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Campus:
CAMPUS AVANÇADO DE JAGUARUANA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Leitura: processo de construção de sentido
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
01/09/2023
Previsão de Fim:
11/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaruana
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Formas de Divulgação:
Rádio
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Midia da Silva Borges Gomes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Midia da Silva Borges Gomes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/09/2023 11/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto visa apresentar propostas didáticas que trabalharem a leitura como um processo interativo de construção de sentido, enfatizando a importância dessa perspectiva na seleção dos textos, atividades de interpretação e produções textuais.
Justificativa
A leitura sempre deve objetivar a compreensão, isto é, a construção do significado daquilo que está escrito. Contudo, muitas vezes esse objetivo não é atingido. Prova disso, são os resultados obtidos pelo Brasil em provas de avaliação do ensino, sejam elas nacionais ou internacionais, nas quais as notas relacionadas à compreensão leitora apresentam índices insatisfatórios. Por isso, faz-se necessário aos professores buscarem estratégias que favoreçam a leitura, no tocante a tornar os alunos capazes não só de decodificar o texto, mas também de compreendê-los. Isso é ainda mais premente entre o alunado da rede pública, entre os quais os índices dessas avaliações são ainda mais preocupantes. Esse trabalho deve ser realizado desde as séries iniciais, quando o aluno está em fase de aquisição da escrita, de forma a torná-lo efetivamente um leitor, ou seja, um construtor de sentido.
Público Alvo
Professores das séries iniciais do ensino básico da rede pública do município de Jaguaruana.
Objetivo Geral
Apresentar propostas para uma abordagem que favoreça a construção do sentido no processo de leitura.
Objetivo Específico
Suscitar a reflexão sobre a abordagem do texto na sala de aula. Divulgar estratégias didáticas para o desenvolvimento da compreensão leitora.
Metodologia
O projeto será realizado por meio de um ciclo de palestras e oficinas, que totalizará 20h, e contemplará cinco encontros, nos quais serão apresentados diferentes materiais didáticos e estratégias para uma abordagem interacional da leitura com foco na construção de sentido. Além disso, pretende-se fomentar a reflexão acerca da escolha dos textos trabalhados em sala de aula e a importância de se elaborar questões que colaborem para o desenvolvimento da capacidade de interpretação e inferência textuais. O projeto tem uma abordagem interativa e prática, na qual a avaliação ocorrerá mediante frequência e atividades realizadas durante os encontros. Devido o público se tratar de professores - que muitas vezes possuem mais de um vínculo, atuando nos turnos matutino e vespertino, o que poderia inviabilizar a participação -será solicitado que a Secretaria Municipal de Educação selecione os professores que irão participar. Essa medida visa que os docentes selecionados possam incluir a participação no projeto dentro de sua carga horária semanal. Com o intuito de oferecer uma abordagem prática e estimular a aprendizagem, a cada encontro a sala terá uma decoração que estimule e instigue o interesse pelo texto. Essa ação visa utilizar o lúdico e as experiências sensoriais a favor da leitura, mostrando como o ambiente pode ser um elemento auxiliador no processo da formação leitora. Cabe destacar ainda que os materiais didáticos utilizados no projeto são confeccionados com elementos de fácil aquisição, muitos deles já disponíveis nas escolas (cartolinas, caixas, tnt, e.v.a, entre outros). A decoração do espaço utilizará também elementos como tapetes, cortinas, almofadas, varal, pegadores de roupa. Isso visa favorecer a aplicação das estratégias pelos docentes na rede pública. A abordagem programática do projeto será: 1º Encontro: Apresentação do conceito interacional de texto, o papel do professor enquanto mediador, a relevância da escolha do texto, metodologia de apresentação do texto e elaboração de questões a partir do texto. 2º Encontro: Estratégias de leitura e o papel da intertextualidade na construção do sentido. 3º Encontro: O caráter interacional do texto e o texto como ferramenta norteadora da produção textual. 4º Encontro: Os aspectos lúdicos, sensoriais, imagéticos e funcionais do texto. 5º Encontro: Apresentação dos grupos (formados pelos participantes). Exposição de um texto utilizando os recursos e metodologias trabalhados no projeto.