Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ações de Fortalecimento da Apicultura nos Sertões dos Crateús
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Data de Início:
05/02/2022
Previsão de Fim:
03/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
33
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tamboril
Quiterianópolis
Poranga
Novo Oriente
Ipaporanga
Independência
Crateús
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Questionário
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Isac Gabriel Abrahao Bomfim
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aldilene Chaves de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/02/2022 03/12/2022
Angela Maria Bento Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/02/2022 03/12/2022
Antonio Gilvan da Cruz de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/02/2022 03/12/2022
Cristina Pradp Autran Nunes Apicrat Integrante Sem vínculo Não 2 05/02/2022 03/12/2022
Igo Renan Albuquerque de Andrade IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/02/2022 03/12/2022
Isac Gabriel Abrahao Bomfim IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 2 05/02/2022 03/12/2022
Liandro Torres Beserra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/02/2022 03/12/2022
Valdenio Mendes Mascena IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 05/02/2022 03/12/2022
Yuri Lopes Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/02/2022 03/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
BNB Não
Sebrae Não
Senar Não
Cáritas Não
Ematerce Não
Apicrat Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O território Sertões de Crateús está inserido no Semiárido, caracterizando-se pelas vegetações de caatinga; solos rasos e pedregoso; baixos índices pluviométricos e ciclos históricos de seca. Estas características, aliadas a concentração das áreas de produção agropecuária, a exploração exacerbada, as queimadas e ao uso indiscriminado de agrotóxico, resulta em degradação ambiental. A base da economia é a agropecuária com baixo nível tecnológico e o comércio, com presença forte de atravessadores. Socialmente, possui baixo IDH, altos índices de pobreza, constante êxodo rural e adensamentos populacionais urbanos. Esse quadro evidencia o estado de vulnerabilidade da região. Nesse contexto, o fortalecimento da apicultura é uma importante ação para o desenvolvimento do território, na medida em que essa é uma atividade sustentável. Esse fortalecimento é ainda mais estratégico pela vocação da região, que é privilegiado pela variedade de floradas e muitos apicultores reunidos em associações assistidas pelo SENAR, IFCE-Campus Crateús, Governos Estadual e Municipal, BNB entre outras instituições. Além disso, recentemente lançou-se no território o Programa do Ministério do Desenvolvimento Regional “Rota do Mel”.
Justificativa
Baseado no que foi apresentado, acredita-se que a produtividade da apicultura nesse território ainda pode ser incrementada, caso sejam superados os baixos níveis tecnológicos e a deficiente diversificação da produção, além da falta de manejo adequado para convivência com o semiárido. Assim, com a qualificação dos apicultores, visando a melhoria das técnica de manejo e produção, bem como a diversificação dos produtos apícolas explorados, a cadeia apícola da região ficaria menos suscetível as flutuações de mercado, bem como envolveria mais segmentos da sociedade como mulheres e idosos, tonando-se mais autossuficiente e menos dependente de atravessadores.
Público Alvo
Apicultores dos Sertões dos Crateús (municípios de Crateús, Independência, Novo Horiente, Quiterianópolis, Ipaporanga, Poranga e Tamboril)
Objetivo Geral
Promover ações de extensão que venham a fortalecer a apicultura nos Sertões dos Crateús.
Objetivo Específico
1. Organizar oficinas presenciais mensais de temática apícola ao longo de um ano para apicultores de associações e assentamentos nos Sertões dos Crateús. 2. Acompanhar por meio de assessorias presenciais apiários e UEPAs de apicultores de associações e assentamentos nos Sertões dos Crateús.
Metodologia
Técnicos e bolsistas do IFCE Campus Crateús organizarão, junto aos parceiros citados, oficinas mensais que serão ministradas tendo como base metodológica o "Movimento Maker" ou “faça você mesmo”. Ao final de cada oficina será distribuída uma ficha para avaliação de satisfação da capacitação para os participantes. Essas fichas serão recolhidas após seu preenchimento e analisadas para melhoria da qualidade de conteúdo e metodologia das oficinas seguintes. Além disso, um questionário antes da primeira e outro após a última oficina será aplicado aos participantes, com o objetivo de avaliar o quanto as oficinas agregaram de conhecimento e melhorias na atividade econômica e vida dos apicultores e familiares. Os temas abordados ao longo do ano serão os listados abaixo: 1ª. Oficina de saboaria com produtos apícolas 2ª. Oficina de hidromel e vinagre 3ª. Oficina de produção de bebida destilada de mel 4ª. Produção e Beneficiamento de pólen. 5ª. Produção e Beneficiamento de Própolis 6ª. Produção de extrato e spray de Própolis 7ª. Produção de Rainha 8ª. Alimentação alternativa (energética e proteica) 9ª. Produção de Cera 10 ª. Oficinas de produção de velas com cera apícola 11ª. Apitoxina 12ª. Enriquecimento de pasto apícola Além das oficinas, será fornecido um acompanhamento sistemático dos apicultores envolvidos, com assessoria técnicas e especializadas aos apiários e UEPAs no municípios dos Sertões dos Crateús (Crateús, Independência, Novo Horiente, Quiterianópolis, Ipaporanga, Poranga e Tamboril). Também para esse tipo de ação, será aplicado um questionário e pesquisa de satisfação o quanto as assessorias promoveram de melhorias na atividade econômica e vida dos apicultores e familiares.