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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
FORMAÇÃO EM ENERGIA FOTOVOLTAICA – GERAÇÃO DE RENDA E DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NO CARIRI
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
24/01/2022
Previsão de Fim:
16/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
70
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Milagres
Brejo Santo
Abaiara
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Testes Objetivos
Prova
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Romulo Diniz Araujo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alan Cassio Queiroz Bezerra Leite IFCE Integrante Docente IFCE Sim 6 24/01/2022 16/12/2022
Alexandre Magno Ferreira Diniz IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 24/01/2022 16/12/2022
Ivania Maria de Sousa Carvalho Rafael IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 4 24/01/2022 16/12/2022
Luiza Maria Vieira de Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 4 24/01/2022 16/12/2022
Romulo Diniz Araujo IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 6 24/01/2022 16/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE Sim Termo de execução descentralizada
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 92.700,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 22.310,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 44.990,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 70.000,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os Institutos Federais atuam na Educação Básica, no Ensino Superior e na Pós-graduação, estando presente em todos os Estados brasileiros. No Ceará, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFCE constitui uma presença constante em todo o Estado com 35 campi distribuídos em todo o território cearense. O IFCE, campus Juazeiro do Norte tem como missão: “Produzir, disseminar e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na busca de participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a mais completa, visando sua total inserção social, política, cultural e ética.” com a visão de “Tornar-se padrão de excelência no ensino, pesquisa e extensão na área de Ciência e Tecnologia.” Através de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolve uma educação de qualidade que contribui para o fortalecimento da economia local e promove melhoria das condições de vida à comunidade em seu entorno. O campus, nessa perspectiva, atua na Educação Básica, com oferta de cursos de Ensino Técnico Integrado em Edificações, Eletrotécnica e Mecânica (PROEJA). Além disso oferta os Cursos Técnicos Subsequentes em Sistemas de Energias Renováveis e em Geoprocessamento. Oferece também os cursos de ensino superior: Bacharelado em Engenharia Ambiental, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Construção de Edifícios e cursos de Licenciaturas em Educação Física e Matemática. Na pós-graduação oferta os cursos lato sensu de Especialização em Educação Física, Saúde e Lazer e Especialização em Ensino da Matemática. No que se refere a pesquisa e extensão, oferta cursos de educação continuada e também projetos relacionados com as várias áreas de conhecimento em que atua. Nos cursos da área da indústria tem expertise no desenvolvimento de projetos educacionais, entre os quais se destacam a participação nos Programas de Iniciação Científica – PIBIC e Programa de Extensão - PROEXT. O campus tem experiência também na realização de projetos de educação inclusiva. Todas essas experiências e conhecimento envolveram parcerias com instituições e as comunidades externas. Assim, o IFCE - campus Juazeiro do Norte apresenta uma vocação institucional para a implementação de iniciativas que promovam o desenvolvimento educacional e tecnológico. O presente Projeto Pedagógico versa sobre o curso de formação inicial de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos a ser ofertado pelo IFCE/Campus Juazeiro do Norte na modalidade presencial para a formação de pessoas da região do Cariri cearense que possuírem certificados de Ensino Fundamental completo e que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.
Justificativa
Acompanhando a tendência mundial em valorizar e realizar ações de mitigação e de adaptação às mudanças climáticas, o Brasil vem efetivando acordos e se comprometendo a agir neste sentido. Em novembro de 2016 entrou em vigor a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil, na qual o país estabelece a meta de, em 2030, reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 43% abaixo dos níveis de 2005. Para atingir essa meta, dentre outras ações, o país se compromete a aumentar a participação de bioenergia sustentável na matriz energética para cerca de 18%. Essa meta e o consequente aumento no número de instalações de sistemas de energias renováveis, bem como na exigência de edificações e indústrias mais eficientes, trazem a necessidade de ações em todas as esferas, incluindo governos federal, estaduais e municipais, setor privado, sociedade civil e setor educacional. Para a implementação de novos sistemas de energia de maneira segura, tanto para a sociedade quanto para a estratégia energética brasileira, faz-se necessário profissionais qualificados para atuar nesse novo mercado. O semiárido possui uma posição privilegiada para a captação de energia solar, uma vez que se localiza em latitudes próximas ao Equador, região geográfica da Terra que recebe maiores quantidades de radiação solar. Além disso, o regime energético solar é mais homogêneo ao longo dos ciclos sazonais, visto que essa é uma região distribuída em zonas geográficas de baixa latitude. Atualmente, existem duas formas de gerar energia elétrica a partir dos raios solares, conhecidas como energia fotovoltaica e heliotérmica. A energia heliotérmica utiliza espelhos e lentes para concentrar os raios solares em um ponto específico, aquecendo uma solução que gera vapor e aciona uma turbina que é utilizada para gerar eletricidade. Por sua vez, a energia fotovoltaica consiste na geração de energia elétrica por meio de materiais semicondutores que apresentam o efeito fotovoltaico. Esse fenômeno químico físico pode ser definido como a formação de tensão elétrica ou corrente em um material que é exposto à luz. Apesar do enorme potencial de geração fotovoltaica