Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
TRANSEDUCAÇÃO: saberes e abordagens em gênero e sexualidade na formação de educadores.
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Questões de gênero e diversidade sexual
Data de Início:
25/01/2022
Previsão de Fim:
25/01/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Raimundo Aterlane Pereira Martins
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Davi Muniz de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 25/01/2022 25/01/2022
Francisco Oliver de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/01/2022 25/01/2022
LUCIVANIA SOUSA PMF Integrante Sem vínculo Não 2 25/01/2022 25/01/2022
NAIRÓBI SOUSA UNILAB Integrante Sem vínculo Não 2 25/01/2022 25/01/2022
Pâmela Queiroz Egressa Licenciatura em Geografia Integrante Sem vínculo Não 2 25/01/2022 25/01/2022
Raimundo Aterlane Pereira Martins IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 25/01/2022 25/01/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto TransEducação lançado em dezembro de 2021 realizará diversas ações formativas, informativas e de promoção nas temáticas de gênero, sexualidade e diversidade sexual ao longo do ano de 2022. Para iniciar as atividades será realizado um ciclo de quatro palestras formativas em janeiro e fevereiro de 2022, voltada ao público do projeto, docentes e discentes estudantes de licenciaturas, prioritariamente do Sertão Central, e de outras regiões, sob demanda. A primeira palestra intitulada Movimento LGBTQIA+: contextos históricos e contemporaneidade, contará coma a participação das pesquisadoras Lucivânia Sousa e Nairóbi Sousa, respectivamente da Prefeitura Municipal de Fortaleza e são Terramar/Unilab. Mulheres travesti e transexual, são militantes da causa e pesquisadoras acadêmicas com grande experiência e domínio temático. A palestra será realizada de forma remota, por meio da plataforma GoolgeMeet, no dia 25 de janeiro de 2022, das 19h às 21h com participação dos inscritos e demais pessoas que solicitarem acesso ao evento.
Justificativa
A palestra proposta cumpre o objetivo de realizar ações formativas previstas no projeto TransEducação, sendo, portanto, uma atividade que dá corpo ao referido projeto. Sua temática é de extrema importância face a carência de formação na área temática nos currículos de professores e discentes das licenciaturas. Assim, esta pequena ação é que julgamos válida e contributiva à promoção do combate à lgbtfobia e outras discriminações por gênero e orientação sexual.
Público Alvo
Prioritariamente docentes e discentes dos cursos de licenciatura da região do Sertão Central, e demais interessados sob demanda.
Objetivo Geral
Realizar a palestra 01 do Ciclo de Palestras formativas do Projeto TransEducação, conforme previsto em seu planejamento.
Objetivo Específico
Mobilizar em torno do tema da palestra docentes e discentes para a formação proposta; Proporcionar interação do IFCE com pesquisadores externos que atuam na área do gênero, sexualidade e diversidade sexual; Organizar ação formativa temática na área de gênero, sexualidade e diversidade sexual.
Metodologia
O Ciclo de Palestras está previsto nas ações formativas do Projeto TransEducação que teve lançamento em dezembro passado. Neste momento faz-se a articulação das convidadas palestrantes e dos mediadores para efetivação das palestras 01 (atual), 02, 03 e 04 (futuramente). Organiza-se o processo de divulgação pelas redes sociais e site do IFCE campus de Quixadá, grupos de WhatsApp e outros meios possíveis, e posteriormente as inscrições. Quando da realização da palestra será divulgado link com lista de frequência para preenchimento pelos participantes resultando em dados para posterior certificação de participação. As palestra serão feitas pelas convidadas já referidas e posteriormente se fará um debate com os participantes presentes na transmissão, espera-se que sejam levantadas questões pertinentes ao tema o que resultará em reflexões validas que um maior conhecimento aos participantes sobre o movimento LGBTQIA+.