração das ações no âmbito dos cursos de licenciatura com a comunidade no entorno dos campi. Relacionar os impactos de problemas da saúde mental no ambiente escolas as Metodologias e práticas pedagógicas baseadas no formação docente para Educação profissional, Técnica e Tecnológica.
Metodologia
O evento promove o diálogo sobre a temática do Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura, convidando profissionais da educação da Rede Federal dos IFCE no Ceará ou fora dela. O evento constará de uma carga horária de duas horas de duração, tendo duas ações de planejamento integrando a carga horária de trabalho dos demais membros da equipe envolvidas. O evento tem duração de 1,5 - 2 horas, com dois participantes da área relacionada ao tema em questão e conta com a mediação de uma pessoa docente do curso de Licenciatura em Pedagogia do campus Canindé. O presente projeto contará com bolsista de extensão que atuará nas atividade de suporte para realização das atividades de cada "Diálogos sobre Educação", prestando apoio logístico e educacional. A pessoa que atuará como bolsista também realizará atividades de registro da memória de cada evento com objetivo de criação de material institucional que guardará de sistemática todo o conteúdo criado em vídeo, tornando-o acessível em outras mídias.