Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Capacitação em gestão na produção de leite
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Data de Início:
07/01/2022
Previsão de Fim:
07/01/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Morada Nova
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Mayara Salgado Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Davi Machado Girão Instituto Luiz Girão Integrante Sem vínculo Não 6 07/01/2022 07/01/2023
Francisco Valmir Dias Soares Junior IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 07/01/2022 07/01/2023
Mayara Salgado Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 07/01/2022 07/01/2023
Pablo Alfredo Saip Baier IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/01/2022 07/01/2023
Rodrigo Gregorio da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/01/2022 07/01/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto Luiz Girão Sim Outro (Processo de oficialização do interesse pela parceria: SEI nº 23255.004952/2021-49)
Girão Agronegócio LTDA Não
FAEC - Federação de Agricultura do Estado do Ceará Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 20.000,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 10.000,00
Equipamento e Material Permanente 15.000,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 7.680,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Nos últimos anos, a empresa Betânia Lácteos LTDA tem levantado a demanda para capacitação relacionada a produção de leite de qualidade. O IFCE tem respondido ofertando cursos e estagiários para analises de qualidade e produção de laticínio, entretanto a necessidade se expandiu para o campo e agora nos foram solicitadas formações para profissionais diretamente no campo. A Instituição se dispôs a dar o apoio necessário, e em resposta a essa demanda a Gestão do IFCE campus Limoeiro do Norte decidiu pelo cadastro deste projeto de formação direcionada ao publico gestor que encontra-se no campo.
Justificativa
O estado do Ceará é terceiro maior produtor de leite do Nordeste, com rebanho aproximado de 2.401.771 animais, sendo 541.000 vacas ordenhadas por dia, (IBGE, 2019; IBGE, 2002). As pequenas propriedades representam 60% do total de leite produzido no estado do Ceará e a região Jaguaribana possui uma grande quantidade consumidores, como fábricas de doces, padarias e beneficiadoras de leite, por exemplo: a indústria Betânia, que tem sede no município de Morada Nova – CE, e recebe a produção de aproximadamente 3.500 produtores de leite, sendo 2 mil produtores oriundos da região Jaguaribana (Diário do Nordeste, 2020). Essas fazendas estão sempre buscando aperfeiçoar a produção de leite, trabalhando com animais tanto em sistema de pastejo rotacionado, quanto com animais confinados, apresentando um ciclo completo de produção de leite. Esse ciclo começa pelo manejo e produção da forragem, conservação de forragem (produção de silagem), manejo dos bezerreiros, cria e recria, maternidade e conservação do colostro, unidades de ordenha mecanizada, fábrica de ração e divisão da alimentação por lotes, acompanhamento sanitário (prevenção de doenças) e manejo reprodutivo dos animais. Assim, a qualificação de maneira prática, com a formação de profissionais capacitados em bovinocultura leiteira, trará um desenvolvimento na mão de obra especializada e que, consequentemente, fará com que os pequenos produtores possam se tornar empresários do agronegócio, bem como terão condições técnicas de coordenar empresas de médio e grande porte, sempre visando a relação custo-benefício, bem-estar animal, lucro e qualidade do leite produzido. Este projeto responde a demanda anteriormente oficializada no processo SEI nº 23255.004952/2021-49.
Público Alvo
Produtores rurais, alunos de cursos técnicos e superiores, empreendedores da área de produção de leite, Profissionais agrícolas.
Objetivo Geral
Capacitar produtores e técnicos para a produção de leite com qualidade, aliado a gestão da propriedade, através de Especialização, Cursos FIC e Oficinas.
Objetivo Específico
1) Formar pessoas capacitadas para condução de propriedades produtoras de leite, bem como de formação de pessoal para atuação nas atividades de apoio à produção de leite; 2) Ofertar a oportunidade à pequenas propriedades rurais, por meio da capacitação de pessoal, transformarem-se em empresas do agronegócio e, consequentemente, tornando-se viáveis e atraentes à permanência do homem no campo, junto com sua família; 3) Contribuir para alavancar a produção de leite em quantidade e com qualidade, tornando-se um produto com potencial de acessar os diferentes mercados; 4) Possibilitar a participação dos alunos dos cursos técnicos e de graduação no processo, durante a após a conclusão dos cursos, no processo de formação de profissionais especializados nas atividades ligadas à produção de leite, de forma continuada.
Metodologia
Serão ofertadas a comunidade o mínimo de duas ações mensais associadas ao projeto. Essas ações poderão ser nas seguintes modalidades: 1) Oficinas: esta modalidade, dada sua flexibilidade, tornará possível a oferta de treinamento rápido, mediante demandas do setor, no tocante às melhorias nos processos de produção. Tais treinamentos tem foco na preparação das pessoas para execução de ações tecnológicas ligadas a produção de leite ou processos de apoio. Com carga horária flexível, podendo constituir-se em treinamento rápidos (por exemplo, 8 h), específicos em conteúdo; 2) Dias de campo: Os alunos serão levados ás fazendas modelo com vista a observar as metodologias de trabalho e gestão. Todos os cursos associados ao projeto serão de responsabilidade do Instituto Luiz Girão. Os encontros serão realizados respeitando as normas sanitárias de distanciamento vigentes no período de desenvolvimento da ação.