Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Basquete Ibiapaba
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
14/02/2022
Previsão de Fim:
04/07/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Viçosa do Ceará
Ubajara
Tianguá
São Benedito
Ibiapina
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Hamilton Victor da Silva Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Hamilton Victor da Silva Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/02/2022 04/07/2022
Luiz Torres Raposo Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/02/2022 04/07/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Basquete Ibiapaba é uma ação de extensão, gratuita, desenvolvida no Instituto Federal do Ceará no Campus de Tianguá, que visa oferecer aulas de iniciação ao basquetebol a toda comunidade de Tianguá e cidades vizinhas. Além de promover um espaço de vivência, valorizando os principais aspectos educacionais da prática esportiva, interação sócio afetiva, desenvolvimento das capacidades física e psicomotoras. O projeto almeja a divulgação do basquetebol como alternativa de prática de uma modalidade esportiva institucionalizada.
Justificativa
O projeto aparece como uma opção viável que irá justamente complementar o desenvolvimento integral de seus participantes focando principalmente o esporte educacional e o de participação como elementos que promovam a interação social e o enriquecimento da cidadania dos envolvidos. Segundo Tubino (2001), o esporte-educação possui como finalidade a democratização do acesso à cultura esportiva, possibilitando ao indivíduo o exercício crítico da cidadania. Já o esporte-participação, também foco do projeto, aproxima-se das manifestações do lazer, no tempo livre fora das obrigações cotidianas, onde o praticante procura no esporte, divertimento e interação social. Neste projeto, as atividades do esporte visarão o desenvolvimento integral das pessoas, de forma a favorecer a consciência de seu próprio corpo, explorar tais limites, aumentar as suas potencialidades, desenvolver seu espírito de solidariedade, de cooperação mútua e de respeito pelo coletivo. Outro fator preponderante, que justifica a execução deste trabalho, é a baixa prática do basquetebol, tanto amador como profissional, em todos os municípios que compõem a região da Serra da Ibiapaba. Em pesquisa informal realizada, até mesmo em escolas públicas e privadas, não se evidencia a prática de tal esporte, haja vista que, para tal, a maioria das escolas não dispõem de uma estrutura mínima de quadras e suportes com tabelas e aros que são essenciais para concretização do jogo de basquetebol. Soma-se a isto, as reduzidas áreas de lazer mantidas pelos órgãos públicos, que não dispõe de estrutura mínima para a pratica de tal esporte.
Público Alvo
Toda a comunidade da Serra da Ibiapaba com idade a partir de 11 anos nas modalidades Feminina e Masculina.
Objetivo Geral
Apresentar, incentivar e aperfeiçoar a execução dos fundamentos técnicos do basquetebol e familiarizar os participantes aos aspectos táticos da modalidade, favorecendo a compreensão global do esporte e promovendo a cidadania e qualidade de vida.
Objetivo Específico
-Divulgar a realização da prática do basquetebol no IFCE Campus Tianguá, por meio dos recursos de publicação disponíveis; - Desenvolver os aspectos técnicos, táticos, físicos da modalidade de basquetebol; - Estabelecer espaços de convívio que permitam relações sociais sadias, de modo que caracterize melhores condições de saúde e qualidade aos participantes; - Dar oportunidade de prática esportiva para jovens oriundos de famílias de menor poder aquisitivo.
Metodologia
Após ampla divulgação em redes sociais, em instituições de ensino públicas e privadas, academias, e em outros espaços públicos da cidade, as atividades ocorrerão às segundas e quartas-feiras no horário de 19h30 às 21h30, na quadra poliesportiva do Instituto Federal do Ceará, Campus Tianguá. As atividades serão mescladas entre ações para aprendizagem motora geral e exercícios específicos para cada fundamento técnico do basquetebol, além de jogos para desenvolver a parte tática que serve para estimular a execução dos fundamentos apresentados em cada atividade. As inscrições serão realizadas presencialmente no Campus do IFCE Tianguá, mediante preenchimento de formulário, nos dias e horário citados para ocorrer as atividades. As inscrições de novos participantes findarão até o primeiro mês desde o início do projeto, em 14 de março de 2022. Os equipamentos para a aprendizagem no projeto são bolas, coletes e cones, todos fornecidos pelo Campus. Primeiramente, o projeto visa atender ambas as modalidades do esporte, masculina e feminina, de forma concomitante, visando sempre ampliar a procura de novos adeptos ao basquetebol e incentivando a prática do esporte de alto rendimento. O projeto será avaliado a cada dois meses utilizando-se a ferramenta de um questionário distribuído entre os participantes e pela assiduidade dos participantes. Como produto gerado por este projeto é desenvolvido concomitante ao andamento das atividades presenciais, uma página no Instagram https://instagram.com/basquete_ibiapaba?utm_medium=copy_link , com o perfil de @basquete_ibiapaba, onde nela são produzidos diversos conteúdos de mídias, como: a) dicas sobre técnicas e jogadas; b) dicas para iniciantes; c) divulgação de campeonatos locais na região; d) notícias sobre o basquete na região e campeonatos nacionais e internacionais; e) divulgação de eventos relacionados ao projeto.