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Campus:
CAMPUS CAUCAIA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
EDUCAÇÃO SEXUAL E PERINATAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA, CEARÁ
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
04/04/2022
Previsão de Fim:
04/11/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
300
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
3000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital Mulheres Integradas-PRPI/PROEXT/PROEN
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Caucaia
Formas de Avaliação:
Reunião
Questionário
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Patricia Lana Pinheiro Guerreiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Patricia Lana Pinheiro Guerreiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/04/2022 04/11/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 200,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Brasil é um país onde a violência contra as mulheres é praticada por meio de inúmeras formas, por pessoas próximas ou não, e em instituições e locais diversos. É alarmante o número de meninas e mulheres cis ou trans que sofrem abuso sexual, muitas vezes ainda crianças (CUNHA, 2021). Da mesma forma, é alarmante o número de meninas que acabam por contrair infecções sexualmente transmissíveis e/ou por engravidarem sem que desejem. Essas mulheres, sobretudo quando adolescentes e quando negras e pobres, sofrem, nos hospitais, violência verbal e física por parte das equipes de acompanhamento – a chamada violência obstétrica. Outro desafio consiste na falta de apoio após o parto para que a mãe consiga amamentar seu bebê, e as taxas de sucesso para amamentar continuam baixas. No Brasil, as violências sexual e obstétrica são presentes em todos os grupos raciais e sociais, mas são menores em grupos privilegiados, ou seja, de mulheres brancas, de maior escolaridade e de classe social com maiores condições financeiras (LEAL; GAMA, 2014). A violência obstétrica nesses grupos é ainda menor, porque se pode pagar caro por equipes que garantirão a dignidade que deveria ser a regra para todas as mulheres que parem e para todos os bebês que nascem. O apoio profissional à amamentação também tem sido oneroso e inacessível à maior parte da população. As hipóteses do presente projeto são: i) que, nas escolas, ações de educação que compreendam os direitos sexuais e reprodutivos possam prevenir e dimunuir as violências sexual e obstétrica, sendo a segunda um assunto normalmente não debatido em âmbito escolar; ii) que ações sobre educação perinatal que abordem a amamentação possam contribuir para o aumento das taxas de êxito nesse processo, que é tão desafiador. Sendo assim, o presente projeto tem por objetivo realizar, no âmbito da extensão, ações de educação sexual e perinatal que abordem direitos sexuais e reprodutivos das mulheres em escolas públicas e privadas do município de Caucaia, com foco na prevenção de abusos sexuais e da violência obstétrica, e com foco na promoção da amamentação. As ações poderão ser realizadas por meio remoto ou presencial, dependendo das condições sanitárias devido à pandemia do vírus Sars-Cov-2. Espera-se, com essas ações, que meninas e mulheres se empoderem sobre os temas e disseminem as informações entre as pessoas que conhecem para que, por meio da educação sobre os temas, os índices dessas violências diminuam.
Justificativa
O projeto se mostra socialmente relevante porque o Brasil é local onde há números alarmantes de violência sexual e violência obstétrica, e onde as taxas de sucesso para a amamentação continuam baixas. Garantir um parto e um nascimento com respeito e garantir apoio irrestrito à amamentação tem levado à criação de um nicho de mercado que cobra muito caro por esses serviços. A escola, cujo papel não se restringe à formação conteudista, é espaço de formação holística e social. Sendo assim, ações que fomentem a integridade da mulher na escola, em saúde e em dignidade, são fundamentais para que elas se formem e se empoderem de modo a se defenderem das injustiças sociais e patriarcais a que são constantemente submetidas.
Público Alvo
Estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas no município de Caucaia, Ceará.
Objetivo Geral
O objetivo geral consiste em realizar, no âmbito da extensão, ações de educação sexual e perinatal que abordem direitos sexuais e reprodutivos das mulheres em escolas públicas e privadas do município de Caucaia, com foco na prevenção de abusos sexuais e da violência obstétrica, e com foco na promoção da amamentação.
Objetivo Específico
Os objetivos específicos consistem em: a) Desenvolver material informativo e acessível sobre educação sexual, perinatal e de promoção à amamentação; b) Promover momentos presenciais, quando possível, em escolas públicas e privadas para a abordagem dos temas; c) Criar canais em mídias sociais para a divulgação e formação contínua no assunto, prezando pela acecssibilidade e inclusão nos posts e/ou vídeos.
Metodologia
As ações dar-se-ão por meio de momentos presenciais ou remotos, síncronos e assíncronos, que abordem os temas da educação sexual, perinatal e de promoção à amamentação. As ações presenciais podem variar entre os formatos de palestra e de rodas de conversa, alternando a transmissão de informações com a construção de conhecimento e participação ativa das estudantes envolvidas. As ações remotas podem contemplar encontros síncronos via Google Meet ou lives pelo YouTube, caso não seja possível a realização de momentos presenciais devido à pandemia do Sars-Cov-2. Ações assíncronas serão desenvolvidas por meio de material a ser elaborado e distribuído, e por meio de posts e/ou vídeos em mídias sociais.