Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
ENCONTRO DE SABERES DO IFCE
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Integradas
Data de Início:
19/12/2021
Previsão de Fim:
21/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
2000
Carga Horária de Execução do Evento:
9
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital de arte e cultura (Proext/IFCE)
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Maria de Lourdes Macena de Souza
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Maria de Lourdes Macena de Souza IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 19/12/2021 21/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 6.600,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Esse é um evento que promoverá o Encontro virtual de 6 Mestres da Cultura - Tesouros Vivos do Ceará sendo estes do Juazeiro do Norte, Tianguá, Canindé, Aquiraz e Porteiras (Comunidade Quilombola dos Souza). Nessa oportunidade a ação promoverá diálogos sobre os saberes e fazeres destes de forma conjunta com professores do IFCE (Grupo de Estudos em Cultura Folclórica do campus Fortaleza) e UFC (Grupo de Estudos Geografia Cultural). “Encontro de Saberes” já é uma experiência que vem se consolidando em algumas universidades como uma estratégia exitosa de ensino diferenciada, promovendo diálogos entre os saberes ancestrais de comunidades populares, indígenas, afro-brasileiros e/ou ribeirinhas com saberes formais da Universidade, buscando incluir Mestres e Mestras como docentes no ensino superior. A ação teve início em 2010 por meio de um plano piloto da UNB – Universidade de Brasília envolvendo o CNPQ, o MEC e o MINC na época. Hoje, além de ter continuidade e se estabelecido na própria UNB, a experiência se encontra também implantada na UFMG, UFPA, UECE, UFJF e na UFSB além de estar em experiência de implantação na UFRJ e na UNIRIO. O evento “Encontro de Saberes” do IFCE busca realizar de forma experimental uma proposta primeira procurando evidenciar a importância da implantação não apenas EVENTUAL, mas de caráter sistemático desta atividade (a posteriori) possibilitando, como bem defende o professor Jorge de Carvalho, um ensino decolonial, contribuindo assim para um Ensino Superior em espaço educacional Pluriepistêmico, e muito especialmente buscando contribuir para a curricularização da extensão. Contamos para efetivar a ação com o grupo de Estudos em Cultura Folclórica Aplicada do campus Fortaleza, grupo que já adquiriu expertise nos estudos decoloniais junto a Mestres, Mestras e saberes tradicionais em seus devidos territórios e que atua de forma interdisciplinar e multidisciplinar. Nosso objetivo é também trazer colegas e estudantes de outras áreas, para além do departamento de Artes, para que estes possam atuar nessa rede rizomática de saberes e fazeres numa busca infinita pela inclusão das artes e dos saberes tradicionais na grade curricular.
Justificativa
No momento se percebe uma necessidade urgente nesse país de dar visibilidade a universo invisibilidades. De oportunizar aos espaços educativos de reconhecimento de sabres não hegemônicos e que na verdade são responsáveis pelas características identitárias dos lugares ao qual pertencemos. Estas possibilidades justificam este evento. Nosso evento “Encontro de Saberes” no IFCE será também um espaço para construção de afetos, de mobilização para uma intervenção transdisciplinar teórico-política e para evidenciar o quão estratégico é o IFCE com seus 34 campi distribuídos em todas as macrorregiões do estado do Ceará, onde se localizam os territórios dos 105 Mestres e Mestras diplomados e reconhecidos com notório saber pela SECULT/CE e UECE e outros demais Mestres e Mestras reconhecidos por seus coletivos e ainda não diplomados, diante disso vemos o IFCE com potencial espaço para implantação de ações como essa sertão adentro em futuro próximo.
Público Alvo
Jovens e adultos de espaços educativos diversificados, Público em geral interessados na temática, no entanto por ser virtual seu alcance é inestimável. Discentes, Docentes e público em geral já que a transmissão será pelo youtube.
Objetivo Geral
Realizar 3 encontros envolvendo 6 Mestres e/ou Mestras – Tesouros Vivos do Ceará e docentes de diversas áreas mediadas pelos pesquisadores envolvidos na ação, buscando contribuir para o desenvolvimento e reconhecimento da aprendizagem em Artes e diversos saberes de forma plurisistêmica e decolonial.
Objetivo Específico
- Contribuir para salvaguarda do patrimônio imaterial cearense por meio de atividade de ensino e aprendizagem decolonial; - Reconhecer saberes e fazeres dos Quilombolas dos Souza – município de Porteiras/CE por meio da Mestra Maria de Tiê; -Favorecer conhecimento sobre a comunidade pesqueira do Iguape e elementos culturais da brincadeira do Coco por meio do Mestre Chico Caçueira e Klévia do Coco do iguape; - Apreciar sons e instrumentos ancestrais da Banda Cabaçal, a forma de construção de seus instrumentos por meio das vozes da Banda Cabaçal Pe. Cícero de Juazeiro do Norte; - Compreender o universo oral dos dramas populares por meio da Mestra Ana Maria de Tianguá/CE; - Enfatizar saberes e fazeres rizomáticos dos Reisados Cearenses por meio do Mestre Antônio do Reisado dos Irmãos de Juazeiro do Norte/CE.
Metodologia
O evento acontecerá no Canal do YouTube do IFCE – campus Fortaleza, através da plataforma StreamYard já utilizada pelo campus. Já as reuniões de produção com equipe e Mediadores acontecerão via Google Meet. Iniciaremos a confecção de material comunicacional e demais materiais de divulgação, após a aprovação nesse edital. Após confeccionados, enviaremos esse material para as equipes de comunicação da instituição para serem divulgados nas redes oficiais do IFCE. Para ampliar esta divulgação contaremos com o apoio de redes sociais de grupos e instituições parceiras, como: redes sociais do Grupo MiraIra, redes sociais Patrimônio em Pauta, redes sociais de outros grupos de projeção, assim como enviaremos para a Secretaria da Cultura do Estado, visando apoio nessa ampla divulgação. Além dessas ações, enviaremos a programação e material de divulgação via whatsapp para a Rede Federal de Professores de Artes dos IF’s e para o Comitê de Dança e Cultura da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança. 8. RESULTADOS ESPERADOS Conscientização do potencial do IFCE para implantação e realização sistemática do seu Encontro de Saberes como grade curricular extensionista no seus 34 campi. Empoderamento dos saberes tradicionais junto aos discentes das disciplinas que envolvem Cultura Tradicional Popular em seu currículo. Reflexões sobre demandas territoriais para sustentabilidade. A avaliação será processual e o monitoramento das ações para a efetivação do Encontro será organizado pela professora pesquisadora Circe Macena com a colaboração de Nonato Cordeiro e Simone Castro.