Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Levantamento Técnico do Sítio Histórico do Patu
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Patrimônio Cultural, Histórico, Natural e Imaterial
Data de Início:
21/12/2021
Previsão de Fim:
20/05/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
Edital de arte e cultura (Proext/IFCE)
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Senador Pompeu
Quixadá
Formas de Avaliação:
Seminário
Reunião
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Rerisson Carvalho Correia Maximo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Claudemi Monteiro do Nascimento IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 21/12/2021 20/04/2022
Francisco Rerisson Carvalho Correia Maximo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 21/12/2021 20/05/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria Estadual da Cultura Sim Convênio
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O sítio histórico do Patu, localizado na cidade de Senador Pompeu, Sertão Central cearense, é um dos sete campos de concentração - também chamados de currais humanos - construídos no estado do Ceará sob o pretexto oficial de garantir alimentação e assistência médica a quem fugia do Sertão rumo à capital cearense, mas que na prática serviram para frear a chegada desses flagelados à Capital, na década de 1930. Compõe capítulo importante da história cearense mas que não tem sido preservado de forma adequada. A prefeitura municipal iniciou o processo de tombamento das edificações do Centro Histórico do Patu. Trata-se de um conjunto de edificações que foram construídas pelo DNOCS para abrigar os trabalhadores da Barragem Açude Patu, mas que acabou sendo ocupado por sertanejos afetados gravemente pela seca que atingiu a cidade em 1932. Mais recentemente, a Secretaria Estadual de Cultura decretou tombamento provisório do sítio histórico e iniciou trabalhos para que o tombamento definitivo ocorra. Diante disso, o IFCE campus Quixadá, aproveitando seus recursos humanos, técnicos e materiais - e compondo acordo de cooperação entre IFCE, Proext e Secretaria Estadual de Cultura - irá subsidiar, através deste projeto de extensão, as ações que vão culminar no tombamento definitivo do Sítio Histórico do Patu.
Justificativa
Dos sete campos de concentração que foram erguidos no Estado, o Patu, em Senador Pompeu é o único que ainda possui, em pé, os casarões - utilizados para abrigar o alto escalão do Governo, responsável pela construção da barragem da cidade e por vigiar os flagelados da seca. Na zona rural da cidade, foram edificadas duas casas de pólvora, um armazém, um hospital, uma usina, um cemitério, uma inspetoria, quatro casas de apoio e uma estação de trem. Toda essa área, com pouco mais de 9 km², forma o importante Sítio Histórico de Patu, que foi tombado oficialmente pela prefeitura daquele município e agora está em processo de tombamento estadual. O levantamento técnico que compreende este projeto de extensão irá subsidiar as ações da Secretaria Estadual de Cultura no processo de tombamento definitivo. Ademais, irá propiciar a estudantes a prática de conhecimento adquiridos em sala de aula. Mais ainda, será uma primeira ação numa parceira IFCE/Governo do Estado que pode servir de experiência para outros sítios históricos e imóveis que estão em processo de tombamento possam ter atuação do grupo que o IFCE Quixadá irá compor.
Público Alvo
De forma direta, a população do município de Senador Pompeu e municípios vizinhos, que vão poder contar com sítio histórico tombado e protegido, o que pode oferecer recursos para ações na área de turismo e formação em história e cultura. Mas também a população do estado do Ceará, que vai poder resguardar patrimônio histórico e arquitetônico representativo de capítulo importante da história.
Objetivo Geral
Realizar o levantamento técnico do Sítio Histórico do Patu, de forma subsidiar o processo de tombamento estadual.
Objetivo Específico
Realizar o levantamento arquitetônico do conjunto de 12 prédios do sítio histórico; realizar o levantamento topográfico, definindo a poligonal e georreferenciando as edificações e outros elementos significativos do sítio histórico; formar estudantes em técnicas de levantamento de dados, apresentar resultados para população externa e interna.
Metodologia
Reuniões de planejamento de ações, visita inicial ao sítio histórico para definição dos trechos a serem levantados; formação básica com estudantes sobre levantamento e representação gráfica de imóveis; trabalho de campo (levantamento topográfico, arquitetônico e fotográfico); elaboração de desenhos técnicos de imóveis e da poligonal; seminário de apresentação dos resultados; entrega do levantamento técnico para secretaria de cultura.