no Brasil, principalmente na região do semiárido, a quantidade de energia produzida dessa forma ainda não é significativa. O país conta com cerca de 176 MW de potência centralizada instalada, totalizando 0,1% da potência total. Esse valor é bem inferior ao dos países líderes do ranking de produção, como Estados Unidos, China e Alemanha. De modo geral, a energia fotovoltaica vem ganhando cada vez mais força no Brasil, podendo se tornar uma das alternativas mais interessantes para a adaptação da matriz energética brasileira frente às mudanças climáticas esperadas no futuro. Dessa forma, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE visa elaborar novos itinerários formativos para atender essa demanda emergente por profissionais qualificados na área de energias renováveis. A região Sul Cearense, que inclui o Cariri, tem uma capacidade aproximada de 2,38 mil quilômetros quadrados prontos para exploração de energia solar e eólica, totalizando 28,8 mil megawatts (MW) de capacidade instalável na área. Os dados são da Atlas Eólico e Solar do Estado. No total, o Ceará possui 10,9 mil quilômetros quadrados de área hábil para geração de energia renovável, que representa 137 mil MW. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Juazeiro do Norte já é o terceiro município do Ceará com mais unidades consumidoras de geração distribuída, totalizando 326 unidades com 5,2 mil KW. Crato também está entre os dez municípios do Ceará, com 110 unidades consumidoras e pouco mais de 1 mil KW instalados. O Cariri tem excelentes condições de despontar no segmento de energias renováveis, por ter uma economia forte, em 2020 apenas em Juazeiro do Norte há cerca de 30 empresas de instalação de placas fotovoltaicas. A região do Cariri cearense está prestes a receber mais um projeto de grande porte na geração de energia solar. O grupo inglês Lightsource BP investirá R$ 782 milhões no projeto Complexo Solar Milagres, com capacidade instalada de 163,7 MW. Como o nome já aponta, o empreendimento será instalado no município de Milagres, distante 42 quilômetros de Juazeiro do Norte. Portanto com esses investimentos na região do cariri cearense se faz necessário a formação inicial e continuada de futuros profissionais no segmento da energia fotovoltaica. Face ao exposto, justifica-se a oferta do curso de formação inicial e continuada de INSTALADOR DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS na modalidade presencial, pois surge como uma opção a mais para a formação profissional de trabalhadoras e trabalhadores na região do cariri cearense.
Público Alvo
30 (trinta) vagas, exclusivamente, para a comunidade externa. Pessoas que possuam ensino fundamental completo e estejam em situação de vulnerabilidade social com interesse em atuar na área de energia solar, além de profissionais que buscam qualificação em energia solar fotovoltaica.
Objetivo Geral
Contribuir para a formação inicial em instalação de sistemas fotovoltaicos conforme a legislação vigente e normas aplicáveis à qualidade, à saúde, à segurança e ao meio ambiente de pessoas da região do Cariri.
Objetivo Específico
● Desenvolver atividades integradoras vinculadas ao trabalho, ao meio ambiente e à prática social na região do cariri cearense; ● Desenvolver a autonomia cidadã e a vivência para o mundo do trabalho no que diz respeito à formação inicial de pessoas em vulnerabilidade social da região do Cariri. ● Oportunizar condições para que o egresso possa aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos adquiridos durante a formação para montar sistemas físicos de geração fotovoltaica; ● Possibilitar ao egresso conhecimentos e técnicas a fim de capacitá-lo a instalar sistema elétrico do gerador fotovoltaico segundo as normas vigentes; ● Proporcionar ao egresso competência e habilidades para realizar manutenção de sistemas fotovoltaicos; ● Fomentar a prática do empreendedorismo na região caririense na área de Energia Fotovoltaica.
Metodologia
A metodologia utilizada no processo de ensino e aprendizagem do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos na modalidade presencial a ser ofertado pelo IFCE/Campus Juazeiro do Norte foi elaborada observando os aspectos da interdisciplinaridade e articulação teórico-prática. Em relação às atividades didáticas adotadas serão desenvolvidas no curso, metodologias inovadoras que não se restrinjam apenas às aulas expositivas, mas que, efetivamente, contribuem para o desenvolvimento do perfil do egresso do curso, pois as aulas serão desenvolvidas na troca de diálogos sobre os conhecimentos teóricos da área de Energia Solar e sobre as relações que se estabelecem com as questões práticas da vida em sociedade; no estímulo à leitura, meio pelo qual o aluno pode se tornar protagonista do seu próprio aprendizado; no trabalho individual e em grupo; elaboração de trabalhos, de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso; na participação em atividades teóricas e práticas, entre outras. Além das aulas teórico-prática, ao final de cada turma será realizado um workshop para proporcionar uma integração profissional empresa/estudantes. A matriz curricular do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, na modalidade presencial, está organizada por componentes curriculares, com uma carga horária total de 160 horas. Vale salientar que os componentes curriculares que compõem a matriz estão articulados, contextualizados e fundamentados numa perspectiva interdisciplinar e orientados pelo perfil profissional do egresso, ensejando uma formação técnico-humanística. Os dias letivos, horários das aulas e a distribuição da carga horária das disciplinas por módulo, serão apresentados em calendário letivo antes do início do curso. Antecipa-se que a carga horária deverá ser de 4h no período diurno e 3h no período noturno por questões específicas da área de Energia Solar. A sistemática de avaliação de aprendizagem dos estudantes do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos terá caráter diagnóstico, formativo, processual, contínuo e flexível, com a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados parciais sobre os obtidos em provas finais. Para materializar a concepção de avaliação da aprendizagem adotada neste curso obedecerá ao Regulamento de Organização Didática - ROD do IFCE, que trata da aprendizagem e da sistemática de avaliação.