Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Mulheres Agricultoras e Serranas: Empreendedorismo e Empoderamento através da elaboração de produtos alimentares
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Desenvolvimento de Produtos
Data de Início:
20/12/2021
Previsão de Fim:
20/06/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Formas de Divulgação:
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Mirla Dayanny Pinto Farias
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Beatriz Silva Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/12/2021 20/06/2022
Camila Franco IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/03/2022 20/06/2022
Francisca Joyce Elmiro Timbo Andrade IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/12/2021 20/06/2022
Mirla Dayanny Pinto Farias IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 20/12/2021 20/06/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Ematerce Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A serra da Ibiapaba se destaca pela produção de alimentos dentro do Ceará, porém, estes alimentos em muitos casos não são aproveitados em sua totalidade e por isso, acaba-se gerando desperdícios. Dentro deste contexto, existem as mulheres que fazem parte deste cenário e que buscam elaborar produtos alimentícios, como biscoitos caseiros. São muitos os problemas enfrentados por elas como a falta de conhecimento na elaboração e boas práticas de fabricação de alimentos e gestão financeira. Desta maneira as intervenções que serão realizadas a partir deste projeto serão na área de produção de alimentos como capacitações para estas mulheres agricultoras como forma de agregação de matérias-primas e insumos da própria comunidade, aumento na renda familiar e na possibilidade de expansão de vendas para outros clientes e consequentemente o empoderamento feminino e o desenvolvimento da comunidade como um todo. Estas capacitações serão sobre temas como elaboração de produtos à base de matérias-primas e insumos que estão disponíveis na comunidade e em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e gestão financeira. Espera-se que as mulheres agricultoras e serranas possam se empoderar e melhorarem as condições pessoais e da comunidade. Este proposta foi aprovada ao Edital Mulheres Integradas (Edital Conjunto nº 01/2021 - PRPI/PROEXT/PROEN-IFCE).
Justificativa
A independência financeira é uma forma de empoderamento feminino, pois na atual sociedade elas enfrentam uma série de obstáculos, principalmente as que vivem em situação de vulnerabilidade. Siliprandi e Cintrão (2011) relatam em seu trabalho com mulheres agricultoras que existem fortes desafios que contribuem de efetivamente para a construção de uma maior autonomia econômica das mulheres. De acordo Braun e Lima (2019) a sociedade e seu dinamismo afetam negativamente no modo de vida das mulheres, influenciando as desigualdades de direitos, além de potencializar a vulnerabilidade e dependência financeira, como um dos fatores preponderantes para subordinação aos homens. Desta maneira, o desenvolvimento de ações que apontem, capacitem e direcionem as mulheres de uma determinada localidade, para a sua independência financeira, utilizando o que está a sua volta, faz com que elas cheguem ao empoderamento de fato, e ajudem tanto a sua família como a comunidade em geral. Portanto este projeto tem uma relevância enorme, por se tratar de uma proposta que visa dá conhecimento, educação e ressignificado ao trabalho desenvolvido por essas mulheres agricultoras. Paralelamente executar ações que promovam o desenvolvimento de uma comunidade se faz necessária, e quando estas ações são realizadas por alunas, agrega ao crescimento profissional delas, pois a interligação da teoria e a prática com a pesquisa e extensão, dará uma transformação social delas e da comunidade externa beneficiada.
Público Alvo
- Mulheres da comunidade Betânia que se localiza na cidade de Ibiapina, na Serra da Ibiapaba.
Objetivo Geral
Desenvolver ações de empreendedorismo para mulheres agricultoras da Serra da Ibiapaba para a seu empoderamento financeiro.
Objetivo Específico
- Realizar capacitações na área de elaboração de produtos a partir das matérias-primas e insumos disponíveis na comunidade; - Capacitar as mulheres na área de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos; - Realizar mentoria na área de gestão financeira para trabalhar a precificação dos produtos; - Realizar parcerias com entidades públicas para que as vendas dos produtos elaborados sejam destinadas a diferentes clientes; - Emponderá-las para que saibam o valor do seu trabalho. - Promover o desenvolvimento profissional das alunas de cursos ligados a Produção de Alimentos.
Metodologia
A metodologia consistirá nas seguintes fases: Fase 1: Apresentação entre a equipe de trabalho (coordenador do projeto e discentes) e para as mulheres da comunidade Betânia que fazem parte da “Casa de Bolos e Biscoitos” e explicações sobre o projeto. Método: reuniões através do google Meet, ou presenciais caso as atividades já estejam liberadas, e sempre respeitando os protocolos sanitários. Fase 2: Familiarização com o ambiente de trabalho (locais de manipulação dos produtos que serão elaborados e diagnóstico das matérias-primas e insumos que podem ser utilizados para o desenvolvimento de novos produtos). Aplicação de uma entrevista com as seguintes abordagens: 1- Características socioeconômicas; 2- Conhecimento sobre Boas Práticas de Fabricação de Alimentos; 3- Conhecimento sobre precificação; 4-diagnóstico das matérias-primas e insumos que podem ser utilizados para o desenvolvimento de novos produtos. Método: visita guiada da coordenação do projeto e alunas nestes locais, caso as atividades presenciais estejam liberadas, caso não seja possível esta etapa será desenvolvida de forma virtual. Fase 3: Construção das capacitações pelas alunas do projeto, com verificação da utilização das matérias-primas e insumos disponíveis. Método: reuniões internas; pesquisas bibliográficas. Fase 4: Capacitação em Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e no melhoramento e desenvolvimento de novos produtos e gestão financeira. Método: reuniões pelo google Meet (com palestras e dinâmicas de grupo) e produção de vídeos educativos elaborados pelos alunos, ou presenciais, caso as atividades já estejam liberadas, e sempre respeitando os protocolos sanitários. Capacitações: • Capacitação em BPF; • Capacitação online em Precificação de produtos; • Capacitação em desenvolvimento de produtos panificáveis. Fase 5: Evento de apresentação dos produtos desenvolvidos pelas mulheres para as Prefeituras dos munícipios circunvizinhos e outras entidades, em busca de parcerias para aumentar as vendas. Método: reuniões através do google Meet, ou presenciais caso as atividades já estejam liberadas, e sempre respeitando os protocolos sanitários. Fase 6: Avaliação geral do projeto e elaboração do relatório final. Método: reunião interna com livre manifestação.