Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Apoio ao Roda Indígena
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
14/09/2021
Previsão de Fim:
31/03/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital de extensão - fomento para Napnes e Neabis
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Questionário
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Elisangela de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Camila Franco IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 14/09/2021 31/03/2022
Catarina Angelica Antunes da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/09/2021 31/03/2022
Cristiane de Sousa Florencio IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/09/2021 31/03/2022
Elias Lino Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 14/09/2021 31/03/2022
Elidiane Ferreira Serpa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 14/09/2021 31/03/2022
Fernando Nunes de Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/09/2021 31/03/2022
Laureana Santos Feitosa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 14/09/2021 31/03/2022
Maria Elisangela de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/09/2021 31/03/2022
Maria Regina de Vasconcelos Fonteles IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 14/09/2021 31/03/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 5.600,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de apoio ao Roda Indígena aprovado no edital 01/2021 CERE/ ACARAÚ respaldado no edital 04/2021 da PROEXT tem como vem para fortalecer a atuação dos núcleos NEABI, NAPNE e Programa de Acompanhamento e Avaliação de Egressos nas dimensões da extensão e de suas inter-relações com a pesquisa e o ensino, com vistas à educação antirracista e inclusiva.
Justificativa
O IFCE Campus de Acaraú está realizando o projeto Roda Indígena, onde os bolsistas do projeto de apoio ao Roda Indígena atuarão em apoio as ações deste projeto na condução das atividades prévias e de apoio na realização das lives, bem como nas ações posterior a realização das lives tais como transcrições, produção de relatórios, frequências, produção e envio de certificado para os participantes. O projeto Roda indígena vem para Logo, trabalhar a consciência numa produção social que baliza as relações humanas, é possível constatar que as subjetividades podem ser construídas enquanto resultantes dessas relações que são engendradas mediante conflitos, disputas e embates por interesses hegemônicos. Dentro dessa perspectiva, apontamos a relevância desse projeto como um instrumento que poderá contribuir para a promoção e disseminação do debate antirracista por meio da discussão de temas que afetam a população indígena brasileira. Acreditamos que o conhecimento, sobretudo, numa perspectiva crítica que se constitui uma potente arma no combate a todas as formas de opressão. O projeto Roda índigena promoverá o debate sobre temas diversos que afetam o cotidiano da população indígena do Brasil com vistas a construção de uma consciência crítica e comprometida com a desconstrução do racismo estrutural, trata-se da continuidade de projeto lançado no ano anterior e que teve amplo alcance da comunidade interna e externa do Campus: o roda negrada. Vale ressaltar que na região do Baixo Vale do Acaraú, onde está situado nosso Campus, existem povos indígenas da etnia Tremembé, presente nos municípios de Acaraú e Itarema, que habitam atualmente nas áreas indígenas de Tremembé de Queimadas (Acaraú), Córrego João Pereira (Itarema e Acaraú), Corrego das Telhas (Acaraú) e Tremembé de Almofala (Itarema). Assim sendo, este projeto possibilitará o compartilhar saberes do patrimônio cultural e histórico dos povos afro-brasileiros e indígenas dos municípios de Itarema e Acaraú no IFCE – Campus Acaraú.
Público Alvo
Publico em geral do IFCE Campus de Acaraú, alunos e servidores somada a comunidade externa do IFCE, ressalta-se a participação de membros das comunidades indígenas da região do Baixo Vale do Acaraú atuando no projeto.
Objetivo Geral
Apoiar as ações do projeto Roda Indígena na promoção do debate sobre temas que afetam o cotidiano da população indígena do Brasil, com vistas ao desenvolvimento de uma consciência crítica e comprometida da sociedade como um todo, e assim, visando a desconstrução do racismo estrutural.
Objetivo Específico
▪Promover programação artístico-cultural que valorize o estrato cultural das comunidades indígenas situadas nos municípios de Itarema e Acaraú, localidades onde o IFCE encontra-se inserido. ▪Difundir as atividades de arte e cultura e possibilitar debate sobre aspectos relacionados à espiritualidade e manifestações religiosas e artísticas dos remanescentes indígenas dos municípios de Itarema e Acaraú. ▪Possibilitar o conhecimento quanto ao o patrimônio imaterial, histórico e cultural dos remanescentes indígenas de Itarema e Acaraú junto à comunidade acadêmica (servidores e discentes) e comunidade externa; ▪Oportunizar o intercâmbio com outros espaços de arte e cultura, e instituições afins
Metodologia
A metodologia do projeto acompanha a mesma linha do Roda Indígena, acrescida das ações posteriores a finalização do projeto Roda Indígena, quando os bolsistas do projeto principal já terão finalizado as suas atividades. Coloco aqui em destaque as ações do projeto principal(Roda Indígena, no qual os bolsistas do edital 01/2021 CERE Acaraú entram em apoio as suas atividades); A proposta se classifica na linha de extensão artísticas e culturais Audiovisual. O Projeto Roda Indígena é constituído por um ciclo de entrevistas (online) que ocorrerá quinzenalmente por meio da plataforma Stream Yard com transmissão no canal do IFCE Campus Acaraú no Youtube. E terá duração entre os meses de outubro, novembro e dezembro, totalizando a duração de 3 meses e realização de 5 entrevistas. Em cada live, um convidado será entrevistado por um grupo rotativo de 3 entrevistadores que deverão estudar previamente o tema para um aprofundamento do debate. Cada edição do evento terá duração de 1 hora e será conduzido por um mediador fixo escolhido previamente. Serão convidados a participar no papel de entrevistados, representações indígenas da etnia Tremembé, presente na região do Baixo Vale do Acaraú, bem como de outras etnias presentes no Ceará, além de convidados especialistas no tema e que desenvolvem pesquisa no referido tema. A banca de entrevistadores será composta por 1 membro do Neabi, 1 docente do IFCE Campus Acaraú e 1 convidado da comunidade externa. Para realização de atividades de planejamento e logística serão necessários 3 bolsistas para desenvolvimento do evento. As temáticas a serem discutidas em cada um das lives serão as seguintes: Propostas de temas (a definir) 1. Lutas, territórios e demarcações 2. Povos indígenas do Ceará 3. Mulheres indígenas: defensoras da vida e da terra 4. Racismo Ambiental 5. Espiritualidade indígena Após realização das lives o projeto terá como produto final a disponibilização do conteúdo no YouTube para o alcance de público que não acompanhou na forma síncrona, bem como disponibilização do material no site do IFCE Campus Acaraú para consulta futura. Há ainda a possibilidade de submissão do projeto e temáticas abordadas no formato de resumo expandido ou artigo em eventos ou revistas temáticas, para que dessa forma haja um compartilhamento do conteúdo e vivências relatadas a partir da experiência.